Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Eliane Martins de-
dc.date.accessioned2025-03-31T15:50:20Z-
dc.date.available2025-03-31T15:50:20Z-
dc.date.issued2008-12-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Elaine Martins de. Sinfonia inacabada: segredo, imaginação e a comunidade de vida canção nova. 2008. 422 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20711-
dc.description.abstractEsta tese é uma etnografia sobre a Comunidade de Vida Canção Nova: agrupamento formado por católicos carismáticos, compreendendo homens, mulheres, solteiros, casados, celibatários e sacerdotes, que se dizem “chamados” por Deus a abandonarem seus planos pessoais (emprego, estudo, relacionamentos afetivos, família, propriedades) e a compartilharem o cotidiano em habitação comum, com o propósito de viverem a “vida no Espírito”. “Viver no Espírito” significa abandonar-se à ação direta de Deus na condução da vida comunitária diária (misticismo) e dedicar-se exclusivamente à missão evangélica para salvação do mundo, cumprida pela difusão dos preceitos católicodoutrinários nos meios de comunicação próprios e em megaeventos organizados para fiéis não-comunitários (ascetismo). Segundo os membros dessa comunidade, “Canção Nova” é um dom especialmente criado por Deus para se materializar no mundo dos homens em forma de pessoas, de caráter, de espaço, de arquitetura, de mídia, de comunidade, de missão, de instituição, com a finalidade de “formar homens novos para um mundo novo”, em virtude do final dos tempos e da iminência da segunda vinda de Jesus ao mundo. Entretanto, crê-se que o dom Canção Nova, que está oculto no coração de Deus, somente é descoberto progressivamente pelos membros da Comunidade Canção Nova. Esse movimento de revelação e descoberta do dom Canção Nova constrói uma espécie de “história sagrada” ou “cosmologia” da Canção Nova, de fluxo aberto e incessante. A etnografia narra duas histórias. A primeira história reconstitui as histórias “nativas” que compõem a “história da Comunidade Canção Nova”, da sua gênese até os dias de hoje. A segunda história expõe as histórias que vivi com os membros da Comunidade de Vida Canção Nova e com um conjunto de diferentes atores sociais indiretamente relacionados a ela. As duas histórias são narradas intercaladamente. A permanente interrupção de uma história para o recomeço de outra pretende simular, na escrita etnográfica, a dinâmica de ambivalência entre a promessa e a falta, a presença e a ausência, a revelação e o segredo, o dito e o não-dito contidos na cosmovisão e na prática religiosa-comunitária da Canção Nova.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectComunidade Canção Novapt_BR
dc.subjectViver no Espíritopt_BR
dc.subjectHistória Sagrada/Cosmologiapt_BR
dc.subjectCanção Nova Communitypt_BR
dc.subjectLiving in the Spiritpt_BR
dc.subjectSacred History/Cosmologypt_BR
dc.titleSinfonia Inacabada: segredo, imaginação e comunidade de vida canção novapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis thesis is an ethnography about the Comunidade de Vida Canção Nova: a group that gathers charismatic Catholics, including men, women, singles, marrieds, celibacies and priests who believe to be called by God to leave their personal plans (jobs, studies, relationships, family, properties) and to share their daily life in a common habitation, with the purpose of living “the life in Spirit”. “To live in Spirit” means to let yourself be leaded by the direct action of God concerning the conduction of the daily communitarian life (mysticism) and the exclusive dedication to the evangelic mission of saving the world, what can be reached through the diffusion of the catholic and doctrinarian precepts trough their own means of communication and in huge events organized to non-communitarian members (asceticism). According to the members of this community, “Canção Nova” (New Song) is a special gift created by God, it is something to be materialized, in the world of men, in the form of people, of character, of space, of architecture, of media, of community, of mission, of institution, with the purpose of “making new men for a new world” as the end of times and the imminence of Jesus’ second come to the world is about to come. It is believed, however, that the gift Canção Nova, hidden into God’s heart, is only progressively uncovered by the members of the Canção Nova community. This movement of revelation and discoveries of the Canção Nova gift builds a kind of “holy history” or “cosmology” of the Canção Nova, characterized by an opened and non-stop flux. The ethnography narrates two stories. The first reconstitutes the native stories that structure the “History of the Canção Nova community”, from its genesis to the present days. The second story shows the stories that I lived with the members of the Canção Nova community and with a group of different social actors indirectly connected to it. The two stories are narrated in an alternated way. The permanent interruption of one story by the restart of another intends to simulate, through the ethnographic written, the ambivalent dynamic between promise and lack, presence and absence, revelation and secret, what is said and what is not said, all of them being included into the religious and communitarian practice as well as into the cosmovision of the Canção Nova.en
dc.contributor.advisor1Comerford, John Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1017364447541425pt_BR
dc.contributor.referee1Comerford, John Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1017364447541425pt_BR
dc.contributor.referee2Giumbelli, Emerson Alessandro-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6980-5494pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4268492948743246pt_BR
dc.contributor.referee3Duarte, Luiz Fernando Dias-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7610-1527pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3609191414737777pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Marcelo Ayres Camurça-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8167313163411799pt_BR
dc.contributor.referee5Menezes, Renata de Castro-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-8821-2694pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0362564363969147pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378290700106689pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadept_BR
dc.relation.referencesABIB, Jonas. Céus Novos e Terra Nova. São Paulo: Canção Nova, 2003. _________. Canção Nova: Uma obra de Deus: Nossa história, identidade e missão. São Paulo, SP: Canção Nova, 2000. ___________. Considerai como crescem os lírios. São Paulo: Canção Nova, 2000b. __________. “Coração de Jesus, fonte de toda consolação”. Revista Canção Nova, 2004, Ano IV, nº 42, p. 04. ____________. Carta A você que quer um Brasil melhor, 2006. Disponível em: http://www.ascr.com.br/noticias/noticia2006009.asp. Acesso em 22/10/2006. Publicado em 20/10/2006. AGOSTINHO, Santo. A Cidade de Deus. Petrópolis: Vozes, 1990. _________________. Confissões. São Paulo: Abril Cultural, 1980. AMARAL, Leila. “As implicações éticas dos sentidos Nova Era de comunidade”. Religião e Sociedade, 17 (1-2) : 54-74. Rio de Janeiro: ISER, 1996. _______________. “Nova Era: um movimento de caminhos cruzados”. Nova Era: um desafio para os cristãos. São Paulo, SP: Paulinas, 1994. _______________. Carnaval da alma: comunidade, essência e sincretismo na Nova Era. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. AQUINO, São Tomás de. Compêndio de Teologia. São Paulo: Abril Cultural, 1973. BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000. BATESON, Gregory. Pasos hacia una ecología de la mente. Buenos Aires: Carlos Lohlé, 1985a. __________________; JACKSON, D.D.; HALEY, J. AND WEAKLAND, J.H.: "Toward a Theory of Schizophrenia", en Double Bind. The Foundation of the Communicational Approach to the Family. New York: Grunne & Stratton, 1985b. _________________. Naven: a survey of the problems suggested by a composite picture of the culture of a New Guinea tribe drawn from three points of view. Stanford: Stanford University, 1958. BAUMAN, Zigmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 414 _________________. Comunidade: a Busca por Segurança no Mundo. Atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. BENEDETTI, Luiz. (1988), Templo, Praça, Coração: a articulação do campo religioso católico. Tese de Doutorado em Sociologia, USP, São Paulo. BERGER. & Luckmann, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985. BIRMAN, Patrícia. “Males e malefícios no discurso neopentecostal”. O mal a brasileira. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1997. BOFF, Leonardo. Nova Era: A Civilização Planetária. São Paulo: Ática, 1994. ______________. Ecologia, mundialização, espiritualidade, Ática: São Paulo, 1993. BRAGA, Antônio Mendes da Costa. “TV Católica Canção Nova: Providência e Compromisso X Mercado e Consumismo”. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro - RJ, v. 24, n. 1, p. 113-123, 2004. BROWN, Peter. Corpo e Sociedade. O homem e a mulher e a Renúncia Sexual no Início do Cristianismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1990. BRUSEKE, Franz Josef. “Romantismo, Mística e Escatologia Política”. LUA NOVA, n.62, 2004, pp. 21-44, 2004. CAMPBELL, Colin. “A orientalização do Ocidente: reflexões sobre uma nova teodicéia para um novo milênio”. Religião e Sociedade, 18 (1), pp.5-22. Rio de Janeiro: ISER 1997. __________, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. CAMURÇA, Marcelo. “A Nova Era diante do cristianismo histórico: interlocutor ou objeto de estudo”? Atualidade em debate, caderno 50. Rio de Janeiro: IBRADES, 1997. __________________. “Sombras na Catedral: a influência New Age na Igreja Católica e o holismo da Teologia de Leonardo Boff e Frei Betto”, Numem, Revista de Estudo e Pesquisa da religião. Vol. 1, nº 1, p. 82-125. Juiz de Fora: NEPREL/UFJF, 1998 415 __________________. Renovação Carismática Católica: entre a tradição e a modernidade: Minicurso na UFJF, 1999. CAPRA, Fritjof. O Tao da Física: um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. São Paulo: Curtrix, 1983. CARNEIRO, Sandra Sá. “Trajetórias espirituais enquanto projeto na modernidade”. Trabalho apresentado na VII Jornadas sobre Alternativas Religiosas na América Latina, 1998. CARRANZA, Brenda. Renovação carismática: origens, mudanças e tendências. Aparecida do Norte, SP: Editora Santuário, 2000. CARROL, Lewis. Alice no país das maravilhas. São Paulo: Scipione, 2006. COMUNIDADE CANÇÃO NOVA. Nossos Documentos, São Paulo: Ed. Canção Nova, 2002. COMUNIDADE CANÇÃO NOVA. Nossos Estatutos, São Paulo: Ed. Canção Nova, sd. COMBLIN, Josef. O provisório e o definitivo. São Paulo: Herder, 1968. CRAPANZANO, Vicent. Horizontes Imaginativos e o aquém e o além. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, V. 48 Nº 1, 2005. CSORDAS, Thomas. Language, Charisma, and Creativity: The ritual life of a religious movement. Berkeley, Los Angeles and London: University of California Press,1997. DA MATTA. “O ofício do etnógrafo ou como ter" anthropological blues" A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1978. _________. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil, Rio de Janeiro: Rocco, 1997. D’ANDREA, Anthony. O Self Perfeito e a Nova Era: individualismo e reflexividade em religiosidades pós-tradicionais. São Paulo: Loyola, 2000. DOUGLAS, Mary. “Poderes e Perigos”. Pureza e Perigo. Lisboa: Ed. 70, 1990. DUARTE, Luiz Fernando Dias. “A pulsão romântica nas ciências humanas no ocidente”. RBCS, São Paulo: Anpocs, vol. 19, nº. 55, p. 5-18, 2004. 416 DUARTE, L. F. D; JABOR, J. M.; GOMES, E. ; LUNA, N.. “Família, reprodução e ethos religioso: uma pesquisa qualitativa no Rio de Janeiro”. VIII Congresso Luso Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, 2005. _____________________; GIUMBELLI, E. “As concepções cristã e moderna da Pessoa: paradoxos de uma continuidade”. Anuário Antropológico, Brasília, v. 93, 1995. ______________________. “O culto do Eu no Templo da Razão”. Rio de Janeiro:Boletim do Museu Nacional, nº41, 1983. DUMONT, Louis. O individualismo: Uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. Introdução; capítulos I e II; Conclusão, Editora Martins Fontes, São Paulo, 2000. _________________. A divisão social do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1999. _________________& MAUSS, M. “Algumas formas primitivas de classificação”, Ensaios de Sociologia, São Paulo: Editora perspectiva, 1999. _________________ DURKHEIM, Émile. “O individualismo e os intelectuais”. A ciência social e a ação. Lisboa: Livraria Bertrand, 1975. ELIADE, Mircea. O mito do eterno retorno, Lisboa: Edições 70, 1985. FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetado. Cadernos de Campo, São Paulo, ano 14, n. 13, 155-161, 2005. FERREIRA Jonatas. “Da vida ao Tempo: Simmel e a construção da subjetividade no mundo moderno”, RBCS, São Paulo: Anpocs, vol.15, nº.44, p. 103-117, 2000. FREI BETTO. A Obra do Artista. Editora Ática, São Paulo, 1995 FREI BETTO & BOFF, Leonardo. Mística e espiritualidade. 4a ed., Rio de Janeiro: Rocco (1999) FRESTON, Paul. A Igreja Universal do Reino de Deus. Nem Anjos nem Demônios: interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1994. GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1975. 417 Goldman, Márcio. “Os tambores dos mortos e os tambores dos vivos”. Etnografia, antropologia e política em Ilhéus, Bahia. Revista de Antropologia. vol.46 no.2 São Paulo, 2003. GOMES, Edlaine de Campos; NATIVIDADE, M. T. Para além da família e da religião: segredo e exercício da sexualidade. Religião & Sociedade, v. 26, p. 41-58, 2006. GUINSBURG, J. (org.). O romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1978. HEBRARD, Monique. Os Carismáticos. Porto, Portugal, Editorial Perpétulo Socorro, 1992. HEELAS, Paul- “A Nova Era no contexto cultural: pré-moderno, moderno e pósmoderno”. Religião e Sociedade, v. 17, nº 1-2. Pentecostes e Nova Era: fronteiras, passagens. Rio de Janeiro: ISER, 1996. HERVIEU-LÉGER, Danièle. “Representam os surtos emocionais contemporâneos o fim da secularização ou o fim da religião?” Religião e Sociedade, vol. 18, nº l, Rio de Janeiro: CER/ISER, 1997. ________________________. «Le pèlerin et le converti ». La religion em mouvement. Paris: Flammarion, 1999. LEFORT, Claude. 1979. "A troca e a luta dos homens". In: As formas da história: ensaios de antropologia política. São Paulo: Brasiliense. LÉVI-STRAUSS, Claude. 1956. Tristes Trópicos. São Paulo: Anhembi. LÉVI-STRAUSS, C. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis, Vozes, 1982. LÖWY, M. Revolta e melancolia. O romantismo na contramão da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1995. MACHADO, Maria das Dores. Carismáticos e Pentecostais: adesão religiosa na esfera familiar. Campinas: Autores Associados/ Anpocs, 1996. _________________________ & MARIZ, Cecília. “Sincretismo e trânsito religioso: comparando carismáticos e pentecostais”. In: Comunicações do ISER, nº 45, Rio de Janeiro, 1994 _____________________________& MARIZ, Cecília. “Mudanças recentes no campo religioso brasileiro”. Revista Antropolítica: UFF, 1998. 418 MAFRA, Clara. Na posse da palavra: religião, conversão religiosa e liberdade pessoal em dois contextos sociais. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social – MN/UFRJ, 1999. MANSFIELD, Patti. Como um novo pentecostes. Rio de Janeiro: Louva-Deus, 1995. MARIZ, Cecília . “Comunidades de Vida no Espírito: Um novo modelo de Família?”. VIII Congresso Luso Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, 2005. ______________. “Rainha dos Anjos: A aparição de Maria em Itaipu, Niterói”. In: STEIL, Carlos A., MARIZ, Cecília L. & REESINK, Mísia L. (2003) (organizadores) Maria entre os vivos: Reflexões teóricas e etnográficas sobre aparições marianas no Brasil. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2003). _______________. “A Teologia da Batalha Espiritual: Uma revisão bibliográfica”, Rio de Janeiro: BIB, p. 33-48, 1999. ______________. “A Rede Vida: o catolicismo na TV”. Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, v. 7, n. 20, p. 41-55, 1998. MAUÉS, Raymundo Heraldo. “Bailando com o Senhor: técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)”. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 9-40, 2003. ________________________. “Algumas técnicas corporais na Renovação Carismática Católica”. Ciencias Sociales Y Religión, Porto Alegre: ano 2, nº 2, 2000. MAUSS, Marcel. “Ensaio sobre a Dádiva”. In: Sociologia e antropologia. São Paulo: Edusp, 1974a. ______________. “A noção de Pessoa e a noção do Eu”. In: Antropologia e sociologia. 1974b. MIRANDA, Júlia. Carisma, Sociedade e Política: Novas linguagens do religioso e do político. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Núcleo de Antropologia Política, 1999. NETO, Edgar Rodrigues Barbosa. A Nostalgia da Origem: O grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, Pelotas, RS. Monografia apresentada na UFRS, 1997. NOVAES, Regina Reyes. De Corpo e Alma - Catolicismo, Classes Sociais e Conflitos no Campo. Tese de Doutorado, USP, São Paulo, 1987. OLIVEIRA, Eliane Martins de. “Canção Nova, homens novos, mundo novo: entre o velho dos tempos de hoje e o novo do fim dos tempos”. In: XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2007, Recife, PE. 419 __________________________. “Comunidade Secreta? Labirintos na Comunidade Canção Nova”, In: 25º Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. ___________________________. “‘O mergulho no Espírito de Deus’: interfaces entre o catolicismo carismático e a Nova Era”. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 24, nº 1, p. 85-112, 2004. ____________________________. Comunidade de Vida no Espírito. Um estudo sobre o ideal comunitário-religioso da Comunidade Carismática Canção Nova. Projeto de doutorado, CPDA/UFRRJ, 2004. ____________________________. O mergulho no Espírito de Deus: diálogos (im) possíveis entre a Nova Era e a Renovação Carismática Católica na Comunidade de Vida no Espírito Canção Nova. Dissertação de mestrado em Ciências Sociais, UERJ, Rio de Janeiro, 2003. ____________________________. Músicas que tocam corações: uma abordagem sobre o discurso musicado da Renovação Carismática Católica. Monografia. Rio de Janeiro:UERJ, 1999. OLIVEIRA, Pedro R. “Movimentos Carismáticos na América Latina”. Cadernos do ISER, nº 5. Rio de Janeiro: ISER, 1975. _________________; Boff, Leonardo; Libânio, João Batista; Bettencourt, Estevão. Renovação Carismática Católica: uma análise sociológica. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1978. ORO, Ari Pedro. Avanço pentecostal e reação católica. Petrópolis: Vozes, 1996 PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1984. PEREIRA, Edílson. O Espírito da Comunidade: Passagens entre o mundo e o sagrado na Canção Nova. Dissertação de mestrado, IFCS/UFRJ: Rio de Janeiro, 2008. PÉREZ, María José Lucerga. La perspectiva interactiva y el concepto de metacomunicación en la obra batesoniana: el discurso publicitario juvenil como ejemplo de doble vínculo. Tese de doutorado, Universidad de Murcia, Espanha, 1996. PESSOA, Fernando. O Guardador de Rebanhos e outros poemas. Editora Cultrix, 1997 PITT-RIVERS, Julian. “El lugar de la gracia en la antropologia”. Pitt-Rivers, J. & Peristiany, J.G (eds). Honor y gracia. Madrid, Alianza ed(1992). POLANYI, Karl. “O moinho satânico”. In: A Grande Transformação. Rio de janeiro, Campus, 2000. 420 PRANDI, Reginaldo. Um sopro do espírito: a renovação conservadora do catolicismo. São Paulo: EDUSP/ FAPESP, 1997. RAHM, Haroldo & Lamego, Maria J. R. Sereis Batizados no Espírito. São Paulo, Edições Loyola, 1972. REDFIELD, Robert. “The Little Commnity as a Whole”. The Little Community and Peasant Society and Culture. Chicago: The University of Chicago Press. 1965 SANCHIS, Pierre. “Catolicismo, entre Tradição e Modernidades”. Comunicações do ISER, Rio de Janeiro, n.44, 1993. SALLINS, Marshall. Ilhas de história. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1990 SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e Relações Sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. ______________. Estudios sobre teoria social. Buenos Aires: Amorrortu, 1974. SILVEIRA, Emerson Sena. Tradição e modernidade na Renovação Carismática Católica: um estudo dos rituais, subjetividades e mito de origem. Dissertação de mestrado, UFJF, 2000. SIMMEL, Georg. Sobre la individualidad y las formas sociales: escritos escogidos /Georg Simmel; introducción y edición por Donald N. Levine. Buenos Aires : Universidad Nacional de Quilmes Ediciones, 2002. _____________. “O segredo”. Tradução Simone Carneiro Maldonado. Revista Política e Trabalho. Programa de Pós-Graduação em Sociologia: Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa, http://www.geocities.com/ptreview/15-simmel.html, 1999. _____________. "A Metrópole e a Vida Mental". VELHO, Otávio G (org.) O Fenômeno Urbano. Ed. Guanabara, Rio de Janeiro, 1987. _____________. "El Secreto y la Sociedad Secreta". In: Sociología. Estudios sobre las Formas de Socialización. Buenos Aires: Espasa-Calpe, 1939. SOARES, Luiz Eduardo. A duplicidade da cultura brasileira. In: SOUZA (org.) O malandro e o protestante: a tese weberiana e a singularidade cultural brasileira. Brasília: UNB, 1999. STEIL, Carlos. As aparições marianas na história recente do catolicismo. In: Carlos Alberto Steil; Cecília Loreto Mariz; Mísia Lins Reesink. (Org.). Maria entre os vivos. Reflexões teóricas e etnografias sobre aparições marianas no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 19-36, 2003. 421 ____________. A igreja dos Pobres: da secularização à mística. Religião e Sociedade, 19 (2): 61-76. Rio de Janeiro: ISER,1998. TAROT, Camille. “Pistas para uma história do nascimento da dádiva”. A dádiva entre os modernos: Discussão sobre os fundamentos e as regras do social. Rio de janeiro: Vozes, 2002. TÖNNIES, Ferdinand. Comunidad y asociación. El comunismo y el socialismo como formas de vida social. Barcelona: Ed. Peninsula, 1979. TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura, Petrópolis: Vozes, 1974. VELHO, Otávio. Epistrophê: Do Duplo Vínculo às Antinomias e de Volta. Revista de Estudos da Religião, PUC:São Paulo, pp. 123-144, 2007. www.pucsp.br/rever/rv3_2007/i_velho.pdf VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “O nativo relativo”, Mana, Nº 8 (1), p. 113-148, 2002. WEBER, Max. Economia y sociedad. México: Fondo de Cultura Económica, 1984. ___________. “As seitas protestantes e o espírito do capitalismo”. Ensaios de Sociologia, 5ª edição, Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, Rio de Janeiro, 1982 ___________. “Rejeições religiosas do mundo e suas direções”. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1982. ___________. “A psicologia social das religiões mundiais”. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1982. ___________. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967. WHITROW, G. J. 1993. O tempo na história: concepções do tempo da pré-história aos nossos dias. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor. DOCUMENTOS Evangelli Nuntiandi. Documento de Exortação Apostólica. Papa Paulo VI, 1976. http://www.vatican.va/latest/latest_po.htm Familiaris Consortio. Documento de Exortação Apostólica. Papa João Paulo II, 1981. http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_exhortations/documents/hf_jpii_ exh_19811122_familiaris-consortio_po.html 422 Humanae Vitae. Carta Encíclica. Papa Paulo VI, 1968 http://www.vatican.va/holy_father/paul_vi/encyclicals/documents/hf_pvi_ enc_25071968_humanae-vitae_po.html Igreja particular, movimentos eclesiais e novas comunidades. Subsídios Doutrinais da CNBB, Paulinas: São Paulo, 2006 Lúmen Gentium. Documento Constituição Dogmática. Papa Paulo VI, 1975 http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vatii_ const_19641121_lumen-gentium_po.html Orientações pastorais sobre a Renovação Carismática, CNBB, nº 53, São Paulo, Editora Paulinas, 1994 . Vita Consecrata. Documento de Exortação Apostólica. Papa João Paulo II. Vaticano, 1996. MÚSICAS SÁ, Ricardo. Ou santos ou nada. Louvemos o Senhor. Campinas: Editora Associação do Senhor Jesus, 2003. SITES www.focolares.org.br http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=240422, em 31/08/07. http://www.cancaonova.com/portal/canais/mensagemdia/luzia/biografia.php http://www.fazenda.org.br/quemsomos_historico.php www.novascomunidades.org.br/ www.orkut.com.br http://www.politicabr.com.br/index.asp?ref=noticias_ver&id=873pt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Eliane Martins de Oliveira.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.