Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20320
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Interação família-escola sob o olhar dos estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais-Campus São João Evangelista
Título(s) alternativo(s): The family-school interaction under the eyes of the students of the Federal Institute of Minas Gerais - São João Evangelista Campus
Autor(es): Nascimento, Sueli de França
Orientador(a): Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Primeiro membro da banca: Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
Segundo membro da banca: Frade, Carmen Oliveira
Terceiro membro da banca: Oliveira, Bruno Rafael Camargos de
Palavras-chave: Juventudes;Ambiente Escolar;Participação;Diálogo;Autonomia;Youth;School Environment;Participation;Dialogue;Autonomy
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 1-Set-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: NASCIMENTO, Sueli de França. A Interação família-escola sob o olhar dos estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais-Campus São João Evangelista. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: Esta pesquisa apresentou como jovens estudantes do Instituto Federal Minas Gerais - Campus São João Evangelista- IFMG-SJE viam a participação da família em sua vida escolar, uma vez que a parceria Família Escola pode ser considerada imprescindível para a contribuição na formação do cidadão como sujeito de direitos. Mostrou também a concepção múltipla e diversificada de família; o relacionamento estudante, família e IFMG-SJE e ainda como estes jovens se sentiam em relação à sua autonomia e identidade diante dessas duas instituições. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como os estudantes do IFMG-SJE, identificavam a interação Família-Escola durante seu processo de formação no campus. Esta meta foi possível através da produção de dados resultantes de análise documental, aplicação de questionários semiestruturados, e rodas de conversa, que oportunizaram o diálogo, ouvindo seus anseios e percepções. Os estudantes apontaram o desejo de autonomia e construção de seus próprios caminhos, uma vez que estavam inseridos em ambientes voltados para educação e formação, onde se influenciavam, motivavam ou interferiam reciprocamente. A partir destas reflexões trazidas por essa parcela da juventude do IFMG-SJE, foi possível observar a importância dada à participação da família em sua vida escolar. O desejo de ter espaço para escuta e praticar na família e na escola a autonomia, esta, que faz parte do seu processo de formação social e profissional foi manifestado, através de propostas de ações que pretendiam incluir estudantes e famílias, em uma gestão de caráter participativo e interativo no IFMG- SJE.
Abstract: This research presented how young students of the Federal Institute Minas Gerais - Campus São João Evangelista-IFMG-SJE saw the participation of the family in their school life, since the Family School partnership can be considered a guarantee for the contribution in the formation of the citizen as a subject of rights. It also showed the multiple and diversified creation of families; the student, family and IFMG-SJE relationship and also how young people felt in relation to their autonomy and identity in relation to these two institutions. The general objective of this research was to understand how IFMG-SJE students identify the Family-School interaction during their training process on campus. This goal was possible through the production of data resulting from document analysis, application of semi- structured sessions, and conversation circles, which provided opportunities for dialogue, listening to their concerns and listening. The students indicated the desire for autonomy and the construction of their own paths, since they were inserted in environments focused on education and training, where they influenced, motivated or interfered reciprocally. Based on reflections brought by this part of the IFMG-SJE youth, it was possible to observe the importance given to family participation in their school lives. The desire to have space to listen and practice autonomy in the family and at school, which is part of their social and professional training process, was expressed through proposals for actions aimed at including students and families in a management of participatory and interactive character at IFMG-SJE.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20320
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - Sueli de França Nascimento.pdf5.82 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.