Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20263
Tipo do documento: Dissertação
Title: Energia em sinais: é possível ensinar essa grandeza em LIBRAS?
Other Titles: Energy in signals: is it possible to teach this concept in Brazilian Sign Language (LIBRAS)?
Authors: Magalhães, Cleyton Ribeiro
Orientador(a): Oliveira, Luiza Alves de
metadata.dc.contributor.advisor2: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luiza Alves de
Segundo membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Terceiro membro da banca: Dionysio, Renata Barbosa
Keywords: Ensino de Física;Educação de Surdos;Língua Brasileira de Sinais;Energia Eólica;Linguagens;tecnologias e inovações nos processos de ensino e de aprendizagem;Physics Education;Deaf Education;Brazilian Sign Language;Wind Energy;Languages;technologies and innovations in teaching and learning processes
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 12-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: MAGALHÃES, Cleyton Ribeiro. Energia em sinais: é possível ensinar essa grandeza em LIBRAS? 2024. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: A Física se constitui um campo de conhecimento abundante em conceitos presentes em nosso cotidiano imediato e ainda em situações mais gerais e distantes. Na escola, frequentemente esse construto científico se distancia da possibilidade do encanto dos alunos por refletir um ensino mecânico e desconexo. Esse panorama torna-se complicado quando pensamos não só em uma educação cujo objetivo é colaborar com a Alfabetização Científica destes alunos, mas também em uma Educação Inclusiva, que busca alcançar alunos com diferentes necessidades educativas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva dissertar sobre temas que envolvem o ensino de Ciências/Física principalmente para alunos Surdos, buscando refletir sobre o panorama atual de pesquisas da área por meio de revisão sistemática de literatura. A pesquisa busca observar os materiais e recursos disponíveis, além de apontar possíveis caminhos para dar suporte a professores que querem aprimorar o processo de ensino­aprendizagem em ciências/física de alunos Surdos. São apresentados documentos nacionais e internacionais que versam sobre a educação inclusiva, o ensino de Surdos e o ensino de ciências, física e energia. A metodologia de pesquisa apoia-se em revisão sistemática de literatura em diálogo com a análise de conteúdo qualitativo proposta por Bardin (1977), Lüdke e André (1986). O referencial teórico fundamenta-se nos aspectos históricos da Educação de Surdos, aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a relação língua, linguagem e pensamento com base em Vigotski (2001, 2022), além de seu trabalho de defectologia, e questões referentes ao ensino de ciências e física. Discorre-se, ainda, sobre a elaboração de produto educacional, suas características, e apresenta-se a descrição de um caderno didático elaborado como parte da presente dissertação, explicitando as escolhas dos sinais que são utilizados no material. Conclui-se que os objetivos estipulados foram alcançados, mas reconhecendo que a revisão sistemática não esgota todos os possíveis trabalhos na área. Além disso, apontam-se possibilidades futuras, tais quais: a testagem do material com alunos Surdos; a avaliação do caderno didático através de questionário, por professores e tradutores e intérpretes de Libras (TILS); a produção de um vídeo bilíngue para complementar o produto; e a possibilidade de pensar esses processos em ambientes de educação não formais, como museus e centros de ciências.
Abstract: Physics is a field rich in concepts present in our immediate daily lives as well as in broader and more distant contexts. ln schools, however, this scientific construct often Iases its appeal to students due to a mechanical and disconnected teaching approach. This scenario becomes more complex when we consider an education whose objective is not only to enhance students' Scientific Literacy, but also an Inclusive Education whose aim is to reach students with different educational needs. ln this regard, the present study aims at discussing themes related to science/physics education, especially for Deaf students, by reflecting on the current research landscape through a systematic literature review. The objective of the present research is to identify available materiais and resources, as well as to suggest possible paths to support teachers in enhancing the teaching-learning process in science/physics for Deaf students. We present national as well as international documents which discuss inclusive education, the teaching of Deaf students, and the teaching of sciences, Physics and energy. The research methodology is grounded in systematic literature review in dialogue with qualitative content analysis as proposed by Bardin (1977), Lüdke and André (1986). The theoretical framework is based on historical aspects of Deaf education, linguistic aspects of the Brazilian Sign Language (Libras), the interconnectedness between language and though as presented by Vigotski, as well as his work on defectology, and questions concerning the teaching of sciences and Physics. Additionally, we present the concept of an educational product, outlining characteristics to consider when creating them, and describes the teaching booklet developed as part of this dissertation, detailing the selection of signs used in the material. We conclude that the objectives formulated were achieved, recognizing that the systematic literature review does not exhaust all possible studies in the field. Additionally, we propose future possibilities, such as: testing the material with Deaf students; evaluating the booklet through questionnaires completed by teachers and Libras translators and interpreters (TILS); creating a bilingual video to complement the product; and exploring these processes in non-formal educational settings, such as museums and science centers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20263
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Cleyton Ribeiro Magalhães.pdf2.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.