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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola para todos/as? Um (re) pensar sobre a formação de professores que atuam como intermediadores das diversidades
Título(s) alternativo(s): School for all? A thinking about the training of teachers who act as intermediaries of diversities
Autor(es): Sandes, Luana Andrade
Orientador(a): Silva, Joyce Alves da
Primeiro membro da banca: Silva Junior, Jonas Alves da
Segundo membro da banca: Arruda, Juliana
Terceiro membro da banca: Hilario, Rosangela Aparecida
Palavras-chave: Gênero e Sexualidade;Currículo;Formação de Professores;Gender and Sexuality;Curriculum;Teacher Training
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: SANDES, Luana Andrade. Escola para todos/as? Um (re) pensar sobre a formação de professores que atuam como intermediadores das diversidades. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumo: Este projeto nasce a partir de inquietações de pensar em como a Escola está ou não preparada para promover um ambiente de interação e promoção de diálogos, no que se refere às relações de gênero e sexualidade. Com isso, buscando entender se esses sistemas escolares contribuem ou não para que se realize a manutenção das discriminações e preconceitos estruturais de uma sociedade conservadora que influi diretamente nas violências sofridas por aqueles que são invisibilizados por não se encaixarem no padrão hegemônico “aceito” socialmente. As estratégias metodológicas desta pesquisa possuem um caráter exploratório, propondo que a investigação explore o campo de estudo a partir das narrativas desses docentes que atuam no cotidiano de salas de aula, realizando uma análise dessas experiências e uma discussão teórica sobre o papel da escola nas questões geradas sobre a diversidade. Portanto, esta pesquisa traz uma reflexão para que haja um (re) pensar sobre a formação dos professores que atuam como intermediadores das diversidades, e também do currículo escolar dessas Instituições, a partir do estudo de leis, diretrizes e marcos legais que regem os currículos da Educação brasileira e as instituições de educação, que precisam prever e se preparar para a construção de um espaço que contribua para a desconstrução de preconceitos estruturais.
Abstract: This project is born from the concerns about how the school is or not prepared to promote an environment of interaction and dialogue promotion concerning gender and sexuality relations. Thus, seeking to understand whether or not these school systems contribute to the maintenance of discrimination and structural prejudices of a conservative society that directly influences the violence suffered by those who are made invisible because they do not fit the socially “accepted” hegemonic pattern. The methodological strategies of this research have an exploratory character, proposing that the investigation explore the field of study from the narratives of these professors who work in the daily life of classrooms, carrying out an analysis of these experiences and a theoretical discussion about the role of the school in the issues generated on diversity. Therefore, this research brings a reflection so that there is a (re) thinking about the training of teachers who act as intermediaries of diversities, and also of the school curriculum of these Institutions, from the study of laws, guidelines, and legal frameworks that govern the curricula of Brazilian Education and education institutions, which need to anticipate and prepare for the construction of a space that contributes to the deconstruction of structural prejudices.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20133
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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