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Tipo do documento: Tese
Title: Dúvidas, incertezas e inquietações de professoras/es: tessituras a partir de um curso de formação continuada em gêneros e sexualidades na escola
Other Titles: Teachers' doubts, uncertainties and concerns: develop a continuing education course on gender and sexualities in school
Authors: Luz, Luiz Otavio Ferreira da
Orientador(a): Silva, Joyce Alves da
Primeiro membro da banca: Silva, Joyce Alves da
Segundo membro da banca: Fernandes, Mônica Pinheiro
Terceiro membro da banca: Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
Quarto membro da banca: Oliveira, Esmael Alves de
Quinto membro da banca: Baião, Jonê Carla
Keywords: Gênero;Sexualidades;Escola;Formação Continuada de Professores;Gender;Sexualities;School;Continuing Teacher Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: LUZ, Luiz Otavio Ferreira da. Dúvidas, incertezas e inquietações de professoras/es: tessituras a partir de um curso de formação continuada em gêneros e sexualidades na escola. 2023. 177 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: A diversidade e a sexualidade humana, principalmente relacionada ao espaço escolar de crianças e jovens, assim como a formação de professoras/es, é temática central desta tese. A pesquisa que se desenvolveu como um dos requisitos para o doutoramento em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tem por objetivo discorrer sobre as dúvidas, incertezas e inquietações enfrentadas por professoras/es sobre assuntos relacionados aos gêneros e às sexualidades na escola. Esperava-se compreender as práticas pedagógicas sobre as questões de gêneros e sexualidades e quais problemáticas impediam esse desenvolvimento. A escrita deu-se em meio ao caos de uma pandemia que ceifou a vida de milhares de pessoas, junto a um cenário político devastador, de um (des)governo absurdamente autoritário, que pregava o ódio, o preconceito racial, a LGBTQIA+fobia, que descaracterizava e desqualificava pessoas com deficiência e que em um panorama de crise, ainda divulgava Fake News. Neste período tão turbulento, a pesquisa necessitou se adaptar em virtude do afastamento social e assim foi desenvolvido em formato on-line, nascendo o “Curso de Extensão em Gênero e Sexualidade na Escola”. Tal curso, elaborado e coordenado por mim e pela orientadora desta tese, Joyce Alves, foi realizado com a contribuição das/os membras/os do Laboratório de Estudos em Gênero, Educação e Sexualidades (LEGESEX), e com a contribuição de professoras/es pesquisadoras/es convidadas/os para lecionar as aulas. Tivemos um montante de 254 cursistas, professoras/es da educação básica e outras/os alunas/os da UFRRJ. Para este estudo foram selecionadas/os 34 professoras/es da educação básica da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, congregadas/os na “turma Luiz Otavio”. Esta pesquisa versou sobre uma abordagem qualitativa que percorreu etnografia digital (SANTOS, 2005 e MISKOLCI, 2017), visto as necessidades do momento em que se desenvolveu e para a seleção das respostas das/os participantes usamos a “Análise de Conteúdo” (Bardin, 2011). Sob a perspectiva de indícios, pistas e sinais (GINZBURG, 1989) e não verdades absolutas, busco para a leitura das discussões a metodologia nos/dos/com os cotidianos apresentados por Alves (2002 e 2008) como instrumento facilitador de compreensões sobre o problema, uma vez que mergulhei nos espaçostempos da pesquisa, dedicando-me aos sujeitos, nas quais as ações dos cotidianos produzidospraticados foram observadas de forma atenta, respeitando as minhas subjetividades e a das/os cursistas. Compreendi que a partir de uma formação inicial insuficiente professoras/es constituem saberes experienciais Tardif (2011), através de situações que acontecem nos cotidianos da escola e os currículos passam a ser criados cotidianamente, no diálogo nos/dos/com os pares e no entrelaçamento entre as diversas redes de sujeitos e conhecimentos presentes nas escolas (OLIVEIRA, 2003). Assim, esta tese postula que deveria haver maior investimento em políticas públicas educacionais sobre as questões voltadas aos gêneros e às sexualidades nos espaços escolares, e a importância das formações continuadas que visem a constituição de práticas mais justas, sem desigualdades, preconceitos, intolerâncias e desrespeito aos diferentes modos de vida.
Abstract: The diversity and human sexuality, mainly related to the school space of children and young people, as well as teacher training, is the central theme of this thesis. The research that was developed as one of the requirements for the doctorate in Education, Contemporary Contexts and Popular Demands of the Institute of Education/Multidisciplinary Institute, Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), aims to discuss the doubts, uncertainties and concerns faced by teachers on matters related to gender and sexualities at school. It was expected to understand that the pedagogical practices on issues of genders and sexualities and which barriers prevented this development. The writing took place amidst the chaos of a pandemic that took the lives of thousands of people, together with a devastating political scenario, of anabsurdly authoritarian (mis)government, that preaches hatred, racial prejudice, LGBTQIA+phobia, misrepresentation and disqualification of people with disabilities and that, in a context of crisis, still make public Fake News. In this turbulent period, the research needed to be adapted, due to the social distancing it had to be developed in an online format, it was called: “Course of Extension in Gender and Sexuality at School”. This program, designed and coordinated by me and my advisor on this Thesis, Joyce Alves, was carried out with the contribution of members of the Genders Education and Sexualities Studies Laboratory (LEGESEX) along with professors/researchers invited to teach the classes. We had a total of 254 course participants, basic education teachers and other UFRRJ students. For this study, 34 teachers from the basic education in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro, gathered in the “Luiz Otavio’s class”. This research was based on a qualitative approach that went through digital ethnography (SANTOS, 2005 and MISKOLCI, 2017), given the needs of the moment in which it was developed and for the selection of responses from participants to “Content Analysis” (Bardin, 2011). From the perspective of evidence, clues and signs (GINZBURG, 1989) and not absolute truths, I seek the discussions and the methodology ours/from/with of the daily life presented by Alves (2002 and 2008) making it possible to understand the obstacles, since I immersed myself in the spacetimes of the research, dedicating myself to the subjects in which the actions of daily practice-production were I could watch closely,respecting my subjectivities and those of the course participants. I understuood that from insufficient initial training, teachers presented experience knowledge Tardif (2011), through situations that happen in the daily life of the school and the curricula start to be created daily, in the dialogue in/of/with peers and in the intertwining between the various networks of subjects and knowledge present in schools (OLIVEIRA, 2003). Thus, this thesis postulates that there should be greater investment in educational public policies on gender-related issues and sexualities in school spaces and the importance of continuing education that aim at establishing fairer practices, without inequalities, prejudices, intolerances and disrespect for different ways of life.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20137
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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