Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20258
Tipo do documento: Dissertação
Title: A evasão de discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Campus Posse em razão da pandemia da COVID-19
Other Titles: The evasion of students from the Technical Course in Agriculture at the Federal Institute Goiano - Campus Posse due to the COVID-19 pandemic
Authors: Anunciação, Cleidnei Pereira da
Orientador(a): Pereira, Jorge Luiz de Goes
Primeiro membro da banca: Pereira, Jorge Luiz de Goes
Segundo membro da banca: Pinto, Tatiane de Oliveira
Terceiro membro da banca: Stefanuto, Vanderlei Antônio
Keywords: Evasão Escolar;Projetos de Vida;Pandemia COVID-19;School Dropout;Life Projects;COVID-19 Pandemic
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ANUNCIAÇÃO, Cleidnei Pereira da. A evasão de discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano-Campus Posse em razão da pandemia da COVID-19. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: A Pandemia da COVID-19, que assolou a população mundial no período de 2020 e 2021, trouxe consequências trágicas para todas as áreas da sociedade. A OMS (Organização Mundial de Saúde), decretou o estado de pandemia em 11 de março de 2020. Em razão da elevada transmissibilidade, a OMS buscou alternativas para contenção do vírus, como alertar sobre a importância da higienização das mãos e uso de máscara, sobre os riscos do alcance coletivo, além de proibir a aglomeração de pessoas em espaços públicos por meio da quarentena e do lockdown. Com as novas regras sanitárias impostas, a atividade educacional foi inegavelmente atingida, pois o distanciamento social e/ou isolamento domiciliar fizeram com que as aulas e atividades presenciais fossem proibidas. Tais alterações tiveram impacto direto na vida de toda comunidade escolar: professores, discentes e famílias, bem como nos processos de ensino-aprendizagem em todos os níveis educacionais. Esta pesquisa abordou a evasão escolar dos discentes do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade concomitante, no Instituto Federal Goiano - Campus Posse, objetivando identificar os principais motivos e impactos da pandemia (COVID-19) nos projetos de vida de jovens oriundas da zona rural. O público da pesquisa foram os discentes evadidos no período de 2020 a 2021, num total de 92 discentes, de ambos os sexos, oriundos da zona rural e urbana. A pesquisa foi aplicada através de um questionário semiestruturado, aplicado aos participantes através de um formulário eletrônico, criado via plataforma Google Forms. Para auxiliar nos dados da pesquisa, foi realizado um levantamento junto ao setor de Registro Escolar do Campus Posse, para identificação dos discentes evadidos. Podemos concluir que o fator que mais levou a evasão escolar, foi por causa das aulas em formato remoto, onde os estudantes tiveram dificuldades com aulas online. Identificamos também que outros fatores levaram os estudantes a terem dificuldade com as aulas a distância sendo ambientes de estudos inapropriados, nas residências, principalmente dos estudantes menos favorecidos socioeconomicamente, fragilidade do vínculo escolar onde os estudantes não tiveram mais contatos nos espaços físicos da escola, além de fatores relacionados a saúde. Todos esses impactos favoreceram a evasão e desistência escolar, causando ainda baixos rendimentos nos estudos.
Abstract: The COVID-19 Pandemic, which devastated the world population in 2020 and 2021, brought tragic consequences to all areas of society. The WHO (World Health Organization) declared a pandemic status on March 11, 2020. Due to the high transmissibility, the WHO sought alternatives to contain the virus, such as warning about the importance of hand hygiene and the use of a mask, on the risks of collective outreach, in addition to prohibiting the gathering of people in public spaces through quarantine and lockdown. With the new health rules imposed, educational activity was undeniably affected, as social distancing and/or home isolation meant that face-to-face classes and activities were prohibited. Such changes had a direct impact on the lives of the entire school community: teachers, students and families, as well as on the teaching-learning processes at all educational levels. This research addressed the school dropout of students from the Technical Course in Agriculture in the concomitant modality, at the Instituto Federal Goiano - Campus Posse, aiming to identify the main reasons and impacts of the pandemic (COVID-19) on the life projects of young people from rural areas. The research audience were students who dropped out in the period from 2020 to 2021, a total of 92 students, of both sexes, from rural and urban areas. The research was applied through a semi-structured questionnaire, applied to participants through an electronic form, created via the Google Forms platform. To assist with research data, a survey was carried out with the School Registration sector of Campus Posse, to identify dropout students. We can conclude that the factor that most led to school dropouts was due to remote classes, where students had difficulties with online classes. We also identified that other factors led students to have difficulty with distance classes, such as inappropriate study environments, in homes, especially for less socioeconomically advantaged students, fragility of the school bond where students no longer had contact in the physical spaces of the school, in addition of health-related factors. All these impacts favored school dropout and dropout, also causing low academic performance.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20258
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Cleidnei Pereira da Anunciação.Pdf3.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.