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Tipo do documento: Dissertação
Título: A política pública do Novo Ensino Médio e a Educação Física escolar no contexto fluminense
Título(s) alternativo(s): The public policy of the New Secondary Education and school Physical Education in the context of Rio de Janeiro
Autor(es): Rocha, Antonio Fernando Ribeiro
Orientador(a): Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Primeiro membro da banca: Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Segundo membro da banca: Lima, Miriam Morelli
Terceiro membro da banca: Maldonado, Daniel Teixeira
Palavras-chave: BNCC;Educação Física;Ensino Médio;Physical Education;High School
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 29-Ago-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: ROCHA, Antonio Fernando Ribeiro. A política pública do Novo Ensino Médio e a Educação Física escolar no contexto fluminense. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio (NEM) são políticas públicas que propõem mudanças curriculares e estruturais nas escolas da última etapa da educação básica em todo território brasileiro. O presente trabalho tem por objetivo analisar as implicações dessas políticas educacionais e suas consequências para a área da Educação Física escolar no Rio de Janeiro. Para este fim, esta dissertação é composta por dois capítulos que utilizam metodologias diferentes, onde, no primeiro, adota-se a pesquisa bibliográfica e no segundo, a pesquisa documental. O capítulo I foi construído por meio de dissertações, teses e artigos que foram publicados em diferentes bases de dados de livre acesso para download. O segundo capítulo surge após a análise de documentos federais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996; a BNCC e a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017) e estaduais (Resoluções SEEDUC; Deliberação do Conselho Estadual de Educação – CEE – nº 394, de 07 de dezembro de 2021 e o Catálogo de Eletivas). Como resultados foi possível identificar no primeiro capítulo: o interesse empresarial nas políticas públicas de educação e uma BNCC impregnada pelo viés liberal, sendo capaz de reverberar tanto na Educação Física escolar do Ensino Médio, quanto na formação humana integral a que se pretende promover com a última etapa da educação básica. Já no capítulo II, a comparação entre as matrizes curriculares do Ensino Médio fluminense apresentou-nos como suas consequências: a redução da carga horária obrigatória da Educação Física e o risco a integralização deste docente em sua unidade escolar. Conclui-se que a BNCC e o NEM implantados no estado fluminense correspondem a um projeto educacional alicerçado pelo viés neoliberal que almeja atender as demandas do setor empresarial transformando a educação em mercadoria. Ofertando como consequências para Educação Física fluminense a redução da carga horária obrigatória no Ensino Médio, além do uso do medo, que é gerado pelo risco da perda de sua integralização na unidade escolar. Medo que serve de coerção e controle a fim de obter o consenso e a adesão do professor e da professora em prol ao projeto hegemônico em curso.
Abstract: The National Curricular Common Base (BNCC) and the New High School (NEM) are public policies that propose curricular and structural changes in schools at the final stage of basic education in the whole Brazilian territory. The aim of the study is to analyze the consequences of these educational policies and their impact on School Physical Education in Rio de Janeiro. To this Master´s dissertation, two chapters were produced using different methodologies: first, adopts bibliographic research, and the second, documentary research. The first chapter was constructed through dissertations, theses, and articles that were published in databases available for download. And to the second chapter were analyzed federal documents (the National Education Guidelines and Bases Law of 1996; Law Number 13.415/ 2017) and state documents (SEEDUC Resolutions Numbers 6.018/2021, 6.035/2022 and 6.219/2023; State Board of Education 394/2021 and Electives Catalog). As results, we observed in the first chapter the business interest in public education policies and a BNCC impregnated by a liberal bias, being able to reverberate such as in high school Physical Education or in the integral human formation which aims to be promoted at the final stage of basic education. In the second chapter, the comparison between the curricular matrices of High School in Rio de Janeiro presented us with the following consequences: teacher´s reduction in workload and the risk of failure to complete the schedule in their school unit. We concluded that these Public Educational Policies (BNCC and NEM) implemented in Rio de Janeiro correspond to an educational project founded on a neoliberal bias that aims to meet the demands of the business sector, transforming education into a commodity. The consequences for Physical Education in Rio de Janeiro include the reduction of mandatory hours in High School and the use of fear, generated by the risk of losing full-time integration in the school unit. This fear serves as coercion and control to obtain the consensus and adherence of teachers in favor of the ongoing hegemonic project.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20199
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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