Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20379Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Settimy, Thaís Fernanda de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-14T15:49:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-14T15:49:49Z | - |
| dc.date.issued | 2022-11-17 | - |
| dc.identifier.citation | SETTIMY, Thaís Fernanda de Oliveira. Visualizar é mais do que ver: um estudo sobre o processo de visualização utilizando papel, lápis e o aplicativo GeoGebra 3D. 2022. 106 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20379 | - |
| dc.description.abstract | Em nosso cotidiano há uma variedade de formas e sólidos geométricos, principalmente as que possuem três dimensões. Contudo, muitas aulas de Matemática ainda estão centradas em identificar e nomear figuras planas e no uso de figuras estáticas. Assim, surge a necessidade de refletir a respeito do papel da Geometria no currículo de Matemática. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel da visualização no desenvolvimento do pensamento geométrico e analisar contribuições e dificuldades relacionadas a este processo em atividades de Geometria Espacial, utilizando papel e lápis e o GeoGebra em sua versão para smartphone. O trabalho de campo ocorreu ao longo do segundo semestre de 2019, no âmbito da disciplina Ensino de Matemática II, tendo como sujeitos de pesquisa quatorze Licenciandos em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os dados foram produzidos mediante registros escritos dos estudantes provenientes das folhas de atividades e da produção do quadro comparativo de conceitos e experiências sobre visualização e o ensino e a aprendizagem de Geometria, gravações de áudio, capturas e gravações da tela de seus smartphones utilizando o aplicativo GeoGebra. Identificamos inicialmente que os sujeitos demonstraram dificuldades em visualizar e representar as seções do cubo, além de apresentarem alguns impasses para justificar seus processos de resolução das atividades. A visualização, como uma habilidade importante do pensamento matemático, consiste em um processo individual que não é inato e, portanto, precisa ser ensinado. Resultados revelam que a visualização é importante para compreender conceitos geométricos. Cada aluno possui uma forma específica de aprender e ao dar a possibilidade de o estudante comunicar sua estratégia de resolução e compartilhar suas reflexões sobre a atividade, conseguimos compreender melhor sua forma de pensar e identificar suas dificuldades envolvendo a visualização. Isso só será possível mediante a implementação de práticas que incentivem a justificativa e que deem espaço para novas formas de pensar. As atividades desenvolvidas contribuíram para aumentar o nível de consciência dos futuros professores sobre o quanto é importante aprender a visualizar e estar aberto ao diálogo e reflexão sobre seu próprio aprendizado. Defendemos que a utilização de diferentes recursos didáticos favorece a experimentação, a construção e a manipulação de imagens mentais, assim como auxilia o estudante a superar dificuldades relacionadas à visualização e à representação, que devem ser vistas como processos imbricados. A pesquisa inova ao inserir atividades com o GeoGebra (em smartphone e em 3D) e por potencializar o desenvolvimento da visualização mediante registros e justificativas diversas. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Visão Espacial | pt_BR |
| dc.subject | Ambientes de Geometria Dinâmica | pt_BR |
| dc.subject | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Visión Espacial | pt_BR |
| dc.subject | Ambientes de Geometría Dinámica | pt_BR |
| dc.subject | Licenciatura en Matemáticas | pt_BR |
| dc.subject | Spatial Vision | pt_BR |
| dc.subject | Dynamic Geometry Environments | pt_BR |
| dc.subject | Degree in Mathematics | pt_BR |
| dc.title | Visualizar é mais do que ver: um estudo sobre o processo de visualização utilizando papel, lápis e o aplicativo GeoGebra 3D | pt_BR |
| dc.title.alternative | Visualizar es más que ver: un estudio del proceso de visualización utilizando papel, lápiz y la aplicación GeoGebra 3D | es |
| dc.title.alternative | Visualizing is more than just seeing: a study of the visualization process using paper, pencil and the GeoGebra 3D application | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | En nuestra vida cotidiana existen una gran variedad de formas y sólidos geométricos, especialmente los que tienen tres dimensiones. Sin embargo, muchas clases de Matemáticas todavía se centran en identificar y nombrar figuras planas y el uso de figuras estáticas. Surge así la necesidad de reflexionar sobre el papel de la Geometría en el currículo de Matemáticas. Esta investigación tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de la visualización en el desarrollo del pensamiento geométrico y analizar las contribuciones y dificultades relacionadas con este proceso en las actividades de Geometría Espacial, utilizando papel y lápiz y GeoGebra en su versión para teléfonos inteligentes. El trabajo de campo se realizó durante el segundo semestre de 2019, en el ámbito de la disciplina Enseñanza de las Matemáticas II, con catorce Estudiantes de la Licenciatura en Matemáticas de la Universidad Federal Rural de Rio de Janeiro como sujetos de investigación. Los datos fueron producidos a través de registros escritos de los estudiantes a partir de las fichas de actividades y la elaboración del cuadro comparativo de conceptos y experiencias sobre la visualización y la enseñanza y aprendizaje de la Geometría, grabaciones de audio, capturas y grabaciones de la pantalla de sus smartphones utilizando la aplicación GeoGebra. Inicialmente, identificamos que los sujetos demostraron dificultades para visualizar y representar las secciones del cubo, además de presentar algunos impasses para justificar sus procesos de resolución de las actividades. La visualización, como una habilidad importante del pensamiento matemático, es un proceso individual que no es innato y, por lo tanto, debe enseñarse. De este modo, defendemos que el uso de diferentes recursos didácticos favorece la experimentación, construcción y manipulación de imágenes mentales, además de ayudar al alumno a superar las dificultades relacionadas con la visualización y la representación. Los resultados revelan que la visualización es importante para comprender los conceptos geométricos. Cada alumno tiene una forma específica de aprender y al darle la oportunidad al alumno de comunicar su estrategia de resolución y compartir sus reflexiones sobre la actividad, podemos comprender mejor su forma de pensar e identificar sus dificultades relacionadas con la visualización. Esto sólo será posible a través de la implementación de prácticas que fomenten la justificación y den cabida a nuevas formas de pensar. Las actividades desarrolladas contribuyeron a elevar el nivel de conciencia de los futuros docentes sobre lo importante que es aprender a visualizar y estar abiertos al diálogo y la reflexión sobre su propio aprendizaje. | es |
| dc.description.abstractOther | In our daily lives there are a variety of shapes and geometric solids, especially those with three dimensions. However, many Mathematics classes are still centred on identifying and naming plane figures and the use of static figures. Thus, the need arises to reflect on the role of Geometry in the Mathematics curriculum. This research aims to reflect on the role of visualization in the development of geometric thinking and to analyze contributions and difficulties related to this process in Spatial Geometry activities, using paper and pencil and GeoGebra in its smartphone version. The field work took place during the second half of 2019, within the scope of the Teaching of Mathematics II discipline, with fourteen prospective mathematics teachers from the Federal Rural University of Rio de Janeiro as research subjects. The data were produced through written records of the students from the activity sheets and the production of the comparative table of concepts and experiences on visualization and the teaching and learning of Geometry, audio recordings, captures and recordings of the screen of their smartphones using the application GeoGebra. Initially, we identified that the subjects demonstrated difficulties in visualizing and representing the sections of the cube, in addition to presenting some impasses to justify their processes of solving the activities. Visualization, as an important mathematical thinking skill, is an individual process that is not innate and therefore needs to be taught. In this way, we defend that the use of different didactic resources favours the experimentation, construction, and manipulation of mental images, as well as helping the student to overcome difficulties related to visualization and representation. Results reveal that visualization is important to understand geometric concepts. Each student has a specific way of learning and by giving the student the opportunity to communicate their resolution strategy and share their reflections on the activity, we can better understand their way of thinking and identify their difficulties involving visualization. This will only be possible through the implementation of practices that encourage justification and make room for new ways of thinking. The activities developed contributed to raise the level of awareness of future teachers about how important it is to learn to visualize and be open to dialogue and reflection on their own learning. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Bairral, Marcelo Almeida | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5432-9261 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0159010164759435 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Bairral, Marcelo Almeida | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-5432-9261 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0159010164759435 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Vieira, Bruno Matos | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3445-0873 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1816191758677900 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Pinto, Gisela Maria da Fonseca | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-2468-5361 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3263886276740592 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Leivas, José Carlos Pinto | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0001-6876-1461 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0314545667166824 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Amaral, Rúbia Barcelos | - |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/5875288343819683 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-7194-4656 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4248298349404498 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | ALVES, G. S.; SOARES, A. B. Geometria Dinâmica: um estudo de seus recursos, potencialidades e limitações através do software Tabulae. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2003. p. 175-186. AMIEL, T.; REEVES, T. C. Design-based research and educational technology: Rethinking technology and the research agenda. Journal of educational technology & society, v. 11, n. 4, p. 29-40, 2008. ARCAVI, A. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, 52, 215-241, 2003. BAIRRAL, M. A. Do clique ao touchscreen: Novas formas de interação e de aprendizado matemático. In: Reunião anual da anped, Goiânia, n 36 de setembro a 2 de outubro de 2013. BAIRRAL, M. A. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação e Educação Matemática. Série InovaComTic, vol. 1. Rio de Janeiro: Edur, 2009. BAIRRAL, M. A.; ASSIS, A. R.; SILVA, B. C. C. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica: Edur, 2015. BAIRRAL, M. A.; BARREIRA, J. C. F. Algumas particularidades de ambientes de geometria dinâmica na educação geométrica. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 6, n. 2, p. 46-64, 2017. BAIRRAL, M. A.; GIMENEZ, J. Educação geométrica e formação continuada de professores em um ambiente virtual. Seropédica: Edur, 2012. BAIRRAL, M., SETTIMY, T.; HONORATO, V. Secionando um cubo: o que fazer se três pontos não determinarem um plano? Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM), 2(1), 180-202. 2013. BAKI, A.; KOSA, T.; GUVEN, B. A comparative study of the effects of using dynamic geometry software and physical manipulatives on the spatial visualisation skills of pre‐ service mathematics teachers. British Journal of Educational Technology, v. 42, n. 2, p. 291-310, 2011. BARAB, S.; SQUIRE, K. Design-based research: Putting a stake in the ground. The journal of the learning sciences, v. 13, n. 1, p. 1-14, 2004. BASTOS, R. Geometria no currículo e pensamento matemático. 1999. Disponível em: http://www.apm.pt/apm/revista/educ52/educ52_2.htm. Acesso em: 12 abr. 2018. BECKER, M. Uma alternativa para o ensino de geometria: visualização geométrica e representações de sólidos no plano. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. BULLMANN, C. L. Aprendizagem de conceitos de geometria espacial por estudantes do ensino médio: entendimentos produzidos a partir da teoria dos registros de representação 84 semiótica. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências). Ijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2018. COBB, P.; DISESSA, A.; LEHRER, R.; SCHAUBLE, L. Design experiments in educational research. Educational researcher, v. 32, n. 1, p. 9-13, 2003. COSTA, C. Visualização, veículo para a educação em geometria. In: SARAIVA, M; COELHO, I; MATOS, J. (Org(s), Ed(1). Ensino e Aprendizagem de Geometria. Lisboa, Portugal Editora, 2002. p. 157-184. COSTA, N. M. L.; POLONI, M. Y. Design based research: uma metodologia para pesquisa em formação de professores que ensinam matemática (CO). In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. 2011. DEL GRANDE, J. Spatial sense. The Arithmetic Teacher, v. 37, n. 6, p. 14-20, 1990. DIKOVIĆ, L. Applications GeoGebra into teaching some topics of mathematics at the college level. Computer Science and Information Systems, v. 6, n. 2, p. 191-203, 2009. DOCKENDORFF, M.; SOLAR, H. ICT integration in mathematics initial teacher training and its impact on visualization: the case of GeoGebra. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 49, n. 1, p. 66-84, 2018. DREYFUS, T. On the status of visual reasoning in mathematics and mathematics education. In F. Furinghetti (Ed.), Proceedings of the 15th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 1, 33-48, 1991. ETCHEVERRY, N. et al. Fomentando discusiones en un ambiente computacional a través de la experimentación y la visualización. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, v. 12, n. 21, p. 57-82, 2009. FERREIRA, E. B.; SOARES, A. B.; LIMA, J. C. As Demonstrações no Ensino da Geometria: discussões sobre a formação de professores através do uso de novas tecnologias. Boletim de Educação Matemática, v. 22, n. 34, p. 185-207, 2009. FISCHBEIN, E. The theory of figural concepts. Educational studies in mathematics, v. 24, n. 2, p. 139-162, 1993. GORGORIÓ, N. Exploring the functionality of visual and non-visual strategies in solving rotation problems. Educational Studies in Mathematics, v. 35, n. 3, p. 207-231, 1998. GORGORIÓ, N.; ARTIGUES, F.; BANYULS, F.; MOYANO, D.; PLANAS, N.; ROCA, M; XIFRÉ, À. Proceso de elaboración de atividades geométricas ricas: un ejemplo, las rotaciones. Suma. Badalona, 33, 57-71. Fev 2000. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf>. Acesso em 26 de mar 2017.>. Acesso em 26 mar. 2017. GOUVEIA, C. A. A.; MISKULIN, R. G. S. Dimensões dos Processos de visualização e de representação de uma Atividade Exploratório-Investigativa em Cálculo Diferencial e Integral: 85 Uma Análise Semiótica por meio de Obras Artísticas. Revista Saber Digital, v. 5, n. 01, p. 91- 107, 2012. GRAVINA, M. A. Geometria Dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 1-13, 1996. GUTIÉRREZ, A. Las representaciones planas de cuerpos 3-dimensionales en la enseñanza de la geometría espacial. Revista Ema, v. 3, n. 3, p. 193-220, 1998. GUTIERREZ, A. Procesos y habilidades en visualización espacial. In: Memorias del 3er Congreso Internacional sobre Investigación Matemática: Geometría. 1991. p. 44-59. GUTIÉRREZ, A. Visualization in 3 – dimensional geometry: in search of a framework. In L. Puig e Gutierrez (Eds.), Proceedings of 20th PME conference (Vol. 3, pp 19-26), Valencia: Universitat de València, Dept. de Didàctica de la Matemática, 1996. GÜVEN, B.; KOSA, T. The effect of dynamic geometry software on student mathematics teachers' spatial visualization skills. Turkish Online Journal of Educational Technology- TOJET, v. 7, n. 4, p. 100-107, 2008. HANGÜL, T.; CEZIKTURK, O. A practice for using Geogebra of pre-service mathematics teachers’ mathematical thinking process. New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences, v. 7, n. 1, p. 102-116, 2020. HENRIQUE, M. P. GeoGebra no clique e na palma das mãos: contribuições de uma dinâmica de aula para construção de conceitos geométricos com alunos do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2017. JONES, K. Issues in the Teaching and Learning of Geometry. In: Linda Haggarty (Ed), Aspects of Teaching Secondary Mathematics: perspectives on practice. London: RoutledgeFalmer. Chapter 8, pp 121-139. 2002. KALEFF, A. M.; REI, D. M.; GARCIA, S. S. Como adultos interpretam desenhos e calculam volumes de sólidos construídos por pequenos cubos p. 135-152. Zetetike, v. 4, n. 2, 1996. KALEFF, A. M. M. R. Tópicos em Ensino de Geometria: A Sala de Aula Frente ao Laboratório de Ensino e à História da Geometria. Segunda edição. Novas Tecnologias no Ensino da Matemática. CEAD: UFF, 2016. KALEFF, A. M. M. R. Vendo e entendendo Poliedros: do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças geométricos e outros materiais concretos. Niterói: EdUFF, 1998. LEIVAS, J. C. P. ENSINO DE GEOMETRIA: uma experiência investigativa em uma aula de mestrado profissionalizante. Educação Matemática Pesquisa, v. 16, n. 4, 2014. LEMOS, W. G.; BAIRRAL, M. A. Poliedros estrelados no currículo do Ensino Médio. Série InovaComTic, vol. 2. Rio de Janeiro: Edur, 2010. 86 LIMA, M. L. S.; LINS, A. F.; PEREIRA, P. S. Provas e demonstrações matemáticas e o aplicativo GeoGebra: incentivo à visualização de alunos do 2o ano do Ensino Médio. VIDYA, v. 38, n. 1, p. 199-221, 2018. LIMA, D. R. S.; SANTOS, J. A. F. L. O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 1, p. 3742-3756, 2020. MACHADO, E. J. C.; BORTOLOSSI, H. J.; JUNIOR, R. V. A. Explorando geometria 2D e 3D na escola básica com o software gratuito Geogebra para smartphones e tablets. 1. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2019. 80p . MARIN, G. B; LEIVAS, J. C. P. O uso do Cabri 3D para desenvolver habilidade de visualização. Boletim GEPEM (Online), v. 1, p. 105-121, 2013. MARIOTTI, M. A.; FISCHBEIN, E. Defining in classroom activities. Educational Studies in Mathematics, v. 34, n. 3, p. 219-248, 1997. MATTA, A. E. R.; SILVA, F. P. S.; BOAVENTURA, E. M. Design-Based Research ou Pesquisa de Desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA, v. 23, n. 42, 2014. MÁXIMO, L. S. Conhecimentos de visualização espacial: tarefas de representações visuais com uso de recursos físicos e virtuais. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica). Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2016. MISKULIN, R. G. S. Concepções teórico-metodológicas baseadas em LOGO e em Resolução de Problemas para processo ensino-aprendizagem da geometria. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 1994. MISKULIN, R.G.S. Concepções teórico-metodológicas sobre a introdução e a utilização de computadores no processo ensino/aprendizagem da geometria. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1999. MOTA, J. F.; LAUDARES, J. B. Um estudo de planos, cilindros e quádricas, na perspectiva da habilidade de visualização, com o software Winplot. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, p. 497-512, 2013. OLIVERO, F. The proving process within a dynamic geometry environment. 2003. PITTALIS, M.; CHRISTOU, C. Types of Reasoning in 3D Geometry Thinking and Their Relations with Spatial Ability. Educational Studies in Mathematics, 75, 191- 212, 2010. PRESMEG, N. Visualization in high school mathematics. For the Learning of Mathematics, 6(3), 42-46, 1986. RITTER, A. M. A visualização no ensino de Geometria Espacial: possibilidades com o software Calques 3D. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011. RODRIGUES, T. V. O uso do Geogebra 3D, versão para smartphone, no processo ensino 87 aprendizagem de geometria espacial. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2019. ROGENSKI, M. L. C.; PEDROSO, S. M. D. O Ensino da Geometria na Educação Básica: realidade e possibilidades. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/44-4.pdf. Acesso em: 08 jul. 2014. SAHA, R. A.; AYUB, A. F. M.; TARMIZI, R. A. The effects of GeoGebra on mathematics achievement: enlightening coordinate geometry learning. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 8, p. 686-693, 2010. SALAZAR, J. V. F.; ALMOULOUD, S. A. Registro figural no ambiente de geometria dinâmica Figural Register in Dynamic Geometry Environments. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 17, n. 5, p. 919-941, 2015. SAMPAIO, R. S. Geometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2018. SANTOS, S.C. A produção matemática em um ambiente virtual de aprendizagem: o caso da geometria euclidiana espacial. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006. SEABRA, R. D. Uma ferramenta em realidade virtual para o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial. Tese (Doutorado em Engenharia). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. SETTIMY, T. F. O; BAIRRAL, M. A. Dificuldades envolvendo a visualização em geometria espacial. VIDYA, v. 40, n. 1, p. 177-195, 2020. SETTIMY, T. F. O. Elaboração e análise de atividades de visualização em Geometria 3D utilizando recursos convencionais. 2014. 34 f. Monografia – Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. SETTIMY, T. F. O. Visualização em sala de aula utilizando recursos didáticos variados. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018. 128 p. SILVA, P. C. A. Geometria espacial: uso do aplicativo GeoGebra em smartphones. Dissertação (Mestrado em Matemática). Catalão: Universidade Federal de Goiás, 2018. SILVEIRA, Ê.; MARQUES, C. Sistema de Ensino Luz do Saber: Matemática. 9o ano. Recife, Ed. Construir, 2007. 88 TEIXEIRA, M. S. M. O pensamento geométrico no 1o ano de escolaridade. Dissertação (Mestrado em Educação). Lisboa: Portugal, 2008. VELOSO, E. Geometria: Temas Actuais. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998. VIANA, O. A. Conceitos e habilidades espaciais requeridos pelas questões de geometria do ENC/Enade para a Licenciatura em Matemática. Boletim de Educação Matemática, v. 22, n. 34, p. 153-184, 2009. WASSIE, Y. A.; ZERGAW, G. A. Some of the potential affordances, challenges and limitations of using geogebra in mathematics education. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 15, n. 8, p. em1734, 2019. YORGANCI, S. A study on the views of graduate students on the use of Geogebra in mathematics teaching. European Journal of Education Studies, 2018. ZIMMERMANN, W.; CUNNINGHAM, S. Editor’s Introduction: What is mathematical visualization? In: ZIMMERMANN, W.; CUNNINGHAM, S. (Orgs). Visualization in Teaching and Learning Mathematics (pp 1-7). Washington: MAA, 1991. ZULATTO, R. B. A.; PENTEADO, M. G. Professores de Matemática que utilizam tecnologia em sua atividade docente. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro – RJ, v.49, p. 31-44, 2006. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2022 - Thaís Fernanda de Oliveira Settimy.Pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
