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Tipo do documento: Tese
Título: Sinfonia Inacabada: segredo, imaginação e comunidade de vida canção nova
Autor(es): Oliveira, Eliane Martins de
Orientador(a): Comerford, John Cunha
Primeiro membro da banca: Comerford, John Cunha
Segundo membro da banca: Giumbelli, Emerson Alessandro
Terceiro membro da banca: Duarte, Luiz Fernando Dias
Quarto membro da banca: Lima, Marcelo Ayres Camurça
Quinto membro da banca: Menezes, Renata de Castro
Palavras-chave: Comunidade Canção Nova;Viver no Espírito;História Sagrada/Cosmologia;Canção Nova Community;Living in the Spirit;Sacred History/Cosmology
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 18-Dez-2008
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citação: OLIVEIRA, Elaine Martins de. Sinfonia inacabada: segredo, imaginação e a comunidade de vida canção nova. 2008. 422 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2008.
Resumo: Esta tese é uma etnografia sobre a Comunidade de Vida Canção Nova: agrupamento formado por católicos carismáticos, compreendendo homens, mulheres, solteiros, casados, celibatários e sacerdotes, que se dizem “chamados” por Deus a abandonarem seus planos pessoais (emprego, estudo, relacionamentos afetivos, família, propriedades) e a compartilharem o cotidiano em habitação comum, com o propósito de viverem a “vida no Espírito”. “Viver no Espírito” significa abandonar-se à ação direta de Deus na condução da vida comunitária diária (misticismo) e dedicar-se exclusivamente à missão evangélica para salvação do mundo, cumprida pela difusão dos preceitos católicodoutrinários nos meios de comunicação próprios e em megaeventos organizados para fiéis não-comunitários (ascetismo). Segundo os membros dessa comunidade, “Canção Nova” é um dom especialmente criado por Deus para se materializar no mundo dos homens em forma de pessoas, de caráter, de espaço, de arquitetura, de mídia, de comunidade, de missão, de instituição, com a finalidade de “formar homens novos para um mundo novo”, em virtude do final dos tempos e da iminência da segunda vinda de Jesus ao mundo. Entretanto, crê-se que o dom Canção Nova, que está oculto no coração de Deus, somente é descoberto progressivamente pelos membros da Comunidade Canção Nova. Esse movimento de revelação e descoberta do dom Canção Nova constrói uma espécie de “história sagrada” ou “cosmologia” da Canção Nova, de fluxo aberto e incessante. A etnografia narra duas histórias. A primeira história reconstitui as histórias “nativas” que compõem a “história da Comunidade Canção Nova”, da sua gênese até os dias de hoje. A segunda história expõe as histórias que vivi com os membros da Comunidade de Vida Canção Nova e com um conjunto de diferentes atores sociais indiretamente relacionados a ela. As duas histórias são narradas intercaladamente. A permanente interrupção de uma história para o recomeço de outra pretende simular, na escrita etnográfica, a dinâmica de ambivalência entre a promessa e a falta, a presença e a ausência, a revelação e o segredo, o dito e o não-dito contidos na cosmovisão e na prática religiosa-comunitária da Canção Nova.
Abstract: This thesis is an ethnography about the Comunidade de Vida Canção Nova: a group that gathers charismatic Catholics, including men, women, singles, marrieds, celibacies and priests who believe to be called by God to leave their personal plans (jobs, studies, relationships, family, properties) and to share their daily life in a common habitation, with the purpose of living “the life in Spirit”. “To live in Spirit” means to let yourself be leaded by the direct action of God concerning the conduction of the daily communitarian life (mysticism) and the exclusive dedication to the evangelic mission of saving the world, what can be reached through the diffusion of the catholic and doctrinarian precepts trough their own means of communication and in huge events organized to non-communitarian members (asceticism). According to the members of this community, “Canção Nova” (New Song) is a special gift created by God, it is something to be materialized, in the world of men, in the form of people, of character, of space, of architecture, of media, of community, of mission, of institution, with the purpose of “making new men for a new world” as the end of times and the imminence of Jesus’ second come to the world is about to come. It is believed, however, that the gift Canção Nova, hidden into God’s heart, is only progressively uncovered by the members of the Canção Nova community. This movement of revelation and discoveries of the Canção Nova gift builds a kind of “holy history” or “cosmology” of the Canção Nova, characterized by an opened and non-stop flux. The ethnography narrates two stories. The first reconstitutes the native stories that structure the “History of the Canção Nova community”, from its genesis to the present days. The second story shows the stories that I lived with the members of the Canção Nova community and with a group of different social actors indirectly connected to it. The two stories are narrated in an alternated way. The permanent interruption of one story by the restart of another intends to simulate, through the ethnographic written, the ambivalent dynamic between promise and lack, presence and absence, revelation and secret, what is said and what is not said, all of them being included into the religious and communitarian practice as well as into the cosmovision of the Canção Nova.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20711
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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