Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20431
Tipo do documento: Livro
Título: Governança da terra e sustentabilidade: experiências internacionais de políticas públicas em zonas rurais
Autor: Cazella, Ademir Antonio
Búrigo, Fabio Luiz
Gomes, Carla Morsh Porto
Rodrigues, Germano B.
Santori, Raquel
Palabras clave: Governança fundiária;Ordenamento territorial;Políticas públicas;Agricultura familiar;Meio ambiente
Fecha de publicación: 2015
Citación: CAZELLA, A. A.; BÚRIGO, F. L.; GOMES, C. M. P.; RODRIGUES, G. B.; SANTORI, R. (org.). Governança da terra e sustentabilidade: experiências internacionais de políticas públicas em zonas rurais. Blumenau: Nova Letra, 2015. 359 p.
Resumen: O ordenamento territorial e a governança fundiária mantêm-se como temas estratégicos para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas. A composição da malha fundiária, que faz parte do pro cesso de ordenamento territorial em termos mais amplos, reflete o nível de justiça social e as formas como são estabelecidos os processos de ocupação dos espaços. Nas sociedades democráticas, o estabelecimento de códigos de uso e a definição de formas de governança da terra atribuem prioridades a respeito da utilização de sua capacidade produtiva e da exploração dos recursos naturais. Em geral, a administração das demandas é coordenada pelo Estado, gerando uma responsabilidade permanente dos gestores públicos no sentido de estabelecer níveis adequados e sustentáveis de ocupação dos territórios, bem como de regular o acesso e o funcionamento dos mais diversos tipos de serviços oferecidos por organizações públicas e privadas que atuam numa determinada área.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20431
ISBN: 9788546000302
Aparece en las colecciones:Publicações do OPPA

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.