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Tipo do documento: Dissertação
Title: Religiosidade pública ou privada? representações sociais da laicidade entre cristãos e não cristãos
Other Titles: Public or private religion? social representations of secularism between christians and non-christians
Authors: Moraes, Roney Silva de
Orientador(a): Naiff, Denis Giovani Monteiro
Primeiro coorientador: Santos, Ricardo Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Naiff, Denis Giovani Monteiro
Segundo membro da banca: Naiff, Luciene Alves Miguez
Terceiro membro da banca: Santin, Thiago Rafael
Keywords: Psicologia Social;Laicidade;Representações Sociais;Religião;Social Psychology;Laicity;Social Representations;Religion
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 28-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: MORAES, Roney Silva de. Religiosidade pública ou privada? representações sociais da laicidade entre cristãos e não cristãos. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: O presente trabalho buscou investigar a laicidade à brasileira enquanto um fenômeno político-social. Esta pesquisa justifica-se na necessidade de investigação do conceito que é competido e praticado de maneira diferente dependendo do grupo social em que se está. Partimos de uma perspectiva psicossocial tendo como principal referencial teórico a Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici sob a ótica da abordagem estrutural. O olhar psicossocial da teoria das representações sociais permite um olhar privilegiado às experiências e necessidades de compreensão da realidade partilhadas pelos grupos em questão: cristãos e não cristãos. Tratou-se de uma coleta de dados sob a perspectiva quantitativa e qualitativa que permitiu a identificação de causas, consequências, características e práticas sociais relacionadas com o tipo de compreensão que cada grupo tem sobre laicidade através das tarefas de evocação livre, questionário sociodemográfico e perguntas para auxiliar a análise. A pesquisa foi feita de forma online, através do Google Formulários e cobriu todo o estado do Rio de Janeiro, envolvendo pessoas com a faixa etária entre 18 e 40 anos, sendo 100 cristãos (católicos e evangélicos) e 100 não cristãos (demais crenças religiosas ou não). Os dados revelaram os termos “liberdade”, “igual” e “religião” como prováveis cognemas centrais da representação social de cristãos e “liberdade”, “respeito” e “imparcial” como provável núcleo representacional de não cristãos.
Abstract: The present work sought to investigate Brazilian secularism as a political-social phenomenon. This research is justified by the need to investigate the concept that is competed and practiced differently depending on the social group in which one is. We start from a psychosocial perspective having as main theoretical reference the Theory of Social Representations proposed by Serge Moscovici from the perspective of the structural approach. The psychosocial view of the theory of social representations allows a privileged look at the experiences and needs for understanding the reality shared by the groups in question: Christians and non-Christians. It was a data collection from a quantitative and qualitative perspective that allowed the identification of causes, consequences, characteristics and social practices related to the type of understanding that each group has about secularism through free evocation tasks, sociodemographic questionnaire and questions to aid the analysis. The survey was carried out online through Google Forms and covered the entire state of Rio de Janeiro, involving people aged between 18 and 40 years old, 100 of whom were Christians (Catholics and Evangelicals) and 100 non-Christians (other religious beliefs or not). The data revealed the terms “freedom”, “equal” and “religion” as probable central cognems of the social representation of Christians and “freedom”, “respect” and “impartial” as a probable representational core of non-Christians.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20256
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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