Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20249
Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão musical: uma perspectiva educacional pelo olhar da cultura popular brasileira
Título(s) alternativo(s): Musical inclusion: an perspective from the perspective of brazilian popular culture
Autor(es): Ribeiro, Renato Romualdo
Orientador(a): Carvalho, Carlos Roberto de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Segundo membro da banca: Noguera, Renato
Terceiro membro da banca: Oliveira, George William Bravo de
Palavras-chave: Inclusão;Inclusão Musical;Música;Inteligência Musical;Africanidade;Inclusion;Musical Inclusion;Music;Musical Intelligence;Africanity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 24-Jan-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: RIBEIRO, Renato Romualdo. Inclusão musical: uma perspectiva educacional pelo olhar da cultura popular brasileira. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumo: O escopo principal desta pesquisa demonstra como a educação inclusiva ocorre por meio da música, isto é, de uma pedagogia que reconhece na música sua força universal, possibilitando a construção de uma episteme inclusiva pela presença da música. Considerando para a construção desta episteme pedagógico musical, a partir da originalidade musical dos povos constituintes da brasilidade, dando especial atenção à matriz africana, por sua musicalidade e corporalidade próprias que confluem para um fazer pedagógico inclusivo.
Abstract: The main scope of this research demonstrates how inclusive education occurs through music, that is, a pedagogy that recognizes in music its universal strength, enabling the construction of an inclusive episteme through the presence of music. Considering for the construction of this musical pedagogical episteme, from the musical originality of the constituent peoples of Brazilianness, paying special attention to the African matrix, for its own musicality and corporality that converge to an inclusive pedagogical work.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20249
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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