Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20318
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Transformações geométricas: linguagens híbridas e interações para promover aprendizagens de estudantes no ensino remoto |
Other Titles: | Geometric transformations: hybrid languages and interactions to promote student learning in remote education Transformaciones geométricas: lenguajes híbridos e interacciones para promover el aprendizaje de los estudiantes en la educación remota |
Authors: | Izar, Soraya Barcellos |
Orientador(a): | Bairral, Marcelo Almeida |
Primeiro membro da banca: | Bairral, Marcelo Almeida |
Segundo membro da banca: | Vieira, Bruno Matos |
Terceiro membro da banca: | Kindel, Dora Soraia |
Quarto membro da banca: | Esquincalha, Agnaldo da Conceição |
Quinto membro da banca: | Pazuch, Vinícius |
Keywords: | Transformações Geométricas;Pesquisa de Intervenção;Linguagens Híbridas;Visualização;Ensino Fundamental;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Geometric Transformations;Intervention Researc;Hybrid Languages;Visualization;Elementary school;Virtual Learning Environment;Transformaciones geométricas;Investigación de intervención;Lenguajes híbridos;Visualización;Escuela primaria;Entorno virtual de aprendizaje |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Feb-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | IZAR, Soraya Barcellos. Transformações geométricas: linguagens híbridas e interações para promover aprendizagens de estudantes no ensino remoto. 2023. 262 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) ‒ Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
Abstract: | As transformações geométricas constituem um campo rico em conexões que possibilitam a contextualização com atividades cotidianas, artísticas e culturais e interações com outras áreas do conhecimento: Arte, Arquitetura, Biologia, Física, Química. Podem ser desenvolvidas em vários segmentos da educação básica e contribuem para apurar a observação, promover a visualização geométrica e estimular a análise crítica nos estudantes. O mapeamento realizado nesta pesquisa mostrou que há muitos estudos direcionados para as isometrias (translação, simetrias, rotação) e poucos que envolvem a transformação da proporcionalidade ‒ a homotetia. A proposta foi desenvolver um conjunto de atividades que proporcionassem a visualização geométrica e a compreensão a partir da congruência entre figuras (com as isometrias), e depois da proporcionalidade entre dimensões, até a semelhança entre figuras (com as homotetias). Nesse contexto esta tese visa responder a seguinte questão: a fim de promover aprendizagens de estudantes do Ensino Fundamental, de que forma as transformações geométricas mediadas pelas linguagens híbridas e por software de geometria dinâmica contribuem para a visualização da congruência até a semelhança entre figuras geométricas em um cenário de ensino remoto? O aporte teórico ficou circunscrito às linguagens híbridas; à visualização; à mediação e intervenção pedagógicas. A pesquisa de intervenção aconteceu ao longo de 2020 e 2021, durante o distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, com estudantes do 7.° ano (12-13 anos) do Ensino Fundamental do CAp-UERJ, onde a pesquisadora era professora regente. No decorrer do ensino remoto, os encontros síncronos foram realizados no ambiente de webconferência da Rede Brasileira para Educação e Pesquisa (RNP), e tarefas assíncronas foram disponibilizadas no AVA. Foram utilizados recursos multimídia e programas de geometria dinâmica (GeoGebra) disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do CAp – o AVACAp. O foco da análise esteve direcionado à mediação dos recursos híbridos e multimidiáticos e à interação como potencializadora da aprendizagem. A proposição mostrou- se profícua a respeito da compreensão, pelos alunos, a partir da congruência, e depois da proporcionalidade, até a semelhança de figuras geométricas. A pesquisa ressalta a importância de explorar as linguagens híbridas associadas a recursos dinâmicos e de potencializar a interação com os estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem. A tese defendida é a de que a utilização de recursos variados em um ambiente multimídia, com atividades que valorizam linguagens híbridas, promove a compreensão de propriedades e características das transformações geométricas. |
Abstract: | Geometric transformations constitute a rich field of connections that allow the contextualization
with everyday, artistic, and cultural activities and interactions with other areas of knowledge:
Art, Architecture, Biology, Physics, and Chemistry. They can be developed in various segments
of basic education and contribute to refining observation, promoting geometric visualization,
and stimulating critical analysis in students. The mapping carried out in this research has shown
that there are many studies focused on isometries (translation, symmetry, rotation) and few that
involve the transformation of proportionality - homothety. The intention was to develop a set
of activities that would provide geometric visualization and understanding starting from
congruence between figures (using isometries), proportionality between dimensions, and
extending to the similarity between figures (using homotheties). In this context, this thesis aims
to answer the following question: in order to promote learning in elementary school students,
how do geometric transformations mediated by hybrid languages and dynamic geometry
software contribute to the visualization from congruence to similarity between geometric
figures in a remote teaching scenario? The theoretical framework was limited to hybrid
languages, visualization, and pedagogical mediation and intervention. The intervention
research took place throughout 2020 and 2021, during the social distancing imposed by the
COVID-19 pandemic, with 7th-grade students (12-13 year-olds) at CAp-UERJ, where the
researcher was the homeroom teacher. During remote teaching, synchronous meetings were
held in the web conferencing environment of the Brazilian Education and Research Network
(RNP), and asynchronous tasks were made available in the LMS. Multimedia resources and
dynamic geometry software (GeoGebra) available in the CAp Virtual Learning Environment -
AVACAp were used. The focus of the analysis was directed towards the mediation of hybrid
and multimedia resources and interaction as an enhancer of learning. The proposition proved
fruitful regarding students' understanding, starting from congruence, then moving to
proportionality, and finally to the similarity of geometric figures. The research highlights the
importance of exploring hybrid languages associated with dynamic resources and enhancing
interaction with students in virtual learning environments. The thesis argues that the use of
varied resources in a multimedia environment, with activities that value hybrid languages,
promotes the understanding of properties and characteristics of geometric transformations. Las transformaciones geométricas constituyen un rico campo en conexiones que posibilitan la contextualización con actividades cotidianas, artísticas y culturales e interacciones con otras áreas del conocimiento: Arte, Arquitectura, biología, Física, Química. Pueden ser desenvueltas en varios segmentos de la educación básica y contribuyen para apurar la observación, promover la visualización geométrica y estimular el análisis crítico en los estudiantes. El mapeo realizado en este trabajo mostró que hay muchos estudios direccionados para las isometrías (translación, simetrías, rotación) y pocos que envuelven la transformación de la proporcionalidad ‒ la homotecia. La propuesta fue desenvolver un conjunto de actividades que proporcionasen la visualización geométrica y la comprensión a partir de la congruencia entre figuras (con las isometrías), proporcionalidad entre dimensiones, hasta la semejanza entre figuras (con las homotecias).En este contexto esta tese visa responder a la siguiente cuestión: a fin de promover aprendizajes de estudiantes de la Enseñanza Fundamental, ¿de qué forma las transformaciones geométricas mediadas por los lenguajes híbridos y por softwares de geometría dinámica contribuyen para la visualización de la congruencia hasta la semejanza entre figuras geométricas en un escenario de enseñanza remota? El aporte teórico fue circunscripto a los lenguajes híbridos; a la visualización; a la mediación y a la intervención pedagógica. La pesquisa de intervención se desarrolló a lo largo de 2020 y 2021, durante el distanciamiento social impuesto por la pandemia del COVID-19, con estudiantes de 7° ano (12-13 años) de Enseñanza Fundamental del Colegio de Aplicación de la Universidad Estadual de Rio de Janeiro (CAp-UERJ), donde la investigadora era profesora regente. En el discurrir de la enseñanza remota, los encuentros síncronos fueron realizados en el ambiente de web conferencia de la Red Brasilera para Educación y Pesquisa (RNP), y tareas asíncronas disponibles en la plataforma AVA. Fueron utilizados recursos multimedios y programas de geometría dinámica (GeoGebra) disponibles en el Ambiente Virtual de Aprendizaje CAp – o AVACAp. El foco de análisis estuvo direccionado a la mediación de los recursos híbridos y multimedios y a la interacción como impulso del aprendizaje. La proposición se mostró favorable al respecto de la compresión, por los alumnos, a partir de la congruencia, y después de la proporcionalidad, hasta la semejanza de figuras geométricas. La pesquisa resalta la importancia de explorar los lenguajes híbridos asociadas a recursos dinámicos y de potencializar la interacción con los estudiantes en ambientes virtuales de aprendizaje. La tese defendida es la de que la utilización de recursos variados en un ambiente multimedios con actividades que valorizan lenguajes híbridos promueve la comprensión de propriedades y características de las transformaciones geométricas. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20318 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Soraya Barcellos Izar.pdf | 22.67 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.