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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20390Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Siqueira, Veronica Castilho de Almeida | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-18T15:44:26Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-18T15:44:26Z | - |
| dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Veronica Castilho de Almeida. Políticas públicas de inclusão em educação: interfaces da educação especial na educação do campo no município de Mangaratiba-RJ. 2022. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20390 | - |
| dc.description.abstract | Ao longo da história o processo de Inclusão em Educação vem revelando cenários desafiadores para o público-alvo da Educação Especial (PAEE). Ainda nesse viés, a Educação do Campo, apesar das inúmeras conquistas acerca de políticas públicas, reivindica a efetivação dos direitos adquiridos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar as interfaces existentes entre a Educação Especial e a Educação do Campo no município de Mangaratiba-RJ, tendo como lócus de pesquisa a Escola Municipal Antônio Cordeiro Portugal, avaliando o processo de Inclusão em Educação na relação entre essas duas modalidades. A pesquisa está balizada na Teoria Crítica da Sociedade como suporte teórico- metodológico, com ênfase aos estudos do filósofo e sociólogo Theodor Adorno, bem como de outros pesquisadores, tendo como base a importância de não se cindir práxis de teoria, haja vista que ambas se retroalimentam, ou seja, a indissociabilidade entre a teoria e método. Elaboramos como questões de estudo: Qual concepção de educação tem sido afirmada para o público-alvo da Educação Especial (PAEE) nas experiências da Escola Municipal Antônio Cordeiro Portugal, em Mangaratiba-RJ? Quais tipos de necessidades apresentam os estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas do campo no município de Mangaratiba-RJ? E como são identificadas? Quais aspectos pedagógicos e educacionais relacionados à Educação Especial na perspectiva inclusiva são encontrados no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola do campo, lócus do estudo, no município de Mangaratiba-RJ? Há o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas salas de recurso das Escolas do campo no município de Mangaratiba-RJ? Se sim, como funcionam? Qual é a percepção dos professores da Escola Municipal Antônio Cordeiro Portugal, em Mangaratiba-RJ, no que se refere a sua formação (inicial e continuada) para atuar com estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE)? Quais ações são desenvolvidas pela Escola Municipal Antônio Cordeiro Portugal, em Mangaratiba-RJ para o atendimento das demandas de aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE)? Os sujeitos/participantes desta pesquisa foram a diretora da escola do campo, no Ensino Regular; a coordenadora pedagógica dos Anos Finais da escola do campo; quatro professoras de sala de aula do ensino regular da escola do campo; a professora do Atendimento educacional Especializado (AEE) da escola do campo; um familiar de estudante público-alvo da Educação Especial (PAEE), matriculados na escola do campo. Foram considerados como procedimentos adotados para esta pesquisa: Entrevistas semiestruturadas; observações da escola participante do estudo; análises documentais; questionário de caracterização de sujeitos de pesquisa. A pesquisa revelou como resultados que a Escola Municipal Antônio Cordeiro Portugal, apesar de adequada estrutura física, e de ter uma equipe gestora capacitada e envolvida com um trabalho pautado na perspectiva de uma educação emancipatória, assim como equipe docente que, dentro das limitações impostas pelo sistema, busca atender os estudantes de maneira humanizada, mostrou fragilidades inerentes à Educação do Campo, sobretudo nas práticas pedagógicas que não atendem as peculiaridades do indivíduo campesino, assim como na oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como preconizam as políticas públicas. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão em Educação | pt_BR |
| dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
| dc.subject | Teoria Crítica | pt_BR |
| dc.subject | Inclusion in Education | pt_BR |
| dc.subject | Rural Education | pt_BR |
| dc.subject | Critical Theory | pt_BR |
| dc.title | Políticas públicas de inclusão em educação: interfaces da educação especial na educação do campo no município de Mangaratiba-RJ | pt_BR |
| dc.title.alternative | Public policies for inclusion in education: interfaces of special education in rural education in the municipality of Mangaratiba-RJ | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Throughout history, the process of Inclusion in Education has revealed challenging scenarios for the target audience of Special Education (PAEE). Still in this vein, Rural Education, despite the numerous achievements regarding public policies, claims the realization of acquired rights. In this context, the objective of this work was to analyze the existing interfaces between Special Education and Rural Education in the municipality of Mangaratiba-RJ, having the Antônio Cordeiro Portugal Municipal School as the research locus, evaluating the process of Inclusion in Education in the relationship between these two modalities. The research is based on the Critical Theory of Society as a theoretical- methodological support, with emphasis on the studies of philosopher and sociologist Theodor Adorno, as well as other researchers, based on the importance of not splitting praxis from theory, given that both feedback, that is, the inseparability between theory and method. We developed as study questions: What conception of education has been affirmed for the target audience of Special Education (PAEE) in the experiences of the Municipal School Antônio Cordeiro Portugal, in Mangaratiba-RJ? What types of needs do the target audience of Special Education (PAEE) students have in rural schools in the municipality of Mangaratiba-RJ? And how are they identified? What pedagogical and educational aspects related to Special Education from an inclusive perspective are found in the Pedagogical Political Project (PPP) of the rural school, the locus of the study, in the municipality of Mangaratiba-RJ? Is there Specialized Educational Assistance (AEE) in the resource rooms of rural schools in the municipality of Mangaratiba-RJ? If yes, how do they work? What is the perception of the teachers at the Antônio Cordeiro Portugal Municipal School, in Mangaratiba-RJ, regarding their training (initial and continued) to work with Special Education students (PAEE)? What actions are developed by the Antônio Cordeiro Portugal Municipal School, in Mangaratiba- RJ, to meet the learning demands of Special Education (PAEE) target audience students? The subjects/participants of this research were the director of the rural school, in Regular Education; the pedagogical coordinator for the Final Years at the rural school; four classroom teachers of the regular education of the rural school; the teacher of the Specialized Educational Assistance (AEE) of the rural school; a family member of a Special Education target-public student (PAEE), enrolled in the rural school. The following procedures were adopted for this research: Semi-structured interviews; observations from the school participating in the study; document analysis; survey subject characterization questionnaire. The research revealed as results that the Antônio Cordeiro Portugal Municipal School, despite having an adequate physical structure, and having a capable management team involved with a work based on the perspective of an emancipatory education, as well as a teaching team that, within the limitations imposed by the system, seeks to serve students in a humane way, showed weaknesses inherent in Rural Education, | en |
| dc.contributor.advisor1 | Damasceno, Allan Rocha | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-0577-805X | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0177717397152120 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Damasceno, Allan Rocha | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-0577-805X | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0177717397152120 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Ramofly Bicalho dos | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0571-6481 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Nozu, Washington Cesar Shoiti | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-1942-0390 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4755838697434676 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0659306938576175 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
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