Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20320Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Nascimento, Sueli de França | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-13T14:20:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-13T14:20:07Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Sueli de França. A Interação família-escola sob o olhar dos estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais-Campus São João Evangelista. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20320 | - |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa apresentou como jovens estudantes do Instituto Federal Minas Gerais - Campus São João Evangelista- IFMG-SJE viam a participação da família em sua vida escolar, uma vez que a parceria Família Escola pode ser considerada imprescindível para a contribuição na formação do cidadão como sujeito de direitos. Mostrou também a concepção múltipla e diversificada de família; o relacionamento estudante, família e IFMG-SJE e ainda como estes jovens se sentiam em relação à sua autonomia e identidade diante dessas duas instituições. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como os estudantes do IFMG-SJE, identificavam a interação Família-Escola durante seu processo de formação no campus. Esta meta foi possível através da produção de dados resultantes de análise documental, aplicação de questionários semiestruturados, e rodas de conversa, que oportunizaram o diálogo, ouvindo seus anseios e percepções. Os estudantes apontaram o desejo de autonomia e construção de seus próprios caminhos, uma vez que estavam inseridos em ambientes voltados para educação e formação, onde se influenciavam, motivavam ou interferiam reciprocamente. A partir destas reflexões trazidas por essa parcela da juventude do IFMG-SJE, foi possível observar a importância dada à participação da família em sua vida escolar. O desejo de ter espaço para escuta e praticar na família e na escola a autonomia, esta, que faz parte do seu processo de formação social e profissional foi manifestado, através de propostas de ações que pretendiam incluir estudantes e famílias, em uma gestão de caráter participativo e interativo no IFMG- SJE. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Juventudes | pt_BR |
| dc.subject | Ambiente Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Participação | pt_BR |
| dc.subject | Diálogo | pt_BR |
| dc.subject | Autonomia | pt_BR |
| dc.subject | Youth | pt_BR |
| dc.subject | School Environment | pt_BR |
| dc.subject | Participation | pt_BR |
| dc.subject | Dialogue | pt_BR |
| dc.subject | Autonomy | pt_BR |
| dc.title | A Interação família-escola sob o olhar dos estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais-Campus São João Evangelista | pt_BR |
| dc.title.alternative | The family-school interaction under the eyes of the students of the Federal Institute of Minas Gerais - São João Evangelista Campus | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This research presented how young students of the Federal Institute Minas Gerais - Campus São João Evangelista-IFMG-SJE saw the participation of the family in their school life, since the Family School partnership can be considered a guarantee for the contribution in the formation of the citizen as a subject of rights. It also showed the multiple and diversified creation of families; the student, family and IFMG-SJE relationship and also how young people felt in relation to their autonomy and identity in relation to these two institutions. The general objective of this research was to understand how IFMG-SJE students identify the Family-School interaction during their training process on campus. This goal was possible through the production of data resulting from document analysis, application of semi- structured sessions, and conversation circles, which provided opportunities for dialogue, listening to their concerns and listening. The students indicated the desire for autonomy and the construction of their own paths, since they were inserted in environments focused on education and training, where they influenced, motivated or interfered reciprocally. Based on reflections brought by this part of the IFMG-SJE youth, it was possible to observe the importance given to family participation in their school lives. The desire to have space to listen and practice autonomy in the family and at school, which is part of their social and professional training process, was expressed through proposals for actions aimed at including students and families in a management of participatory and interactive character at IFMG-SJE. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2424-4897 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8157644491604380 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-2424-4897 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8157644491604380 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Frade, Carmen Oliveira | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8075426365980915 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Bruno Rafael Camargos de | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0032934829990046 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9019732835411966 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
| dc.relation.references | ABRAMOVAY, Miriam (coord.). Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas. Brasília: UNESCO, BID, 2002. ABRAMOVAY, Miriam; ESTEVES, Luiz Carlos Gil. (org) Juventude, Juventudes: pelos outros e por elas mesmas. Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: Ministério da Educação, 2008. AMARAL, Francisco. Direito civil: introdução. 7. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2008. ANJOS, Ricardo Eleutério dos. APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO- CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S.L.], v. 9, n. 1, p. 106, 13 jun. 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p106-126>. Acesso em: 26 ago. 2021. ARAÚJO, A.F.; FERNANDES, J.P.; ARAÚJO, J.M.A. Educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso. Disponível em : https://www.scielo.br/j/rbedu/a/CMfrVRSLrCwfFm6sdD8fbVR/?lang=pt. Acesso em: 05/09/2023 Revista Brasileira de Educação ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: JC, 1981. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. São Paulo: LTC, 2012. BARBOSA, Jane Rangel Alves. Administração Pública e a Escola Cidadã. ANPAE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 215 a 230, jul/dez, 1999. BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1996. BOGHOSSIAN, Cynthia Ozon; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Revisão sistemática sobre juventude e participação nos últimos 10 anos. Saúde e Sociedade, [S. L.], v. 18, n. 3, p. 411-423, set. 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902009000300006>. Acesso em: 23 fev. 2023. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, 11 jan. 2002. Disponível:< https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2002/lei- 10406-10-janeiro-2002-432893-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 27 fev.2022. BRASIL. Lei no 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Diário Oficial da União, ago. 2013. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm>. Acesso em: 22 jun.2022 64 BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 22 jan.2022 BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP no 14/2017, de 12 de setembro de 2017. Normatização nacional sobre o uso do nome social na educação básica. Diário Oficial da União: seção 1, p. 10, 18 jan. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=72921- pcp014-17-pdf&category_slug=setembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 25 fev. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais Curriculares do Ensino Médio. In: Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2018. p.02- 144-201. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448- diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 17 set. 2022. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde do adolescente: competências e habilidades. Brasília, DF: Editora do Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_adolescente_competencias_habilidades.p df>. Acesso em: 15 jan.2022. CAETANO, L. M. Relação escola e família: uma proposta de parceria. Intellectus - Revista Acadêmica Digital, v. 1, p. 38-46, julho/dezembro 2003. Disponível em: <http://www.revistaintellectus.com.br/artigos/1.6.pdf>. Acesso em: 16 out. 2022. CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Modos de educação, gênero e relações escola-família. Cadernos de Pesquisa, [S.L.], v. 34, n. 121, p. 41-58, abr. 2004. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742004000100003>. Acesso em: 14set.2022 CASTRO, Jorge Abrahão de; AQUINO, Luseni Maria Cordeiro de; ANDRADE, Carla Coelho de; (org). Juventude Políticas Sociais I. Brasília: IPEA, 2009. 303 p. CHECCHIA, Ana Karina Amorim. Adolescência e escolarização: uma perspectiva crítica em psicologia escolar. Campinas: Alínea, 2010. DAMASCENO, Kely Meyre. Contribuição Do Programa De Assistência Estudantil Para Estudantes Ingressantes Por Meio De Ações Afirmativas Para O Curso De Nível Técnico Integrado Em Agropecuária Do Instituto Federal De Minas Gerais – Campus São João Evangelista. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/5226/2/2019%20- %20Kely%20Meiry%20Damasceno.pdf>. Acesso em: jan. 2023. DAYRELL Juarez, CARRANO Paulo, MAIA Linhares Carla, organizadores. Juventude e Ensino médio: diferentes olhares e práticas [recurso eletrônico] / organizadoras. Ramos, 65 Maria Beatriz Jacques. Faria Elaine Turk. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: PUCRS, 2011. OU DAYRREL, J; CARRANO P; MAIA, C. L. (org). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. 339 p. DAYRELL, J; MOREIRA, M. I. C; STENGEL, M. (org) Juventudes contemporâneas: um mosaico de possibilidades. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2011. DOULA, Maria Sheila. Família, escola e juventude nos debates sobre a cultura contemporânea. Educ. rev, v. 29, n. 1, mar, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/zSnw9g5s7r5PcgrhwRNmY8n/>. Acesso em: 25 fev. 2023. FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Direito das Famílias. 3. Ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2011-2012. FÁVERO, Osmar; SPÓSITO, Marília Pontes; CARRANO, Paulo; NOVAES, Regina Reys (org.). Juventude e Contemporaneidade. Brasília, DF: UNESCO/ MEC/ ANPEd, 2007. 284 p. (Coleção Educação para Todos; 16). FERNANDES, Alexssandra Cássia Oliveira Galvão. A Família na vida escolar. 2014. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. Disponivel em: <https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6977/1/PDF%20- %20Alexssandra%20C%C3%A1ssia%20Oliveira%20Galv%C3%A3o%20Fernandes.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2023. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. GIL, Carmem Zeli de Vargas. Jovens e juventudes: consensos e desafios. Educação (UFSM), [S.L.], v. 36, n. 1, p. 25-42, 20 abr. 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5902/198464442909>. Acesso em: 23 fev. 2023. GIROUX, Henry. Escola Crítica e Política Cultural. 4. Ed. Cortez. São Paulo: 1987. IÇAMI, Tiba. Quem ama, educa. Ed. Gente. São Paulo, 2002. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo Demográfico de 2010. Disponível em: <www.ibge.gov.br/home/estatística/população/censo2010/default.shtm>. Acesso em: 25 ago. 2021. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo Demográfico de 2022. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9110-estatisticas-do- registro-civil.html?=&t=destaque-2017>. Acesso em: 10 out. 2021. 66 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. Resolução no 6, de 19 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do IFMG–Campus São João Evangelista. Disponível em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/images>. Acesso em: jan. 2023. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. Resolução no 8, de 20 de março de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento Disciplinar Discente. Belo Horizonte: 2018. Disponível em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/images/artigos/ensino/regimento-disciplinar- discente.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2023. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. Resolução no 9, de 03 de julho de 2020. Dispõe sobre a Aprovação da Política de Assistência Estudantil no âmbito do IFMG e Revogação da Resolução no 3/2019. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <https://www.ifmg.edu.br/governadorvaladares/extensao/assistencia-estudantil/normas-e- regulamentos/resolucao-09_de-julho-2020_politica-de-assistencia-estudantil.pdf>. Acesso em: 18 nov.2022. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. Instrução Normativa n° 02, de 03 de maio de 2023. Altera a Instrução Normativa no02/2022, que estabelece diretrizes orientadoras para o PROCESSO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO RACIAL complementar à autodeclaração étnico-racial de candidatos(as) pretos(as) e pardos(as), para ingresso em processos seletivos de discentes dos Cursos Técnicos e de Graduação do IFMG. Belo Horizonte, 2023. Disponível em: <https://www.ifmg.edu.br/portal/ensino/InstruoNormativaHETEROIDENTIFICAORACIAL N022023.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2023. IPEA , Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 2016 . Investigando a chefia feminina na família. Disponível: < https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5286> = Acesso em: 23 out. 2021. LEVI, G.; SCHMIDT, J. C. História dos jovens (v. 1 e 2). São Paulo: Companhia das Letras, 1996. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola. Teoria e Prática. 5. Ed. Goiânia: Alternativa, 2004. LIMA, Graciliane Elinaide de. Análise da abordagem de programação de computadores no contexto do ensino das ciências agrárias do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista. 2023. 107 f. Dissertação ((Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Instituto de agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: <https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/6667/2/2023%20- %20Gracilane%20Elinaide%20de%20Lima.Pdf>. Acesso em: jun. 2023 LUCK, Heloisa. A Gestão participativa na Escola. Petrópolis: Saraiva, 2016. v. 3. (Série Cadernos de Gestão). 67 LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. Ed. Rio de Janeiro: EPU, 2015. MADALENO, Rolf. Direito de família. 8. ed., rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2018. MARGULIS, Mario; URRESTI, Marcelo. "La juventud es más que una palabra". In: MARGULIS, M. (org.). La juventud es más que una palabra. Buenos Aires: Biblos, 1996. MELO, Rúrion. Teoria crítica e os sentidos da emancipação. Caderno Crh, [S.L.], v. 24, n. 62, p. 249-262, ago. 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s0103- 49792011000200002>. Acesso em: MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Limite da Exclusão Social -Meninos e Meninas de Rua no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1992. OZELLA, S. (Org). Adolescências construídas: a visão da psicologia sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2003. PARO, Henrique Vitor. Educação Como Exercício Do Poder: Crítica ao Senso Comum da Educação. 3. Ed. Cortez. São Paulo: 2014. PAULILO, M. I. S. O peso do trabalho leve. Revista Ciência Hoje, Rio de Janeiro, SBPC, v. 5, n. 28, p. 64-70, 1987. Disponível em: <http://www.naf.ufsc.br/files/2010/09/OPesodoTrabalhoLeve.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2023. PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação, n. 5, p. 15-24, maio 1997. Disponível em: <http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE05_6/RBDE05_6_04_ANGELIN A_PERALVA.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2023. PEREZ, Tereza. Diálogo escola-família: parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. São Paulo: Ed. Moderna, 2019. PNUD no Brasil, Relatório anual. Disponível em: < https://brasil.un.org/pt-br/63182-pnud- em-a%C3%A7%C3%A3o-relat%C3%B3rio-anual-2012>. Acesso em: 22. fev. 2022. POLONIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, [S. L.], v. 9, n. 2, p. 303312, dez. 2005. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572005000200012>. Acesso em: 22. fev. 2023. RAMOS, Mônica Daltro; FARIA, Anna Amélia de. 2011. A escola como instituição cuidadora: novas formas de construção de laços sobre o saber de si mesmo e dos outros. Psicologia Escolar e Educacional, 263-272 Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931984000100009>. Acesso em: 20 mar. 2022 RAPPAPORT, Clara Regina. Psicologia do Desenvolvimento: a idade escolar e a adolescência. São Paulo: EPU, 1981-1982. 68 REALI, Aline Maria Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões. Puccinelli. Interação escola-famílias: concepções de professores e práticas pedagógicas. In: MIZUKAMI, Maria da Graça N.; REALI, Aline Maria Medeiros Rodrigues (orgs.). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: UFSCAR, 2002. p.74-98. REIS, Risolene Pereira. In. Mundo Jovem, n. 373, p. 6, fev. 2007. SANTAMARINA, C.; MARINAS, J. M. Histórias de vida e história oral. In: DELGADO, Juan M; GUTIÉRREZ, Juan (org.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995. p. 259-287. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2005. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 21. Ed. Cortez. São Paulo, 1989. SCHENEIDER, Glaucia Martins; HERNANDORENA, Maria do Carmo. Serviço Social na Educação-Perspectivas e Possibilidades. Porto ALEGRE: CMC, 2012. SEMANA DE PAIS E MESTRES, I, 2020, São João Evangelista, Minas Gerais. Anais eletrônicos [...] São João Evangelista: IFMG, 2020. Disponível em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/index.php/noticias/1394-vem-ai-a-i-semana-de-pais-e- mestres-de-2020>. Acesso em: 20 mar. 2023. SEMANA DE PAIS E MESTRES, II, 2021, São João Evangelista, Minas Gerais. Anais eletrônicos [...] São João Evangelista: IFMG, 2021. Disponível em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/index.php/manchete/1709-vem-ai-a-ii-semana-de-pais-e- mestres-de-2021>. Acesso em: 21 mar. 2023. SILVA Tomas Tadeu Da. O Sujeito da Educação. 5. Ed. Vozes. Petrópolis, 2002. SIQUEIRA, C. T. Construção de Saberes, criação de fazeres: educação de jovens no hip hop de São Carlos. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, 2004. Disponível em:<https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2795/DissCTS.pdf?sequence=1&isA llowed=y>. Acesso em: 16 fev. 2023. SOUZA, Jacqueline Pereira. A importância da família no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. 2012. 20 f. Artigo (Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional). Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fortaleza, 2012. Disponível em: https://apeoc.org.br/extra/artigos_cientificos. Acesso em: 16 fev. 2023. SZYMANSKI, Heloisa. A relação família/escola: desafios e perspectivas. Brasília: Liber livro, 2009, P. 98. SZYMANSKI, Heloisa. Encontros e desencontros na relação família escola. In: Os desafios encontrados no cotidiano escolar. São Paulo. FDE, 2002, P.213-225. TANCREDI, Regina Maria Simões. Puccinelli; REALI, Aline Maria Medeiros Rodrigues. Visões de professores sobre seus alunos: um estudo na área da educação infantil. In: Reunião Anual da ANPEd, 24, 2001, Caxambu. Anais [...] Caxambu, 2001. p. 1-16. Disponível em: 69 http://www.anped.org.br. Acesso em: 15 fev. 2023. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. ZAGURY, Tania. O adolescente por ele mesmo. 18. Ed. Rio de Janeiro: Record, 1996. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Sueli de França Nascimento.pdf | 5.82 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
