Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAvila, Rafaelli Barros-
dc.date.accessioned2025-02-18T19:18:40Z-
dc.date.available2025-02-18T19:18:40Z-
dc.date.issued2023-04-11-
dc.identifier.citationAVILA, Rafaelli Barros. Diálogos com Machado de Assis: uma proposta de leitura literária, retextualização e extrapolação textual. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20141-
dc.description.abstractIniciado com a intenção de ser uma pesquisa participante, este projeto acabou se adaptando às situações que se foram reconfigurando no período pandêmico e, seguindo a concessão estabelecida na Resolução nº 02/2022 do PROFLETRAS, apresenta-se sob a forma de proposição didática. A pesquisa reflete a profissão de professor aliada à dodiscência que é intrínseca a essa atuação profissional e sugere uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental a partir do texto “O Alienista” (1882), de Machado de Assis. O objetivo foi aliar os anseios de uma formação pela qual estudantes se tornem leitores e escritores socialmente proficientes ao de garantir-lhes acesso ao patrimônio cultural da humanidade, sem perder de vista a intenção de garantir à experiência um viés de ludicidade, condição necessária para a apresentação do cânone a esse segmento do ensino. A experiência de leitura literária conta com os estudos de Freire (1963; 1979; 1995; 1996; 1998), Cosson (2009; 2021) e Iser (2013), enquanto a proposta de retextualizar atua no momento pedagógico categorizado por Vygotsky (1991) como Zona de Desenvolvimento Proximal e se apoia nos estudos linguísticos de Dell’Isola (2007), Marcuchi (2008) e Travaglia (2002; 2018). A linha proposta para extrapolar o texto funda-se nas observações de Rosa (2021), Foucault (2008), Silveira (2010) e Teixeira (2010).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.titleDiálogos com Machado de Assis: uma proposta de leitura literária, retextualização e extrapolação textualpt_BR
dc.title.alternativeDialogues with Machado de Assis: a proposal for literary reading, retextualization and textual extrapolationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherAlthough being initiated to be done as participatory research, this project ended up being adapted to the context that was rearranged in the pandemic period. This way, following the concession established in PROFLETRAS Resolution No. 02/2022, it is presented as a didactic proposition. The research reflects the teaching profession allied to the teaching-discency, which is intrinsic to this professional activity, and it suggests an experience of literary reading in Elementary School based on the text “O Alienista” (1882), by Machado de Assis. The objective was to combine the wishes of formation by which students become socially proficient readers and writers for they had guaranteed access to the cultural heritage of humanity, while aiming to guarantee a bias of playfulness to the experience, a necessary condition for presenting the pattern works to this segment of school. The literary reading experience relies on studies by Freire (1963; 1979; 1995; 1996; 1998), Cosson (2009; 2021) and Iser (2013), while the proposal to retextualize acts in the pedagogical moment categorized by Vygotsky (1991) as a Zone of Proximal Development and is based on the linguistic studies of Dell'Isola (2007), Marcuchi (2008) and Travaglia (2002; 2018). The line proposed to extrapolate the text is based on the observations of Rosa (2021), Foucault (2008), Silveira (2010) and Teixeira (2010).en
dc.contributor.advisor1Pasche, Marcos Estevão Gomes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7935-3957pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462493361956902pt_BR
dc.contributor.referee1Pasche, Marcos Estevão Gomes-
dc.contributor.referee2Scheffel, Marcos Vinícius-
dc.contributor.referee3Oliveira, Luiza Alves de-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3880-8438pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8759713142618617pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Rafaelli Barros Avila.Pdf4.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.