Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20375Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Carvalho, Talita Cabral da Ponte | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-14T13:03:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-14T13:03:11Z | - |
| dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Talita Cabral da Ponte. Transver o mundo e amar o puro traste em flor: uma conversa com Paulo Freire e Manoel de Barros. 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20375 | - |
| dc.description.abstract | O presente texto traz as considerações de pesquisa tecidas a partir das reflexões realizadas ao longo dos estudos do Mestrado, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ao colocar Manoel de Barros em diálogo com Paulo Freire, nosso principal objetivo é aprofundar a leitura da obra do educador, sobretudo quanto às tensões existentes em muitas questões de nosso tempo e que confrontam fatos do capitalismo contemporâneo. Nesse sentido, a poesia barroseana nos permite “transver” o pensamento freireano, porque ultrapassa o entendimento e a leitura de palavras para alcançar uma nova leitura de mundo. Aspectos biográficos de Paulo Freire, como alguns pontos de sua infância e recortes específicos de seu pensamento, como a ideia do sonho possível, da utopia, dos inéditos-viáveis, das situações- limite e da esperança constroem o primeiro capítulo, “Esperançar é carregar água na peneira”, em que o pensamento freireano adquire novos sentidos no “devaneio poético” de Manoel de Barros. O segundo capítulo, “O elogio do inútil contra o fatalismo neoliberal”, por sua vez, aborda alguns conceitos freireanos, como a recusa ao discurso e à ideologia neoliberal, a vocação ontológica de humanização, a busca do Ser Mais, a consciência do inacabamento e a crítica à educação bancária e encontra, na poesia barroseana, a partir de um protagonismo estético de ruptura que ressignifica inutilidades, belezas e desimportâncias, uma leitura que nos faz pensar sobre alguns problemas contemporâneos. O terceiro e último capítulo, “Nem reis nem regências: o momento (est)ético da linguagem e a procura do sonho de Guevara”, tem como abordagem principal o cruzamento das estéticas, freireana e barroseana, na percepção de suas linguagens e suas leituras em torno da ideia de linguagem enquanto categoria estética e política. Por fim, encerramos a pesquisa trazendo as considerações finais acerca do que foi realizado e do que ainda pode se realizar dentro da temática escolhida e das problemáticas que a envolvem e, ainda, nos dedicamos a pensar sobre a contemporânea necessidade de resgatarmos a nossa sensibilidade a partir de uma experiência da “poética da dor”. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Educação freireana | pt_BR |
| dc.subject | Poesia barroseana | pt_BR |
| dc.subject | Política | pt_BR |
| dc.subject | Estética | pt_BR |
| dc.subject | Transformação | pt_BR |
| dc.subject | Freirean education | pt_BR |
| dc.subject | Barrosian poetry | pt_BR |
| dc.subject | Policy | pt_BR |
| dc.subject | Aesthetics | pt_BR |
| dc.subject | Transformation | pt_BR |
| dc.title | Transver o mundo e amar o puro traste em flor: uma conversa com Paulo Freire e Manoel de Barros | pt_BR |
| dc.title.alternative | Seeing beyond the world and love the pure fret in bloom: a conversation with Paulo Freire and Manoel de Barros | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This text brings research considerations woven from the reflections carried out throughout the Master's studies, carried out by the Graduate Program in Education, Contemporary Contexts and Popular Demands, at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. By placing Manoel de Barros in dialogue with Paulo Freire, our main objective is to deepen the reading of the educator's work, especially regarding the tensions that exist in many issues of our time and that confront facts of contemporary capitalism. In this sense, Barroso's poetry allows us to “pass through” Freire's thought, because it goes beyond the understanding and reading of words to reach a new world reading. Biographical aspects of Paulo Freire, such as some points from his childhood and specific excerpts from his thought, such as the idea of the possible dream, utopia, unpublished-viables, extreme situations and hope, build the first chapter, “Hoping is carrying water in a sieve”, in which Freire's thought acquires new meanings in Manoel de Barros' “poetic reverie”. The second chapter, “The praise of the useless against neoliberal fatalism”, in turn, addresses some Freirean concepts, such as the refusal of neoliberal discourse and ideology, the ontological vocation of humanization, the search for Being More, the awareness of incompleteness and the critique of banking education and finds, in Barroso's poetry, from an aesthetic protagonism of rupture that re-signifies uselessness, beauties and unimportantness, a reading that makes us think about some contemporary problems. The third and final chapter, “Neither kings nor regencies: the (aesthetic) moment of language and the search for Guevara's dream”, has as its main approach the crossing of aesthetics, Freirean and Baroque, in the perception of their languages and their readings around the idea of language as an aesthetic and political category. Finally, we close the research by bringing the final considerations about what has been done and what can still be done within the chosen theme and the problems that involve it, and we also dedicate ourselves to thinking about the contemporary need to rescue our sensitivity to from an experience of the “poetics of pain”. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Berino, Aristóteles de Paula | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-6013-7784 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8079382084565252 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Berino, Aristóteles de Paula | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-6013-7784 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8079382084565252 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Fernandes, Mônica Pinheiro | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9288912352531738 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Andrade, Nivea Maria da Silva | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3935110053373971 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3665234990248803 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | ALVES, Rubem. Do universo à jabuticaba. São Paulo: Editora Planeta, 2014. BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. BARBOSA, Luiz Henrique. Palavras do chão: um olhar sobre a linguagem adâmica em Manoel de Barros. São Paulo: Annablume; Belo Horizonte: Fumec, 2003. BARROS, Manoel de. Gramática expositiva do chão: poesia quase toda. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, s/d. p. 296. BARROS, Manoel de. Livro de pré-coisas. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997. BARROS, Manoel de. O fazedor de amanhecer. Ilustrações de Ziraldo. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001. (Livro infantil não paginado). BARROS, Manoel de. Poemas rupestres. Rio de Janeiro: Record, 2004. BARROS, Manoel de. Entrevista concedida à Mara Conceição, durante o curso de doutoramento em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2005. In: CONCEIÇÃO, Mara. Manoel de Barros, Murilo Mendes e Francis Ponge: nomeação e pensatividade poética. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. BARROS, Manoel de. Entrevista concedida a Bosco Martins. Revista Caros Amigos, [s.l.], ano XII, n. 141, dez. 2008. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/ a-caros-amigos-traz-a-poesia-de- manoel-de-barros. Acesso em: 10 fev. 2022. BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010a. BARROS, Manoel de. Gramática expositiva do chão. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010b. BARROS, Manoel de. Menino do mato. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2015a. BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. Antologia. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2015b. BARROS, Manoel de. Poemas concebidos sem pecado e Face imóvel. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016a. BARROS, Manoel de. Arranjos para assobio. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016b. BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016c. BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016d. BARROS, Manoel de. O guardador de águas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017. BARROS, Manoel de. Memórias inventadas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018. BARROS, Manoel de. Matéria de poesia. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019a. BARROS, Manoel de. Poeminha em língua de brincar. Ilustração: Kammal João. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019b. BASTOS, Fábio da Purificação de. “Dizer a sua palavra”. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Coordenação geral: Danilo R. Streck. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 152-154. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001. BAUMAN, Zygmunt; DONSKIS, Leonidas. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. BERINO, Aristóteles. Para ser um ser no mundo: a humanização é uma poética em Paulo Freire. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 55, p. 329-339, out./dez. 2018. BERINO, Aristóteles. Centenário de Paulo Freire e outras conversas da pandemia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: uma história de pessoas, de letras e palavras. Participação: Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Editora Unesp, 2005. BRASIL. Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007,que regulamenta o 150 Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomentoà Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, p. 1, col. 1, 17 fev. 2017. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/602639/publicacao/15657824. Acesso em: 08 nov. 2020. BRASIL. Medida Provisória 746, de 2016 (Reformulação Ensino Médio). Institui a Política deFomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei 9.394,de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992. Acesso em: 08 nov. 2020. CAMPOS, Cristina. Manoel de Barros: o demiurgo das terras encharcadas – educação pela vivência do chão. Cuiabá, MT: Carlini & Caniato, 2010. CASTELLO, José. “Manoel de Barros faz do absurdo sensatez”. Entrevista realizada com o poeta Manoel de Barros, publicada no Jornal Estado de São Paulo, em 18 de outubro de 1997. Atualmente, a entrevista se encontra disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/castel11.html. Acesso em: 01 set. 2021. CASTELLO, José. Inventário das sombras. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006. CICERO, Antonio. Poesia e Filosofia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. CONCEIÇÃO, Mara. Manoel de Barros, Murilo Mendes e Francis Ponge: nomeação e pensatividade poética. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. v. 4. ESCOBAR, Miguel. “Ad-mirar”. Tradução de Mirele Alberton. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Coordenação geral: Danilo R. Streck. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 26-28. FERNANDES, Cleoni. “Amorosidade”. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Coordenação geral: Danilo R. Streck. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 39-40. FLECHA, Ramón. Os fundamentos linguísticos da palavra boniteza em Paulo Freire. In: FREIRE, Ana Maria Araújo. (org.). A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire. Colaboração: Becky Milano. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. p. 163-181. FORSTER, Mari Margarete dos Santos. “Educador/Educando”. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Coordenação geral: Danilo R. Streck. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 174-176. FOUCAULT, Michel. O que são as luzes? In: Michel Foucault – Ditos e escritos. [S.l.:s.n.], 1984. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: O uso dos prazeres. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque. Revisão técnica: José Augusto Guilhon Albuquerque. 8. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2020a. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: O cuidado de si. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque. Revisão técnica: José Augusto Guilhon Albuquerque. 7. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2020b. FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. 2. ed. rev. atual. São Paulo: Paz e Terra, 2017. FREIRE, Ana Maria Araújo. Preciso dizer. In: FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. Organização e notas: Ana Maria Araújo Freire. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019. p. 11-14. FREIRE, Ana Maria Araújo. (org.). A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire. Colaboração: Becky Milano. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Questões de nossa época, v. 22). 151 FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Tradução: Lilian Lopes Martin. 36. ed. rev. atual. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2014. FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. Organização e notas: Ana Maria Araújo Freire. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019a. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Organização e participação: Ana Maria Araújo Freire. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019b. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019c. FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Organização e notas: Ana Maria Araújo Freire. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019d. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 45. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019e. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020a. FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização: Ana Maria Araújo Freire. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020b. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020c. FREIRE, Paulo Freire. Política e Educação. 6. ed. Organização: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2020d. FREIRE, Paulo. Direitos humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. Organização e notas: Ana Maria Araújo Freire e Erasto Fortes Mendonça. 3. ed. Rio de Janeiro; São Paulo, Paz e Terra, 2021. FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Partir da infância: diálogos sobre educação. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020. FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021. FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. 8. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2021. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução: Adriana Lopes. 14. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2021. FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Prefácio. Pedagogia dos sonhos possíveis: a arte de tornar possível o impossível. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização: Ana Maria Araújo Freire. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020. GALHARTE, Julio Augusto Xavier; SILVA, Mariuchi Alves da; CAVALCANTI, Mônica Regina Lopes; SANTOS, Rosa Maria dos. Desgeografias brasileiras, moçambicanas e angolanas: Manoel de Barros, João Guimarães Rosa, Mia Couto e Ondjaki. In: PEREIRA, Danglei de Castro; GALHARTE, Julio Augusto Xavier. (org.). Baú de Barro(s): ensaios sobre a poética de Manoel de Barros. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 161-198. GIROUX, Henry A. Introdução: Alfabetização e a pedagogia do empowerment político. In: FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. 8. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2021. p. 33-77. GLENADEL, Paula. Prefácio: A força criadora da poesia. In: CONCEIÇÃO, Mara. Manoel de Barros, Murilo Mendes e Francis Ponge: nomeação e pensatividade poética. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. p. 7-8. HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução: Enio Paulo Giachini. 2. ed. ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. HAN, Byung-Chul. Sociedade paliativa. A dor hoje. Tradução: Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021a. HAN, Byung-Chul. Favor fechar os olhos: Em busca de um outro tempo. Tradução: Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021b. 152 KOHAN, Walter. Vida e morte da infância, entre o humano e o inumano. Educação & Realidade, Porto Alegre (UFRS), v. 35, n. 3, p. 125-138, 2010a. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/ 13083/10278. Acesso em: 31 ago. 2021. KOHAN, Walter. (org.). Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010b. KOHAN, Walter. Paulo Freire mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019. LINHARES, Célia. “Anúncio/Denúncia”. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Coordenação geral: Danilo R. Streck. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 49-50. LIPOVETSKY, Gilles. A sociedade da decepção. Entrevista coordenada por Bertrand Richard. Tradução: Armando Braio Ara. Barueri, SP: Manole, 2007. MACHADO, Madalena. Prefácio: A poesia em Mato Grosso, cantos e encantos da literatura brasileira. In: OLIVEIRA, Vanderluce Moreira Machado. A reescritura poética de Manoel de Barros. Curitiba: Appris, 2016. MANNING, Molly Guptill. Quando os livros foram à guerra: as histórias que ajudaram osAliados a vencer a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2015. MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educ. Pesqui., [on-line], v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a07.pdf. Acesso em: 05 nov. 2020. MÜLLER, Adalberto (org.). Manoel de Barros. Apresentação: Egberto Gismonti. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010. (Coleção Encontros). OLIVEIRA, Vanderluce Moreira Machado. A reescritura poética de Manoel de Barros. Curitiba: Appris, 2016. ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016. PEREIRA, Danglei de Castro; GALHARTE, Julio Augusto Xavier. (org.). Baú de Barro(s): ensaios sobre a poética de Manoel de Barros. Campinas: Pontes Editores, 2019. PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. 8. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004. PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, [on-line], n. 114, p. 179-195, 2001. Disponível em:https:// www.scielo.br/pdf/cp/n114/a08n114.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020. PITANO, Sandro de Castro; STRECK, Danilo Romeu; MORETTI, Cheron Zanini. (org.). Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica. Curitiba: Appris, 2019. QUINTANA, Mario. Nova antologia poética. São Paulo: Editora Globo, 1998. p. 118. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. 2. ed. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009. REDIN, Euclides. “Boniteza”. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Coordenação geral: Danilo R. Streck. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 71-73. RODRIGUES, Aline. A poética de desver de Manoel de Barros. Curitiba: Appris, 2016. SÓ DEZ POR CENTO é mentira. Direção e roteiro: Pedro Cezar. Produção: Artezanato Eletrônico. Depoimentos: Manoel de Barros, Bianca Ramoneda, Joel Pizzini, Abílio de Barros, Palmiro, Viviane Mosé, Danilinho, Fausto Wolff, Stella Barros, Martha Barros, João de Barros, Elisa Lucinda, Adriana Falcão, Paulo Gianini, Jaime Leibovicht e Salim Ramos Hassan. Brasil: Artezanato Eletrônico, 2008. 82 min. Site oficial: http://www.sodez. com.br/. SOUZA, Elton Luiz Leite de. (org.). Poesia pode ser que seja fazer outro mundo: uma homenagem ao centenário de Manoel de Barros. Rio de Janeiro: 7Letras, 2017. 153 STRECK, Danilo R.; ANDRADE, Diandra dos Santos de. “Metáfora”. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Coordenação geral: Danilo R. Streck. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 312-313. STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Coordenação geral: Danilo R. Streck. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. SURDI, Aguinaldo Cesar; KUNZ, Elenor. A fenomenologia como fundamentação para o movimento humano significativo. Movimento – Revista de Educação Física da UFRGS, [s.l.], v. 15, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3054. Acesso em: 08 nov. 2020. TIPOS DE REVISÃO DE LITERATURA. Botucatu: UNESP, 2015. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/ Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf. Acesso em: 08 nov. 2020. TORRES, Carlos Alberto. Diálogo e práxis educativa: uma leitura crítica de Paulo Freire. Tradução: Mônica Mattar Oliva. São Paulo: Edições Loyola, 2014. WEYH, Cênio. “Mudança/transformação social”. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (org.). Dicionário Paulo Freire. Coordenação geral: Danilo R. Streck. 4. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 327-328 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Talita Cabral da Ponte Carvalho.Pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
