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dc.contributor.authorRodrigues, Vanessa do Valle-
dc.date.accessioned2025-02-18T20:34:22Z-
dc.date.available2025-02-18T20:34:22Z-
dc.date.issued2024-06-26-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Vanessa do Valle. Vagas de emprego: a inferência em foco no gênero notícia. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20145-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objeto o ensino de estratégias metacognitivas com foco na inferência a partir do gênero notícia sobre a rubrica “Vagas de emprego”. Como resultado da investigação, propomos a elaboração de um caderno pedagógico com atividades que se voltem para esse ensino, por acreditarmos que, além de auxiliar na formação leitora, oferecendo modelos de estratégias de leitura possíveis, o estudo de textos nesse gênero possibilita, também, um uso reflexivo de aplicação social. Justifica-se esta pesquisa pelo fato de os alunos apresentarem grande dificuldade de compreenderem o que leem, resultado de vários fatores tanto internos quanto externos ao ambiente escolar. Essa dificuldade destaca-se, sobretudo, em um contexto de expansão dos meios de comunicação em que surgem e circulam novos textos, exigindo diversas e novas estratégias tanto cognitivas quanto metacognitivas para a compreensão leitora. A partir dessas reflexões, o que o professor pode fazer diante desses desafios? Como contribuir para a formação de leitores autônomos e críticos e, por conseguinte, capazes de exercerem de forma plena a sua cidadania? Para tanto, essa pesquisa se desenvolve a partir de um levantamento bibliográfico em que buscará responder a seguinte questão: quais as estratégias de ensino de leitura poderão desenvolver a capacidade inferencial a partir do gênero notícia sob a rubrica “Vagas de Emprego” em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental? Sugerimos como mediação pedagógica possível o uso de estratégias metacognitivas de leitura, uma vez que um texto exige do leitor tanto conhecimentos linguísticos quanto extralinguísticos armazenados em sua memória, abrangendo, dessa forma, os conhecimentos linguísticos, os enciclopédicos, o conhecimento da situação comunicativa, o dos gêneros e tipos textuais, além do conhecimento estilístico, bem como o conhecimento de outros textos que circulam na sociedade para a construção do sentido do texto. Na interação mediada pelo texto, leitor e autor devem compartilhar, pelo menos parcialmente, os mesmos conhecimentos (Koch; Elias, 2012). Como objetivo geral, propõe-se elaborar atividades utilizando as estratégias metacognitivas que podem desenvolver nos alunos do 9º ano a capacidade de inferir a partir do gênero citado. A possibilidade de ajudar os alunos a lerem com mais propriedade, ou seja, a ler com fluência e criticidade, contribui para a diminuição da evasão escolar, conforme apontam diversas pesquisas recentes e, por sua vez, no exercício pleno da cidadania. Fundamentamos, teoricamente, dentre outros, em Kato (1987, 1990), Solé (1998), Kleiman (2002, 2004); Leffa (1996, 1996a, 1999); Marcuschi (1996, 2008); Menegassi (1995, 1999); Koch; Elias (2012) e Palomanes (2018, 2021).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProcesso inferencialpt_BR
dc.subjectEstratégias metacognitivaspt_BR
dc.subjectGênero notíciapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectInferential processpt_BR
dc.subjectMetacognitive strategiespt_BR
dc.subjectNews genrept_BR
dc.titleVagas de emprego: a inferência em foco no gênero notíciapt_BR
dc.title.alternativeJob vacancies: inference focused on the news genreen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe purpose of this research is to teach metacognitive strategies with a focus on inference based on the news genre under the heading “Job vacancies”. As a result of the investigation, we propose the creation of a pedagogical notebook with activities that focus on this teaching, as we believe that, in addition to assisting in reader training, offering models of possible reading strategies, the study of texts in this genre also makes it possible to a reflexive use of social application. This research is justified by the fact that students have great difficulty understanding what they read, a result of several factors both internal and external to the school environment. This difficulty stands out, above all, in a context of expansion of the means of communication in which new texts emerge and circulate, requiring diverse and new strategies, both cognitive and metacognitive, for reading comprehension. Based on these reflections, what can the teacher do in the face of these challenges? How can we contribute to the formation of autonomous and critical readers and, therefore, capable of fully exercising their citizenship? To this end, this research is developed based on a bibliographical survey in which the following question will be sought: which reading teaching strategies can develop inferential capacity based on the news genre under the heading “Job Vacancies” in 9th grade classes year of Elementary School? We suggest as a possible pedagogical mediation the use of metacognitive reading strategies, since a text requires from the reader both linguistic and extralinguistic knowledge stored in their memory, thus covering linguistic knowledge, encyclopedic knowledge, knowledge of the communicative situation, the of genres and textual types, in addition to stylistic knowledge, as well as knowledge of other texts that circulate in society to construct the meaning of the text.In the interaction mediated by the text, reader and author must share, at least partially, the same knowledge (Koch; Elias, 2012). As a general objective, it is proposed to develop activities using metacognitive strategies that can develop in 9th grade students the ability to infer from the aforementioned genre. The possibility of helping students to read more properly, that is, to read fluently and critically, contributes to reducing school dropout rates, as shown by several recent researches and, in turn, to the full exercise of citizenship. We base it theoretically, among others, on Kato (1987, 1990), Solé (1998), Kleiman (2002, 2004); Leffa (1996, 1996a, 1999); Marcuschi (1996, 2008); Menegassi (1995, 1999); Koch; Elias (2012) and Palomanes (2018, 2021).en
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roza Maria Palomanes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roza Maria Palomanes-
dc.contributor.referee2Santos, Adriano Oliveira-
dc.contributor.referee3Costa, Alexandre dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020634957800305pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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