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Tipo do documento: Dissertação
Título: Identidades juvenis camponesas do assentamento Treze de Maio no estado do Espírito Santo: a educação em questão
Título(s) alternativo(s): Peasant youth identities of the Treze de Maio settlement in the state of Espírito Santo: education in question
Autor(es): Wolfgran, Lorrâna Miranda
Orientador(a): Paiva, Liz Denize Carvalho
Primeiro membro da banca: Paiva, Liz Denize Carvalho
Segundo membro da banca: Souza, Nadia Maria Pereira de
Terceiro membro da banca: Barbosa, Jane Rangel Alves
Palavras-chave: Juventude camponesa;Assentamento Treze de Maio;Curso Técnico em Agropecuária;Escola do Campo;MST;Peasant youth;Treze de Maio Settlement;Technical Course in Agriculture;Country School;LM
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 13-Dez-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: WOLFGRAN, Lorrâna Miranda. Identidades juvenis camponesas do assentamento Treze de Maio no Estado do Espírito Santo: a educação em questão. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória identitária dos jovens camponeses do Assentamento Treze de Maio, egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB), no Espírito Santo, em meio aos desafios da luta pela terra. Consideramos nessa ambiência, a cultura, os hábitos e o percurso escolar dos jovens assentados, assim como os aspectos históricos, sociais e políticos, envoltos nos processos educativos formais e não formais. Descrevemos também, os aspectos legais do movimento social, em particular o Movimento Sem Terra (MST), a sua organicidade, o processo de construção identitária, as ações de produção e subsistência, bem como os núcleos sociais instituídos no território. Os requisitos legais e estruturantes do referido curso foram analisados à luz de sua contribuição para a formação da juventude camponesa. A investigação, de natureza qualitativa, teve o aporte teórico oriundo de pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisa de campo. A proposição metodológica teve por base os referenciais da Análise de Conteúdo para a categorização e interpretação dos resultados, considerando os contextos em questão. As entrevistas semiestruturadas foram direcionadas ao conjunto de jovens egressos do CEIR-AB residentes no Assentamento, a fim de verificar as suas inserções na comunidade, por meio das relações sociais e culturais, em conexão com a terra e com os recursos naturais, de modo dinâmico e crítico na realidade estabelecida. Os resultados revelaram que a formação técnica deve ser integrada a uma reflexão sobre as realidades sociais, contribuindo para a emancipação dos jovens camponeses e para a construção de um futuro mais justo e igualitário. A pesquisa destacou ainda, a importância de práticas educativas que respeitem e promovam a diversidade cultural e dos movimentos sociais, essenciais para o fortalecimento das identidades e para a luta pela terra.
Abstract: The present work aims to analyze the identity trajectory of young peasants from the Treze de Maio Settlement, graduates of the Technical Course in Agriculture at the Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca (CEIER-AB), in Espírito Santo, amid the challenges of the struggle for land. In this context, we consider the culture, habits and educational path of the young settlers, as well as the historical, social and political aspects involved in formal and non-formal educational processes. We also describe the legal aspects of the social movement, in particular the Landless Movement (LM), its organization, the process of identity construction, production and subsistence actions, as well as the social nuclei established in the territory. The legal and structural requirements of the mentioned course were analyzed in light of their contribution to the formation of rural youth. The investigation, of a qualitative nature, had theoretical support from bibliographical and documentary research, in addition to field research. The methodological proposition was based on Content Analysis references for the categorization and interpretation of results, considering the contexts in question. The semi-structured interviews were directed at the group of young CEIR-AB graduates residing in the Settlement, in order to verify their insertion in the community, through social and cultural relations, in connection with the land and natural resources, in a dynamic and critical way in the established reality. The results revealed that technical formation must be integrated with a reflection on social realities, contributing to the emancipation of young peasants and the construction of a more just and egalitarian future. The research also highlighted the importance of educational practices that respect and promote cultural diversity and social movements, essential for the strengthening of identities and for the struggle for land.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20152
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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