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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20149
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Inclusão do público-alvo da educação especial no ensino superior e a atuação institucional dos núcleos de acessibilidade das Universidades Federais do Estado do Rio de Janeiro: políticas, culturas e práticas |
Otros títulos: | Inclusion of the target public of special education in higher education and the institutional performance of the accessibility centers of the Federal Universities of the State of Rio De Janeiro: policies, cultures and practices |
Autor: | Nascimento, Marcelly de Souza |
Orientador(a): | Damasceno, Allan Rocha |
Primeiro membro da banca: | Damasceno, Allan Rocha |
Segundo membro da banca: | Lima, Míriam Morelli |
Terceiro membro da banca: | Moreira, Laura Ceretta |
Palabras clave: | Inclusão;Educação Superior;Núcleo de Acessibilidade;Estudantes com deficiência;Inclusion;College education;Accessibility Core;Students with disabilities |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 13-may-2022 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | NASCIMENTO, Marcelly de Souza. Inclusão do público-alvo da educação especial no ensino superior e a atuação institucional dos núcleos de acessibilidade das Universidades Federais do Estado do Rio de Janeiro: políticas, culturas e práticas.. 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022. |
Resumen: | Esta dissertação teve como objeto de investigação a inclusão do Público-Alvo da Educação Especial na Educação Superior por meio das políticas públicas de Educação Inclusiva e pela atuação institucional das universidades federais do Rio de Janeiro, as quais são: Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ; e Universidade Federal Fluminense/UFF. Desse modo problematizamos como as universidades federais organizaram suas ações institucionais para garantir o processo de inclusão às pessoas com deficiência. Para isto, caracterizamos a atuação político-pedagógica dos núcleos de acessibilidade como sistema de apoio aos estudantes com deficiência e a identificação das ações realizadas nestes espaços tendo como referência as culturas, políticas e práticas institucionais que têm por objetivo promover o acesso, a permanência e a conclusão. Em decorrência da atuação institucional dos núcleos de acessibilidade surgiram alguns questionamentos: Como vem se estruturando o acesso, a permanência e a conclusão dos estudantes com deficiência na Educação Superior? Quais impactos são observados na criação/reestruturação dos núcleos de acessibilidade? Que ações político-pedagógicas os núcleos oferecem para garantir o processo de inclusão? A fim de compreender estes questionamentos apresentamos as perspectivas dos estudantes com deficiência a fim de compreender quais são as observações in loco destes sujeitos sobre o processo de inclusão. A abordagem teórico-metodológica do estudo se fundamentou nas tessituras entre a tridimensionalidade das Culturas, Políticas e Práticas e a Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no pensamento de Theodor W. Adorno. Os resultados obtidos foram: das quatro universidades analisadas, todas possuem núcleo de acessibilidade ou instância competente (UFF; UFRJ; UFRRJ; e UNIRIO). No que se refere à política institucional de inclusão UFF, UFRRJ e UNIRIO têm uma política de inclusão consolidada, na UFRJ apesar de alguns documentos institucionais apontarem a existência de uma política, esta não foi disponibilizada até o período analisado, tendo as diretrizes de inclusão expostas em outros documentos institucionais como o PDI. Sobre ações político-pedagógicas foi possível identificar nas quatro universidades ações de estrutura física (adaptações, obras, etc.) e de estrutura humana (palestras, oficinas, acolhimento estudantil, etc.). Com relação à perspectiva dos estudantes foi possível identificar que nem sempre as ações expostas nos documentos institucionais se relacionam com as reais necessidades dos sujeitos Público-Alvo. |
Abstract: | This dissertation had as its object of investigation the inclusion of the Target Public of Special Education in Higher Education through. Public Policies for Inclusive Education and the institutional action of the Federal Universities of Rio de Janeiro, which are: Federal University of Rio de Janeiro/ UFRJ; Federal University of the State of Rio de Janeiro/UNIRIO; Federal Rural University of Rio de Janeiro/UFRRJ; and Fluminense Federal University/UFF. In this way, we problematize how the Federal Universities organized their institutional actions to guarantee the process of inclusion for people with disabilities. For this, we characterize the political-pedagogical performance of the Accessibility Centers as a support system for students with disabilities and the identification of actions carried out in these spaces having as reference the cultures, policies and institutional practices that aim to promote access, permanence and the conclusion. Because of the institutional action of the Accessibility Centers, some questions arose: how is the access, permanence and completion of students with disabilities in Higher Education being structured? In the creation/restructuring of Accessibility Centers, what impacts are observing? What political-pedagogical actions do the Centers offer to guarantee the inclusion process? For understand these questions, we present the perspectives of students with disabilities in order to understand we thinking in what are the observations of these subjects about the inclusion process. The theoretical-methodological approach of the study is basing on the textures between the three-dimensionality between cultures, policies and practices and the Critical Theory of Society. The results obtained were: of the four universities analyzed, all have an accessibility nucleus or competent instance (UFF; UFRJ; UFRRJ; and UNIRIO). Regarding the institutional inclusion policy UFF, UFRRJ and UNIRIO have a consolidated inclusion policy, at UFRJ, although some institutional documents point to the existence of a policy, it isn ́t available until the analyzed period, having the inclusion guidelines exposed in other institutional documents such as the PDI. Regarding political-pedagogical actions, it was possible to identify actions of physical structure (adaptations, works, etc.) and human structure (lectures, workshops, student reception.) in the four Universities. Regarding the students' perspective, it was possible to identify that the actions exposed in the institutional documents not always related to the real needs of the Target Audience subjects. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20149 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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