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dc.contributor.authorAlbuquerque, Patrícia Cristina Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-02-27T17:02:06Z-
dc.date.available2025-02-27T17:02:06Z-
dc.date.issued2021-11-11-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Patrícia Cristina Ferreira de. Da pronominalização a outras estratégias remissivas: o desenvolvimento da coesão textual na produção do texto escrito. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20226-
dc.description.abstractA pronominalização é uma estratégia de coesão bastante empregada cotidianamente. Consiste na retomada por um pronome de um item lexical já ativado no texto, sendo um recurso importante na atividade de manutenção em foco de um determinado referente textual. Ocorre que, para construções textuais mais elaboradas, a pronominalização necessita ser combinada com outras estratégias de coesão, o que pode resultar em um acréscimo de sentidos aos textos produzidos, já que a retomada por pronome, em geral, não promove a evolução tópica do texto. Em grande parte das produções escritas dos estudantes, observados durante as aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual em uma unidade de ensino da rede pública estadual do Rio de Janeiro, verificou-se significativa quantidade de ocorrências da pronominalização, motivando o estudo. O estudo, então, preocupa-se em construir uma proposta didática de ampliação do repertório de mecanismos de referenciação voltada, principalmente, aos aprendizes do sétimo ano do Ensino Fundamental, a partir do gênero narrativo fábula. Para a condução do trabalho, foram selecionados autores renomados na área dos estudos da Linguística de Texto, como Koch (2005, 2013, 2018), Koch e Elias (2018), Marcuschi (2008, 2016), Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2009). Além disso, recorremos à valiosa contribuição do filósofo da linguagem Bakhtin (2016), que fundamentou parte considerável dos estudos discursivos. O gênero textual fábula, selecionado para envolver os alunos no processo da leitura até a escrita, oportuniza a proximidade e familiaridade ao texto, dado que o tipo textual narrativo (propício para a observação e tratamento da pronominalização) encontra-se desde o início do contato linguístico escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPronominalizaçãopt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPronominalizationpt_BR
dc.subjectReferencingpt_BR
dc.subjectGenre Fablept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleDa pronominalização a outras estratégias remissivas: o desenvolvimento da coesão textual na produção do texto escritopt_BR
dc.title.alternativeFrom pronominalization to other remissive strategies: the development of textual cohesion in the production of written texten
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherPronominalization is a cohesion strategy that is widely used in everyday life. It is the retaking by a pronoun of a lexical item already activated in the text, being an important resource in the activity of keeping in focus a particular textual referente. It turns out that, for more elaborate textual constructions, pronominalization needs to be combined with other cohesion strategies, which can result in an addition of meanings to the texts produced, since the pronoun retaking, in general, does not promote the topical evolution of the text. In a large part of the students' written productions, observed during Portuguese Language and Text Production classes at a public school in Rio de Janeiro, a significant number of occurrences of pronominalization were found, motivating this study. The study, then, is concerned in building a didactic proposal to expand the repertoire of referencing mechanisms aimed mainly to learners of the seventh grade of Elementary School, using the narrative genre fable as a starting point. To conduct the work, renowned authors in the field of text linguistics studies were selected, such as Koch (2005, 2013, 2018), Koch and Elias (2018), Marcuschi (2008, 2016), Mondada and Dubois (2003), Cavalcante (2009). In addition, we appeal to the valuable contribution of the language philosopher Bakhtin (2016), who has grounded a considerable part of discourse studies. The textual genre fable, selected to involve students in the process from reading to writing, provides the opportunity for proximity and familiarity to the text, considering that the narrative textual type (conducive to the observation and treatment of pronominalization) is found since the beginning of the school linguistic contact.en
dc.contributor.advisor1Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.contributor.referee2Assis, Eleone Ferraz de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4823-7907pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7712734063758697pt_BR
dc.contributor.referee3Freire, Gilson Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282148169546037pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2762989980267214pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
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dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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