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Tipo do documento: Tese
Title: A institucionalização de um serviço de psicologia em um hospital federal mediante a sistematização da interconsulta psicológica
Other Titles: The institutionalization of a psychology service in a federal hospital through the systematization of psychological consultation-liaison
Authors: Silva, Luciana Pereira da
Orientador(a): Borges, Lilian Maria
Primeiro coorientador: Oliveira, Valéria Marques de
Primeiro membro da banca: Borges, Lilian Maria
Segundo membro da banca: Peixoto, Ana Claudia de Azevedo
Terceiro membro da banca: Santos, Jaqueline Rocha Borges dos
Quarto membro da banca: Hildebrandt, Fernanda Martins Pereira
Quinto membro da banca: Turra, Virginia Nunes
Keywords: Psicologia da Saúde;Psicologia Hospitalar;Interconsulta Psicológica;Protocolos em Saúde;Health Psychology;Hospital Psychology;Psychological Consultation-Liaison;Health Protocols
Área(s) do CNPq: Saúde Coletiva
Saúde Coletiva
Idioma: por
Issue Date: 4-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: SILVA, Luciana Pereira da. A institucionalização de um serviço de psicologia em um hospital federal mediante a sistematização da interconsulta psicológica. 2024. 197 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: A atuação dos profissionais da Psicologia em âmbito hospitalar é marcada pelas características desta instituição e por suas dinâmicas de funcionamento. No presente trabalho, a organização do Serviço de Psicologia Hospitalar através do Modelo Assistencial da Interconsulta Psicológica constituiu o foco central de investigação. Problematizou-se, como ponto de partida, se a Interconsulta Psicológica pode constituir uma ferramenta estratégica e viável para efetivação do trabalho de psicólogos em equipes multiprofissionais na rotina hospitalar. A pesquisa, que se configurou como quanti-qualitativa, objetivou descrever o processo de sistematização e avaliar resultados do protocolo da Interconsulta Psicológica em funcionamento em um hospital público federal localizado no município do Rio de Janeiro, analisando os efeitos de sua implantação sobre ações assistenciais e relações interprofissionais. Tendo em vista os objetivos propostos, a investigação foi desenvolvida desdobrando-se em três estudos, cujos resultados foram descritos e analisados em três manuscritos. O artigo 1, apresentou a construção do Serviço de Psicologia no referido hospital, referência em Especialidades Cirúrgicas, relatando sua história e estruturação com base em documentos que compuseram o processo de implementação do serviço. O método utilizado foi a Análise Narrativa Dialógica Emancipatória. No artigo 2, buscou-se descrever e sistematizar as ações de Interconsulta realizadas no âmbito do Serviço de Psicologia, entre os anos 2017 e 2021, junto aos demais setores do hospital, incluindo sua estrutura organizacional, dinâmica de funcionamento e resultados proeminentes. Para tanto, foi utilizada a análise documental e os dados gerados foram submetidos a análise estatística descritiva simples. Foram apresentadas 833 solicitações de Interconsulta Psicológica provenientes das equipes clínicas e cirúrgicas do hospital. As clínicas que mais solicitaram o procedimento de avaliação foram a Clínica Médica, seguida do Serviço Social e da Cirurgia Geral. Os principais motivos de solicitação foram: Apoio à Hospitalização, Avaliação Psicológica para pacientes e Cuidados Paliativos. No artigo 3, os efeitos da implantação da prática sistemática da Interconsulta sobre as relações interprofissionais foram avaliados a partir da perspectiva de 20 profissionais de diferentes especialidades, dentre staffs, residentes, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, atuantes e ex-atuantes no hospital, que responderam a um questionário eletrônico autoadministrado. Além disso, buscou-se conhecer suas impressões sobre a Interconsulta Psicológica com base em suas próprias experiências, investigando os sentidos atribuídos aos fenômenos vivenciados. A Interconsulta foi considerada necessária por todos os participantes e capaz de auxiliar na construção de competências e habilidades profissionais. Os respondentes declararam que esta estratégia é capaz de integrar as equipes interprofissionais, facilitando a comunicação interpessoal, ampliando a compreensão sobre o paciente e mediando conflitos. Os três estudos realizados corroboram com a tese de que a Interconsulta Psicológica é um Modelo Assistencial capaz de constituir uma ferramenta estratégica e viável para efetivação do trabalho de psicólogos em equipes interprofissionais na rotina hospitalar através de sua sistematização, auxiliando na institucionalização de Serviços de Psicologia em hospitais gerais e cirúrgicos.
Abstract: The performance of Psychology professionals at the hospital setting is marked by the institution’ characteristics and its operational dynamics. In the present work, the organisation of the Hospital Psychology Service through the Assistance Model of the Psychological Consultation-Liaison has constituted the principal aim of this investigation. As a starting point, it was questioned if the Consultation-Liaison can constitute a strategic and viable tool to the effectiveness of the psychological work within multiprofessional teams at the hospital routine. The research, which was configurated as quantitative and qualitative aimed to describe the systematisation process and evaluate the protocol results of the Psychological Consultation-Liaison operating on a public federal hospital located at the city of Rio de Janeiro, analysing the effects of its implantation on assistance action and interprofessional relationships. Considering the proposed goals, the investigation was developed unfolding itself in three studies, in which the results have been described and analysed, thus producing three manuscripts. The first one, presented the building process of the Psychological Service at the previously mentioned hospital, which is a reference in Surgical Specialities, reporting its history and structuring based on documents that have composed the process of the service’s implementation. The employed method was the Dialogical Emancipatory Narrative Analysis. On the second article, it was sought to describe and systematise the Consultation-Liaison actions made on the Psychological Service setting, throughout the years of 2017 and 2021, alongside the others hospital sectors, which included its organisation structure, functioning dynamic and outstanding results. To do so, the documental analysis was applied, and the generated data were submitted to the simple descriptive statistical analysis. It was presented 833 Psychological Consultation-Liaison solicitations coming from clinical and surgical teams of the hospital. The clinics that solicitated the assessment procedures the most were the Medical Clinic, followed by Social Service and General Surgery. The main reasons for its requirements were: Support within hospitalisation, Psychological Evaluation for the patient and Palliative Care. On the third article, the deployment effects regarding the systematic practice of the Consultation-Liaison about the interprofessional relationships assessed from the perspective of 20 professionals from different specialities, such as staffs, residents, nurses, nutritionists, social workers, nursing technicians, workers, and former workers of the hospital, that answered an electronic, self-administered questionnaire. Furthermore, it was sought to understand their impressions about the Psychological Consultation-Liaison based on their own experiences, investigating the meanings attributed to the experimented phenomena. All the participants considered the Consultation-Liaison necessary and able to help with the development of professional competences and skills. The respondents declared that this strategy can integrate interprofessional teams, facilitate the interpersonal communication, broaden the understanding regarding the patients and mediate conflicts. These three studies corroborated with the thesis that the Psychological Consultation-Liaison as an Assistance Model can build a strategic and viable tool for effective psychological work within interprofessional teams on the hospital routine through its systematisation, assisting on the institutionalisation of the Psychology Service in general and surgical hospital.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20157
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia

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