Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20231
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uma proposta de planejamento de ensino para aprendizagem significativa do conceito de vácuo através do ensino sob medida |
Other Titles: | A teaching planning proposal for meaningful learning of the vacuum concept through just-in-time teaching |
Authors: | Souza, Rafael Belo de |
Orientador(a): | Goulart, Silvia Moreira |
Primeiro coorientador: | Neves, Marcelo Azevedo |
Primeiro membro da banca: | Goulart, Silvia Moreira |
Segundo membro da banca: | Neves, Marcelo Azevedo |
Terceiro membro da banca: | Porto, Claudio Maia |
Quarto membro da banca: | Silva, Ana Carolina de Léo |
Keywords: | Ensino Médio – Aprendizagem de Física;Física – Vácuo;Metodologia de Ensino - Ensino sob medida;High School – Physics Learning;Physics – Vacuum;Teaching Methodology - Just-in-Time Teaching |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 30-May-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | SOUZA, Rafael Belo de. Uma proposta de planejamento de ensino para aprendizagem significativa do conceito de vácuo através do ensino sob medida. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
Abstract: | O conceito de vácuo interfere na compreensão de várias tecnologias presentes na sociedade contemporânea. Porém, o estudante do Ensino Médio, apesar de estar relativamente familiarizado com o uso dessas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), é leigo quanto às suas características e ao seu funcionamento. O livro didático é um dos veículos de disseminação de conhecimento científico mais acessível ao estudante há muitas décadas (BARRETO, MONTEIRO, 2008; SANTOS, 2022). Então, cabe perguntar como é que o conceito de vácuo está sendo apresentado nos livros didáticos usados na Educação Básica brasileira. Portanto, nesta pesquisa buscamos identificar o conceito de vácuo apresentado em livros didáticos de Física para o Ensino Médio, aprovados no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático em nosso país. Também buscamos um produto capaz de produzir uma aprendizagem significativa sobre esse conceito. O método de ensino-aprendizagem da educação tradicional desmotiva os alunos e induz a uma aprendizagem mecânica (AUSUBEL, 1963; 1968). Para contribuir com a superação desse problema no Ensino de Física, propomos o método do Ensino sob Medida (EsM), que é um método de ensino ativo, no qual os discentes em acesso a material introdutório ao conteúdo e devem estuda-lo previamente a aula e enviar as principais dificuldades ao docente. O professor planeja a aula com bases nestas dificuldades e as sana durante a aula, por isso, o ensino é sob medida. A partir da pesquisa bibliográfica sobre o conceito de vácuo, será elaborado um planejamento de ensino sobre o vácuo para ser aplicado na primeira e/ou segunda série do Ensino Médio. O planejamento de ensino sobre o vácuo é composto de 6 temas distribuídos em 6 aulas de 50 minutos cada uma. Essa metodologia EsM, aqui proposta, também pode ser utilizada por outros professores para elaboração de sequências didáticas para outros assuntos de Física e inclusive estendidas para outras disciplinas. |
Abstract: | The concept of vacuum interferes with the understanding of various technologies present in contemporary society. However, high school students, despite being relatively familiar with the use of these digital information and communication technologies (DICT), are laymen about their characteristics and how they work. The textbook has been one of the most accessible vehicles for disseminating scientific knowledge to students for many decades (BARRETO, MONTEIRO, 2008; SANTOS, 2022). So, it is worth asking how the concept of vacuum is being presented in textbooks used in Brazilian Basic Education. Therefore, in this research we seek to identify the concept of vacuum presented in Physics textbooks for High School, approved under the National Textbook Program in our country. We are also looking for a product capable of producing significant learning about this concept. The teaching-learning method of traditional education discourages students and induces mechanical learning (AUSUBEL, 1963; 1968). To contribute to overcoming this problem in Physics Teaching, we propose the Tailored Teaching method (EsM), which is an active teaching method, in which students have access to introductory material to the content and must study it before the class and send the main difficulties to the teacher. The teacher plans the class based on these difficulties and solves them during the class, so teaching is under measure. From the bibliographic research on the concept of vacuum, a teaching plan on the vacuum will be prepared to be applied in the first and/or second year of high school. The teaching plan on vacuum is composed of 6 topics distributed in 6 lessons of 50 minutes each. This JiTT methodology, proposed here, can also be used by other teachers for the elaboration of didactic sequences for other subjects of Physics and even extended to other disciplines. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20231 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Rafael Belo de Souza.Pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.