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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20262
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educação antirracista e pensamento político no Samba no processo de formação de identidades e ocupação de espaços |
Other Titles: | Anti-racist education and political thinking in Samba in the process of identity formation and occupation of spaces |
Authors: | Carvalho, Cleivison Jesus de |
Orientador(a): | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
Primeiro membro da banca: | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
Segundo membro da banca: | Vieira, Bruno Matos |
Terceiro membro da banca: | Fernandes, Andrea da Paixão |
Keywords: | Samba;Patrimônio;Educação;Identidade;Antirracismo;Heritage;Education;Identity;Anti-racism |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Aug-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | CARVALHO, Cleivison Jesus de. Educação antirracista e pensamento político no Samba no processo de formação de identidades e ocupação de espaços. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Abstract: | A dissertação versa sobre a contribuição da educação no contexto em que o samba se instala e desenvolve no Rio de Janeiro e sua relação com a cidade; com o sagrado e processo de terreirização dos espaços, caráter religioso e decolonial. Buscamos imprimir o engajamento do samba no espaço não formal, traduzido num processo de formação identitária que se acumula pelos diferentes lugares de origem do samba, o terreiro, a casa, o ilê, barracão e agremiações. Como tema transversal, o patrimônio se apresenta entre os capítulos. A pesquisa tem como foco os processos e tessituras da educação, bem como sua transmissão a partir do samba. Entendendo-o como patrimônio cultural, buscamos a partir de suas dinâmicas compreender a produção de redes educativas. Acerca do objeto de pesquisa, foram abordados e estudados os conceitos de identidade, ancestralidade, territorialidade, patrimônio e educação. Esses conceitos dialogam, intimamente, com o samba e seus sujeitos. Com isso, concluímos que devido à sua imaterialidade, o samba apresenta uma dinâmica de ocupação, resistência e estratégia política, tanto de sobrevivência às ausências de políticas públicas, quanto de reinvenção dos cenários cotidianos. Consideramos que a educação contribui para o processo de formação identitária e transmissão de saberes/conhecimentos a partir das trocas fomentadas pela festa que do universo do samba, a partir da intertextualidade e suas ariadas fontes de conhecimento como: acervos de exposições, narrativas em letras de sambas e revisão de bibliografia específica. |
Abstract: | This work discusses the contribution of education in the context of samba in Rio de Janeiro and its relationship with the city; with the sacred and the process of applying square practices in other spaces, religious and decolonial character. We seek to imprint the engagement of samba in the non-formal space, translated into a process of identity formation that accumulates in the different places of origin of samba, the square, the house, the ilê, the samba school shed, and associations. As a cross-cutting theme, heritage is presented in the chapters. The research focuses on the processes and textures of education, and its transmission through samba. Understanding it as a cultural heritage, we seek to understand the production of educational networks based on its dynamics. Regarding the object of research, the concepts of identity, ancestry, territoriality, heritage, and education were addressed and studied. These concepts dialogue closely with samba and its subjects. Therefore, due to its immateriality, samba presents a dynamic of occupation, resistance, and political strategy, both of survival in the absence of public policies and of reinvention of everyday scenarios. We consider that education contributes to the process of identity formation and transmission of knowledge/knowledge from the exchanges fostered by the festival that is part of the samba universe, from intertextuality and its various sources of knowledge such as exhibition collections, narratives in samba lyrics and review of specific bibliography. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20262 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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