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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20242
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Explorando as representações sociais da “dependência química”: estigma e exclusão social entre estudantes de graduação de Psicologia e profissionais da área |
Título(s) alternativo(s): | Exploring the social representations of “chemical dependence”: stigma and social exclusion among undergraduate Psychology students and professionals in the field |
Autor(es): | Cotrim, Carina Santos Borges |
Orientador(a): | Naiff, Luciene Alves Miguez |
Primeiro membro da banca: | Naiff, Luciene Alves Miguez |
Segundo membro da banca: | Uhr, Débora |
Terceiro membro da banca: | Ditz, Victor dos Santos Freitas |
Palavras-chave: | Representações sociais;Dependência química;Formação profissional;Social representations;Chemical dependence;Professional training |
Área(s) do CNPq: | Psicologia Psicologia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 25-Nov-2024 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | COTRIM, Carina Santos Borges. Explorando as representações sociais da “dependência química”: estigma e exclusão social entre estudantes de graduação de Psicologia e profissionais da área. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Resumo: | O uso de substâncias psicoativas está profundamente entrelaçado com a história da humanidade, contudo, a chamada "dependência química" emerge como um fenômeno contemporâneo, resultando em estigmatização e exclusão social. Este estudo buscou compreender, por meio da análise das representações sociais, como esses processos influenciam a percepção da sociedade em relação à dependência química e seu impacto nos indivíduos afetados. O objetivo da pesquisa foi identificar as representações sociais sobre a “dependência química” entre profissionais de saúde e estudantes de psicologia, visando entender como essas representações afetam a percepção e interpretação social do fenômeno. A Teoria das Representações Sociais de Moscovici foi utilizada como base teórica para investigar o pensamento socialmente compartilhado sobre o tema, enquanto a Teoria do Núcleo Central ajudou a explorar a estrutura dessas representações. A pesquisa contou com 110 participantes divididos em dois grupos: estudantes de graduação e profissionais atuantes no mercado. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários estruturados via Google Forms com perguntas fechadas e tarefas de evocação livre, utilizando o termo indutor “dependência química” para o grupo de estudantes, e entrevistas por vídeo chamada para o grupo de profissionais. A análise dos dados seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que, tanto entre estudantes quanto entre profissionais, ainda existem representações que reproduzem estigmas em muitos casos. Os desafios mais mencionados incluíram a falta de preparação acadêmica, o desgaste emocional dos profissionais e o estigma social, apontando para a necessidade de reformulação tanto nos currículos quanto nas condições de trabalho, demonstrando que a formação atual está desconectada das exigências práticas e que os currículos poderiam ser reformulados para atender a essa demanda crescente. |
Abstract: | The use of psychoactive substances is intertwined with human history, however, what is now known as"chemical dependence" has emerged as a contemporary phenomenon, leading to stigmatizationand social exclusion. This study sought to understand, through the analysis of social representations, how these processes influence society's perception of chemical dependence andits impact on affected individuals. The objective of the present research was to identify the social representations of "chemical dependence" among health professionals and psychology students, aiming to understand its influence on societal perception and interpretation. Moscovici's Social Representations Theory served as the theoretical foundation for identifying socially shared thinking on this topic. With the support of the Central Nucleus Theory, the structure of social representations of chemical dependence was also explored. The research involved 110 participants, divided into two groups. The first group consisted of undergraduatestudents, while the second was made up of professionals active in the labor market. Data collection was carried out using structured questionnaires via Google Forms with closed questions and free word association tasks using the term "chemical dependence" for the first group, and video call interviews for the second group. Bardin’s Content Analysis methodologywas used for data analysis. The research revealed that both students and professionals share representations that, in many cases, still reproduce stigmas. Challenges such as lack of academic preparation, emotional burnout of professionals, and social stigma were frequently mentioned, pointing to the need for both curriculum reform and improvements in working conditions. This demonstrates how the current training is disconnected from practical demands and suggests how curricula could be redesigned to meet this growing need. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20242 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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