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Tipo do documento: Dissertação
Title: Trajetória do artista Antônio de Oliveira e sua contribuição para a preservação da memória social
Other Titles: The trajectory of the artist Antônio de Oliveira and his contribution to the preservation of social memory
Authors: Maciel, Ana Cristina de Moura Delfim
Orientador(a): Cerdera, Fabio Pereira
Primeiro membro da banca: Cerdera, Fabio Pereira
Segundo membro da banca: Lazzari, Alexandre
Terceiro membro da banca: Sá, Ivan Coelho de
Keywords: Antônio de Oliveira;Memória social;Museu do Pontal;Social Memory
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 31-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
Citation: MACIEL, Ana Cristina de Moura Delfim. A trajetória do artista Antônio de Oliveira e sua contribuição para a preservação da memória social. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo ampliar o olhar sobre a biografia do artista Antônio de Oliveira (AO), bem como, analisar sua contribuição na preservação da memória social. No primeiro capítulo, com base em um breve panorama, indicamos aspectos que constituíram os processos que levaram a uma aceitação maior da arte popular no país. Para isso, pontuamos algumas questões que fizeram do modernismo um movimento que contribuiu para a valorização da arte popular, até a primeira exposição de arte popular brasileira. A seguir, discorremos sobre como, ironicamente, a chegada de um francês ao Brasil, Jacques Van de Beuque, daria início à constituição do maior museu de arte popular do país, que detém a maioria da produção do artista AO em seu acervo. Articulamos a esses temas conceitos referentes ao patrimônio cultural, memória social e identidade. O segundo capítulo é dedicado ao artista, que registrou o seu processo criativo na obra intitulada: O Mundo Encantado de Antônio de Oliveira, observações no centro de memória da cidade natal do artista revelaram o potencial para atividades educativas que mantêm viva sua obra. No terceiro capítulo investigamos as obras do artista presentes no acervo permanente do Museu Casa do Pontal, destacando também, aspectos da função educativa do Museu. Analisamos a contribuição de Antônio de Oliveira à preservação da memória social, destacando a importância das instituições de memória. A pesquisa evidencia que, além de espaços físicos, é fundamental implementar atividades educativas para manter viva a obra e a memória social associada a ela. Assim, a educação emerge como um elemento crucial para a efetiva preservação cultural, indo além da simples conservação física das obras.
Abstract: The present dissertation aims to broaden the perspective on the biography of the artist Antônio de Oliveira (AO) and analyze his contribution to the preservation of social memory. In the first chapter, based on a brief overview, we indicate aspects that constituted the processes leading to greater acceptance of popular art in the country. For this, we highlight some issues that made modernism a movement that contributed to the appreciation of popular art, up to the first exhibition of Brazilian popular art. Next, we discuss how, ironically, the arrival of a Frenchman in Brazil, Jacques Van de Beuque, initiated the establishment of the largest popular art museum in the country, which holds the majority of AO's production in its collection. We articulate these themes with concepts related to cultural heritage, social memory, and identity. The second chapter is dedicated to the artist, who recorded his creative process in the work entitled: The Enchanted World of Antônio de Oliveira. Observations at the memory center in the artist's hometown revealed the potential for educational activities that keep his work alive. In the third chapter, we investigate the artist's works present in the permanent collection of the Museu Casa do Pontal, also highlighting aspects of the Museum's educational function. We analyze Antônio de Oliveira's contribution to the preservation of social memory, emphasizing the importance of memory institutions. The research shows that, in addition to physical spaces, it is essential to implement educational activities to keep the work and the social memory associated with it alive. Thus, education emerges as a crucial element for effective cultural preservation, going beyond the mere physical conservation of the works.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20240
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

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