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dc.contributor.authorAleixo, Ana Claudia da Silveira-
dc.date.accessioned2025-02-24T16:59:53Z-
dc.date.available2025-02-24T16:59:53Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationALEIXO, Ana Claudia da S. Cotas raciais, território e democratização do acesso ao Ensino Superior: desdobramentos da Lei nº 12.711/2012 na UFRRJ - Campi Seropédica e Nova Iguaçu. 2024. 316 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, UFRRJ, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20190-
dc.description.abstractO presente trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da UFRRJ, se situa no cenário das políticas públicas de ação afirmativa no ensino superior, especificamente a política de cota racial expressa na Lei nº 12.711/2012. Considerando as desigualdades no acesso à educação superior, visando desestruturar as desigualdades sociais e raciais acumuladas ao longo dos séculos, começou-se a implementar o sistema de cotas sociais e raciais nas instituições de ensino superior. Mesmo variando de uma unidade para a outra, as universidades públicas brasileiras adotaram essa política pública visando suas demandas regionais, bem como possíveis investimentos de melhorias e implementação. A partir deste cenário, considerando a pauta da democratização do acesso à educação superior, bem como a autonomia universitária no processo de adoção e implementação do sistema de cotas a partir de resoluções próprias, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) adotou a Lei de Cotas em novembro de 2012. A presente pesquisa buscou contextualizar o debate de políticas públicas de ações afirmativas; analisar a trajetória das políticas de cotas no Brasil e o debate acerca da Lei de Cotas; refletir sobre a importância do reconhecimento da atuação do Movimento Negro no processo de luta por políticas públicas de ações afirmativas; historicizar a Política de Cotas na UFRRJ a partir da Lei de Cotas e realizar um mapeamento comparativo da concentração e origem territorial dos alunos antes e após a implementação da Lei nº 12.711/2012 no da UFRRJ. Neste contexto, a pesquisa buscou realizar uma análise espacial dos desdobramentos da Lei nº12711/2012 na UFRRJ, no período compreendido entre janeiro de 2003 a dezembro de 2022, nos campi Seropédica e Nova Iguaçu, visando responder se um dos efeitos da Lei de Cotas foi a maior inserção da população local na Instituição. O resultado dos dados analisados nesta investigação apontou que a Lei de Cotas ajudou esta IFES a se integrar no território na qual ela faz parte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLei nº12.711/2012pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectCotas no Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectDemocratização do Acesso ao Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectLaw nº12.711/2012pt_BR
dc.subjectFederal Rural University of Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectQuotas in higher educationpt_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectDemocratization of Access to Higher Educationpt_BR
dc.titleCotas raciais, território e democratização do acesso ao Ensino Superior: desdobramentos da Lei nº 12.711/2012 na UFRRJ - Campi Seropédica e Nova Iguaçupt_BR
dc.title.alternativeRacial quotas, territory and democratization of access to Higher Education: consequences of Law No. 12,711/2012 at UFRRJ - Seropédica and Nova Iguaçu Campusesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study, conducted within the Graduate Program in Territorial Development and Public Policies at UFRRJ, examines affirmative action policies in higher education, specifically the racial quota policy established by Law No. 12,711/2012. Given the disparities in access to higher education and the aim to dismantle long-standing social and racial inequalities, the implementation of social and racial quota systems in higher education institutions began. Although the specifics vary across institutions, Brazilian public universities have adopted this public policy to address regional demands and potential areas for improvement and implementation. In this context, considering the agenda of democratizing access to higher education and the autonomy of universities in adopting and implementing quota systems through their resolutions, the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) adopted the Quota Law in November 2012. This research aims to contextualize the debate on affirmative action public policies; analyze the trajectory of quota policies in Brazil and the discussions surrounding the Quota Law; reflect on the importance of recognizing the role of the Black Movement in advocating for affirmative action public policies; historicize the Quota Policy at UFRRJ following the Quota Law; and conduct a comparative mapping of the concentration and territorial origin of students before and after the implementation of Law No. 12,711/2012 at UFRRJ. Within this framework, the research sought to perform a spatial analysis of the outcomes of Law No. 12,711/2012 at UFRRJ, covering the period from January 2003 to December 2022, at the Seropédica and Nova Iguaçu campuses, to determine whether one effect of the Quota Law was increased inclusion of the local population in the institution. The findings from this investigation indicate that the Quota Law has facilitated this federal institution's integration into the territory where it is located.en
dc.contributor.advisor1Hirt, Carla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2163462742537886pt_BR
dc.contributor.referee1Hirt, Carla-
dc.contributor.referee2Santos, Renato Ferreira dos-
dc.contributor.referee3Heringer, Rosana Rodrigues-
dc.contributor.referee4Kaly, Alain Pascal-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-2519-0597pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993864497739171pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCiência Políticapt_BR
dc.subject.cnpqCiência Políticapt_BR
Aparece en las colecciones:Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

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