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dc.contributor.authorRibeiro, Renato Romualdo-
dc.date.accessioned2025-03-06T14:31:47Z-
dc.date.available2025-03-06T14:31:47Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Renato Romualdo. Inclusão musical: uma perspectiva educacional pelo olhar da cultura popular brasileira. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20249-
dc.description.abstractO escopo principal desta pesquisa demonstra como a educação inclusiva ocorre por meio da música, isto é, de uma pedagogia que reconhece na música sua força universal, possibilitando a construção de uma episteme inclusiva pela presença da música. Considerando para a construção desta episteme pedagógico musical, a partir da originalidade musical dos povos constituintes da brasilidade, dando especial atenção à matriz africana, por sua musicalidade e corporalidade próprias que confluem para um fazer pedagógico inclusivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusão Musicalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectInteligência Musicalpt_BR
dc.subjectAfricanidadept_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectMusical Inclusionpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectMusical Intelligencept_BR
dc.subjectAfricanitypt_BR
dc.titleInclusão musical: uma perspectiva educacional pelo olhar da cultura popular brasileirapt_BR
dc.title.alternativeMusical inclusion: an perspective from the perspective of brazilian popular cultureen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe main scope of this research demonstrates how inclusive education occurs through music, that is, a pedagogy that recognizes in music its universal strength, enabling the construction of an inclusive episteme through the presence of music. Considering for the construction of this musical pedagogical episteme, from the musical originality of the constituent peoples of Brazilianness, paying special attention to the African matrix, for its own musicality and corporality that converge to an inclusive pedagogical work.en
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596pt_BR
dc.contributor.referee2Noguera, Renato-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6609-9360pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7589245190503189pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, George William Bravo de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2725296352929618pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0182959378216816pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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