Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20172
Tipo do documento: Dissertação
Title: Plantas medicinais: conhecimento e utilização por estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde
Other Titles: Medicinal plants: knowledge and use by students of the degree course in biological sciences at the Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde
Authors: Oliveira, Aline Carolyne Rodrigues de
Orientador(a): Porte, Luciana Helena Maia
Primeiro membro da banca: Porte, Luciana Helena Maia
Segundo membro da banca: Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
Terceiro membro da banca: Gorgônio, Cristiane Mesquita da Silva
Keywords: Plantas medicinais;Conhecimento;Estudantes;Biologia;Medicinal plants;Knowledge;StudentS;Biology
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 19-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, Aline Carolyne Rodrigues de. Plantas medicinais: conhecimento e utilização por estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde. 2024. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: A utilização das plantas medicinais para o cuidado com a saúde é uma herança dos nossos antepassados e se constitui como uma importante prática popular e um rico patrimônio cultural imaterial brasileiro. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento de plantas medicinais e sua utilização regional por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – campus Rio Verde. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com natureza exploratória e descritiva, com coleta de dados realizada por meio de aplicação de questionário, contendo perguntas abertas e fechadas. Foram sujeitos da pesquisa 33 estudantes do curso de licenciatura em biologia. Verificou-se que a maioria dos estudantes é de Rio Verde, proveniente da rede pública de ensino (88%), jovens com 18 - 22 anos (52%), mulheres (70%), negros (57%), solteiros (76%), sem filhos (79%), trabalhadores (52%) e com renda familiar entre R$1.212,01 até R$ 2.424,00 (45%). Os estudantes demonstraram uma riqueza de saberes, mencionando o conhecimento de 35 plantas medicinais e a utilização de 30 delas, sendo as mais conhecidas e utilizadas: boldo, babosa, erva cidreira e capim cidreira. Esse conhecimento é geracional, sendo oriundo predominantemente dos pais e avós e não do meio acadêmico. Os estudantes desconhecem os efeitos adversos e colaterais da maioria das plantas. As plantas utilizadas são provenientes do quintal/casa e da vizinhança e são preparadas predominantemente como chá. A principal motivação dos estudantes para utilização das plantas medicinais é a sua eficácia. Os aspectos sociais, culturais e econômicos relacionados às plantas medicinais foram pouco mencionados pelos participantes, revelando a menor importância dada a essas dimensões em comparação com a dimensão biológica. Ressalta-se, ainda, que a dimensão mística/espiritual/religiosa das plantas medicinais não apareceu no presente estudo. Na concepção dos estudantes é importante que um professor de biologia tenha conhecimento sobre plantas medicinais para difundir esse conhecimento. Todos os estudantes consideram importante ensinar sobre plantas medicinais para crianças e adolescentes para divulgar o conhecimento popular sobre as mesmas e para garantir a segurança na sua utilização. Conclui-se que os participantes possuem um vasto e rico saber tradicional sobre a dimensão biológica das plantas medicinais e que a sua valorização no curso de licenciatura em ciências biológicas pode contribuir para o desenvolvimento de uma prática educativa contextualizada, permitindo que esses futuros professores de biologia e/ou ciências naturais atuem como difusores desses saberes, considerando principalmente o conhecimento prévio de seus alunos e garantindo o resgate e a valorização desse saber tradicional brasileiro.
Abstract: The use of medicinal plants for health care is a legacy of our ancestors and constitutes an important popular practice and a rich intangible Brazilian cultural heritage. The aim of this research was to verify the knowledge of medicinal plants and their regional use by students on the Biological Sciences degree course at the Instituto Federal Goiano – campus Rio Verde. The research took a qualitative, exploratory and descriptive approach and data was collected using a questionnaire containing open and closed questions. The research subjects were 33 students on the biology degree course. It was found that the majority of the students were from Rio Verde, from the public school system (88%), young people aged 18 - 22 (52%), women (70%), black (57%), single (76%), without children (79%), workers (52%) and with a family income of between R$1,212.01 and R$2,424.00 (45%). The students demonstrated a wealth of knowledge, mentioning their knowledge of 35 medicinal plants and the use of 30 of them, the best known and most used being: boldo, babosa, erva cidreira and capim cidreira. This knowledge is generational, coming predominantly from parents and grandparents and not from academia. The students are unaware of the adverse and side effects of most of the plants. The plants used come from the backyard/home and the neighborhood, and are prepared predominantly as tea. The students' main motivation for using medicinal plants is their efficacy. The social, cultural and economic aspects related to medicinal plants were barely mentioned by the students, revealing the lesser importance given to these dimensions compared to the biological dimension. It should also be noted that the mystical/spiritual/religious dimension of medicinal plants did not appear in this study. In the students' view, it is important for a biology teacher to have knowledge about medicinal plants in order to spread this knowledge. All the students consider it important to teach children and adolescents about medicinal plants, in order to disseminate popular knowledge about them and to ensure that they are safe to use. It can be concluded that the students have a vast and rich traditional knowledge about the biological dimension of medicinal plants and that valuing this knowledge in the undergraduate degree course in biological sciences can contribute to the development of a contextualized educational practice, allowing these future biology and/or natural sciences teachers to act as disseminators of this knowledge, taking into account the prior knowledge of their students and ensuring that this traditional Brazilian knowledge is rescued and valued.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20172
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Aline Carolyne Rodrigues de Oliveira.Pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.