Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20213
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Rainhas portuguesas no Baixo Medievo: um estudo comparativo entre as actantes cronísticas Beatriz de Castela e Filipa de Lencastre |
Título(s) alternativo(s): | Portuguese queens in Late Middle Ages: a comparative study between the chronistic actants Beatrice of Castile and Philippa of Lancaster |
Autor(es): | Silva, Priscila Cardoso |
Orientador(a): | Berriel, Marcelo Santiago |
Primeiro membro da banca: | Fortes, Carolina Coelho |
Segundo membro da banca: | Souza, Guilherme Queiroz de |
Terceiro membro da banca: | Grzybowski, Lukas Gabriel |
Quarto membro da banca: | Silva, Paulo Duarte |
Quinto membro da banca: | Berriel, Marcelo Santiago |
Palavras-chave: | Portugal;Idade Média;Realeza;Crônica;Actante;Portugal;Middle Ages;Royalty;Chronicle;Actant |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-sep-2022 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | SILVA, Priscila Cardoso. Rainhas portuguesas no Baixo Medievo: um estudo comparativo entre as actantes cronísticas Beatriz de Castela e Filipa de Lencastre. 2022. 204 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. |
Resumo: | Este estudo tem como propósito central prestar contribuições às pesquisas históricas relativas ao período da Baixa Idade Média, evocando uma abordagem diferenciada através de uma proposta com análise semiótica que inclui como objetos as actantes régias Beatriz de Castela – pouco conhecida nas historiografias lusitana e, especialmente, brasileira – e Filipa de Lencastre, um pouco mais estudada pelos medievalistas, apesar de nunca observada em perspectiva comparada. Ao tomar como fontes a Crônica de D. Dinis e a Crônica de D. Afonso IV, elaboradas entre o final do século XV e o início do século XVI por Rui de Pina, a tese analisa uma narrativa de exaltação régia que possui como enredo principal os reinados do sogro da castelhana e de seu marido, situados historicamente entre os séculos XIII e XIV. Há, não somente a necessidade de comparar as fontes investigadas no intuito de identificar as permanências e rupturas referentes a essa figura feminina, mas também no que elas se associam (ou não) às ações reservadas ao esposo Afonso. Outro ponto consiste em analisar a Crônica de D. João I – cuja autoria é atribuída a Fernão Lopes, escritor oficial de Portugal durante a metade do século XV – e a Crônica da Tomada de Ceuta – composta pelo sucessor de Lopes, Gomes Eannes de Zurara – que contam, epicamente, incidentes ocorridos décadas antes, quando o marido de Filipa ascendeu ao trono. Buscando, por fim, comparar a atuação de Beatriz construída pelo cronista lusitano durante o desenvolvimento de suas obras com a performance detalhada da actante Filipa, a pesquisa pretende, então, compreender os limites que envolvem o delineamento de um perfil categórico de personalidades régias femininas. |
Abstract: | This study has as central purpose to give contributions to historical researches related to the period of the Late Middle Ages, evocating a distinguished approach through a proposal with semiotic analysis that includes as objects the royal actants Beatrice of Castile – little-known in the Lusitanian and, especially, Brazilian historiographies – and Philippa of Lancaster, a little more studied by medievalists, despite never being observed in compared perspective. Taking as sources the Chronicle of D. Dinis and the Chronicle of D. Afonso IV, developed between the end of the fifteenth century and the beginning of the sixteenth century by Rui de Pina, the thesis analyses a royal exaltation narrative that has as principal plot the reigns of the father-in- law of the Castilian and of his husband, historically situated between the thirteenth and fourteenth centuries. There is, not only the necessity of comparing the investigated sources for the purpose of identifying the constancies and ruptures referring to that feminine figure, but also in what they associate (or not) with the identities attributed to the husband Afonso. Another point consists in analysing the Chronicle of D. João I – whose authorship is attributed to Fernão Lopes, Portugal’s official writer during the half of the fifteenth century – and the Chronicle of the Capture of Ceuta – composed by Lopes’ successor, Gomes Eannes de Zurara – that tell, epically, incidents occurred decades ago, when Philippa’s husband ascended the throne. Seeking, at last, to compare the Beatrice’s acting constructed by the Lusitanian chronicler during the development of his works with a detailed performance played by the actant Filipa, the research, then, intends to understand the limits that involve the delineation of a categorical profile of royal feminine personalities. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20213 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022 - Priscila Cardoso Silva.Pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.