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dc.contributor.authorTeixeira, Adriana Maria-
dc.date.accessioned2025-02-20T19:24:10Z-
dc.date.available2025-02-20T19:24:10Z-
dc.date.issued2024-07-02-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Adriana Maria. Interação verbal interescolar: o papel do locutor do ensino fundamental com interlocutores distintos. 2024. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20167-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa a contribuir para o desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas, relacionadas à locução e interlocução de alunos do Ensino Fundamental (EF). Para tanto, foram idealizadas, com base no circuito interno e externo do jogo comunicativo nos moldes de Charaudeau (2004, 2008), estratégias didáticas direcionadas a estudantes do nono ano do EF de modo a se relacionarem com interlocutores distintos: alunos do terceiro ano do Ensino Médio (EM), professores e coordenadores de um colégio estadual. O objetivo principal, portanto, é preparar ações específicas para os alunos do nono ano do EF que permitam sua interlocução com os participantes de um colégio de EM. A fim oferecer aos locutores conhecimentos para a interlocução, foram estabelecidos 5 objetivos específicos: 1) criar atividades de leitura de O Alienista, de Machado de Assis, na versão tradicional e em História em Quadrinhos, e de comparação entre essas duas versões; 2) desenvolver estratégias específicas de interlocução para os participantes do EM de modo a relacioná-las às ações pensadas para o objetivo principal; 3) articular estratégias linguístico-discursivas, com base em diferentes gêneros discursivos, de modo a levar os alunos do EF a interagirem com os participantes do EM; 4) selecionar meios presenciais e virtuais compatíveis com esta proposta para facilitar a interlocução entre os alunos do EF e os participantes do EM; e 5) criar os contextos para os alunos do EF atuarem nos circuitos internos e externos do jogo comunicativo. Em função desses objetivos, além de Charaudeau (2004, 2008), esta pesquisa toma por base Bakhtin (2011) e Koch (2018, 2021). Pauta-se, ainda, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como metodologia para a organização das referidas ações, as etapas nas quais estão inseridas, nomeadas de Circuito didático, seguem os princípios da Aprendizagem Colaborativa (Behrens, 2004).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectInteração verbal interescolarpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectCircuito didáticopt_BR
dc.subjectInterschool verbal interactionpt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectDidactic circuitpt_BR
dc.titleInteração verbal interescolar: o papel do locutor do ensino fundamental com interlocutores distintospt_BR
dc.title.alternativeInterschool verbal interaction: the role of the elementary school speaker with different interlocutorsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research aims to contribute to the development of linguistic-discursive skills, related to speech and interlocution, of Elementary School (EF) students. To this end, based on the internal and external circuit of the communicative game along the lines of Charaudeau (2004, 2008), didactic strategies aimed at ninth-year PE students were devised in order to relate to different interlocutors: third-year PE students High School (EM), teachers and coordinators of a state school. The main objective, therefore, is to prepare specific actions for ninth-year PE students that allow them to interact with participants at an EM school. In order to offer speakers knowledge for interlocution, 5 specific objectives were established: 1) create reading activities for The Alienist, by Machado de Assis, in the traditional version and in Comics, and comparison between these two versions; 2) develop specific dialogue strategies for EM participants in order to relate them to the actions designed for the main objective; 3) articulate linguistic-discursive strategies, based on different discursive genres, in order to encourage PE students to interact with EM participants; 4) select face-to-face and virtual means compatible with this proposal to facilitate dialogue between PE students and EM participants; and 5) create contexts for PE students to act in the internal and external circuits of the communicative game. Due to these objectives, in addition to Charaudeau (2004, 2008), this research is based on Bakhtin (2011) and Koch (2018, 2021). It is also based on the National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC). As a methodology for organizing these actions, the stages in which they are inserted, called Didactic Circuit, follow the principles of Collaborative Learning (Behrens, 2004).en
dc.contributor.advisor1Santos, Angela Marina Bravin dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2154959414977382pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Angela Marina Bravin dos-
dc.contributor.referee2Paixão, Fábio Sanches-
dc.contributor.referee3Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6361863071984446pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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