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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20154
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O Letramento Racial como estratégia de proteção em casas de acolhimento da Baixada Fluminense |
Otros títulos: | Racial Literacy as a protection strategy in shelters in Baixada Fluminense |
Autor: | Pereira, Luana Luiza Galoni |
Orientador(a): | Ericeira, Ronald Clay dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Ericeira, Ronald Clay dos Santos |
Segundo membro da banca: | Costa, Maria Conceição |
Terceiro membro da banca: | Leno, Michelle Villaça |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Diana Ramos de |
Palabras clave: | Letramento Racial;Acolhimento Institucional;Adolescentes;Racial Literacy;Institutional Care;Adolescents |
Área(s) do CNPq: | Psicologia Psicologia |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 3-dic-2024 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citación: | PEREIRA, Luana Luiza Galoni. O Letramento Racial como estratégia de proteção em casas de acolhimento da Baixada Fluminense. 2024. 164 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Resumen: | O contexto do acolhimento institucional no Brasil tem um berço histórico de desigualdade social e racial. O perfil das famílias, das crianças e dos adolescentes que chegam às instituições e, por vezes, permanecem por mais de dois anos nestas, é atravessado pela vulnerabilidade socioeconômica e pelo racismo institucional. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi investigar os atravessamentos raciais nas instituições de acolhimento de adolescentes, com foco nas práticas de letramento racial, propondo estratégias de intervenção para o aprimoramento do trabalho no acolhimento. A pesquisa foi realizada em casas de acolhimento na Baixada Fluminense, com o intuito de captar a percepção de profissionais e adolescentes sobre o tema. Além disso, foi aplicada uma oficina de letramento racial para os trabalhadores do acolhimento institucional, visando à transformação e aprimoramento das suas práticas. Metodologicamente, foi utilizada uma triangulação de dados com multimétodos: Revisão Integrativa da Literatura (RIL), Grupo Focal, Entrevistas Semiestruturadas e a Oficina. Para análise e interpretação dos dados, foram empregados os métodos de Análise de Conteúdo e Núcleos de Significação. Os resultados indicaram a ausência de letramento racial nas instituições e a falta de capacitação dos profissionais em temas raciais. Observou-se também uma grande divergência entre os profissionais sobre o que deve ou não ser abordado nas casas de acolhimento em relação a essa temática. Entre os adolescentes, a ausência de letramento racial parece dificultar os processos de autodefinição, autoavaliação e construção da identidade racial. No entanto, os resultados da oficina foram positivos, evidenciando a necessidade urgente de racializar o espaço de acolhimento, tornando-o verdadeiramente protetivo para esse público. Constatou-se também a importância de mais investimentos em pesquisas e projetos que contribuam para a reformulação das práticas no acolhimento institucional por meio do letramento racial. |
Abstract: | The context of institutional care in Brazil has historical roots in social and racial inequality. The profiles of families, children, and adolescents who enter these institutions, and often remain for more than two years, are marked by socioeconomic vulnerability and institutional racism. Given this context, the aim of this research was to investigate the racial intersections within adolescent care institutions, focusing on racial literacy practices and proposing intervention strategies to improve care practices. The study was conducted in care homes in the Baixada Fluminense region, with the goal of capturing the perceptions of professionals and adolescents on the topic. Additionally, a racial literacy workshop was held for institutional care workers, aiming to transform and enhance their practices. Methodologically, data triangulation was employed using multiple methods: Integrative Literature Review (ILR), Focus Groups, Semi-Structured Interviews, and the Workshop. For data analysis and interpretation, Content Analysis and Core Signification methods were applied. The results indicated a lack of racial literacy within the institutions and insufficient training of professionals on racial issues. A significant divergence was also observed among professionals regarding what should or should not be addressed in care homes concerning this topic. Among adolescents, the absence of racial literacy appeared to hinder the processes of self-definition, self-assessment, and racial identity development. However, the results of the workshop were positive, highlighting the urgent need to racialize the care environment, making it truly protective for this group. The findings also underscored the importance of increased investment in research and projects that can contribute to the reformulation of institutional care practices through racial literacy. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20154 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Psicologia |
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