Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20771
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLemos, Leandro Falcon-
dc.date.accessioned2025-04-01T15:21:30Z-
dc.date.available2025-04-01T15:21:30Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.citationLEMOS, Leandro Falcon. O dito pelo não dito. A constituição de sentidos pela anáfora indireta em memes. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20771-
dc.description.abstractOs dias da segunda metade do século XXI submetem uma considerável parte da população mundial a uma relação cada vez mais estreita com o mundo digital. Esse, em estado de evolução constante, cria demandas em cada área com que o ser humano está envolvido, como a linguística, em especial a textual. O texto, portanto, em seu processo de criação e de compreensão, deve ir ao encontro das propostas de inovação provenientes das relações estabelecidas entre homem e tecnologia para ser uma ferramenta pertinente e eficaz para o exercício da comunicação. Imbuídas dessa consciência, as linhas que compõem este trabalho acadêmico buscam analisar qualitativamente os processos de compreensão e de interpretação de textos multimodais do gênero meme para gerar produtos didáticos que auxiliem o desenvolvimento da habilidade de leitura dos discentes do nono ano do ensino fundamental a partir de variados registros da linguagem. Especificamente, o objetivo deste estudo é a elaboração de uma sequência didática e dois cadernos de atividades didático-pedagógicas de leitura na/a partir da materialidade multimodal do gênero textual meme, tendo-se como conceito teórico central o de Anáfora Indireta (AI), acerca do qual são desenvolvidas essas atividades. O aporte teórico que subsidia esse estudo e a consequente proposta de atividades situa-se no campo de estudos da Linguística Textual, nos estudos sobre os processos de referenciação, conforme o tratamento dado pelas nossas principais referências, que são Antunes (2005; 2017), Koch (2007), Koch e Elias (2021), Koch e Travaglia (2006) e Marcuschi (2001; 2004; 2008).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectlinguística textualpt_BR
dc.subjectmultimodalidadept_BR
dc.subjectmemept_BR
dc.subjectcompreensão de textopt_BR
dc.subjecttextual linguisticspt_BR
dc.subjectmultimodalitypt_BR
dc.subjecttext comprehensionpt_BR
dc.titleO dito pelo não dito. A constituição de sentidos pela anáfora indireta em memespt_BR
dc.title.alternativeThe said for the unsaid. The constitution of meanings through indirect anaphora in memesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe days of the second half of the 21st century subject a considerable part of the world's population to an increasingly close relationship with the digital world. This, in a state of constant evolution, creates demands in every area with which human beings are involved, such as linguistics, especially textual. The text, therefore, in its process of creation and understanding, must meet the innovation proposals arising from the relationships established between man and technology to be a relevant and effective tool for the exercise of communication. Imbued with this awareness, the lines that make up this academic work seek to qualitatively analyze the processes of understanding and interpreting multimodal texts of the meme genre to generate teaching products that help develop the reading skills of students in the ninth year of elementary school from varied registers of language. Specifically, the objective of this study is the elaboration of a didactic sequence and two notebooks of didactic-pedagogical reading activities in/from the multimodal materiality of the meme textual genre, having as its central theoretical concept that of Indirect Anaphora (AI), around which these activities are developed. The theoretical contribution that supports this study and the consequent proposal of activities is located in the field of studies of Textual Linguistics, in studies on referencing processes, according to the treatment given by our main references, which are Antunes (2005; 2017), Koch (2007), Koch and Elias (2021), Koch and Travaglia (2006) and Marcuschi (2001; 2004; 2008).en
dc.contributor.advisor1Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.contributor.referee2Chaves, Charleston de Carvalho-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0009-0003-4673-9863pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607106719006663pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Fabiane de Mello Vianna da Rocha Teixeira Rodrigues do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021940333606914pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6848390958360429pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, Andréa Pisan Soares; MARQUESI, Sueli Cristina. Retextualização e princípios de textualidade: estratégias de aprimoramento da escrita acadêmica. Revista PERcursos Linguísticos, Vitória (ES): UFES, v.11 n.29, p.223-237, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36791> Acesso em: 10 jan. 2023. ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. _____________. Textualidade: noções básicas de implicações pedagógicas. 1a ed. São Paulo: Parábola, 2017. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006. Disponível em: <https://dialogo.fflch.usp.br/sites/dialogo.fflch.usp.br/files/upload/paginas/BAKHTI N%2C%20M.%20GE%CC%82NEROS%20DO%20DISCURSO%201- %20co%CC%81pia_0.pdf> BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. O que é uma instituição social? In: FORACCHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2008. BLAKMORE, Susan. A evolução das máquinas. Disponível em: <https://www.susanblackmore.uk/conferences/the-evolution-of-meme-machines- portuguese-translation/> BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Marxista. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7049739/mod_resource/content/1/Bottomo re_dicion%C3%A1rio_pensamento_marxista.pdf> BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, 1998. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/portugues.pdf> BRASIL. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Currículo Mínimo: Língua portuguesa e literatura. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/1zRtj0Q_6AeZxBAJkR2wQIwp-HyNdnj_a> BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_ site.pdf> BUZATO, Marcelo El Khouri et al. Remix, mashup, paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v.13, n.4, p.1191-1221, 2013. Disponível em: 176 <https://www.scielo.br/j/rbla/a/TWBy5pgGyzbmkX9jgdN7cWg/?format=pdf&lang= pt> CANÇADO, Márcia. Posições argumentais e propriedades semânticas. Revista DELTA, São Paulo: PUC, v.21 n.1 p.23-56, 2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/37342/25442> Acesso em 21 fev. 2023. CAVALCANTE, Mônica Magalhães; OLIVEIRA, Rafael Lima. O recurso aos memes em diferentes padrões de gêneros à luz da Linguística Textual. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, v.15, n.1, p.8-23, jan./abr. 2019. Disponível em: < https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/8931/114114659> CHARAUDEAU, Patrick & MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Tradução Fabiana Komesu. 3a ed. São Paulo: Contexto. 2020. CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13a ed. São Paulo: Ática, 2003. _____________. A história no pensamento de Marx. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/praxis/231> _____________. O que é ideologia. 2a ed. São Paulo: Brasiliense, 2008. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/388158/mod_resource/content/1/Texto%20 14%20-%20O%20que%20%C3%A9%20ideologia%20- %20M.%20Chau%C3%AD.pdf> COSTA, Marcos Antônio. Estruturalismo. In: MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de linguística. 2a ed. São Paulo: Contexto. 2017. COSTA, Wagner Alexandre dos Santos. Cerveja ou vírus? O objeto de discurso corona em memes fotográficos da internet. Fórum Linguístico, Florianópolis, v.18, n.2, p.5989- 6000, abr./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/73944/47268> _____________; SANTOS, Ângela Marina Bravin dos; SOUZA, Juliana Behrends de. Processos de referenciação no gênero multimodal meme: proposta de aplicação ao ensino de leitura. Confluência, Rio de Janeiro: Liceu Literário Português, n.65, p.125- 147, jul./dez. 2023. Disponível em: <https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/1326/1099> CUNHA, Celso. Língua, Nação, Alienação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. _____________. Uma política do idioma. 5a ed. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1984. DAVISON, Patrick. A linguagem dos memes de internet (dez anos depois). In: CHAGAS, Viktor. A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital. Salvador: EDUFBA, 2020. 177 DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Disponível em: <https://www.escolahenriquemedina.org/bibdigital/index.php?page=13&id=278&db => DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e para a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Coleção As Faces da Linguística Aplicada. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. p.81-108 FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira. Desatando alguns nós. São Paulo: Parábola editorial, 2008. FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento do Bakhtin. 2a ed. São Paulo: Contexto, 2020. GERALDI. João Wanderley. A Leitura na sala de aula. As muitas faces de um leitor. FDE, Série idéias, São Paulo, n.5, p.79-84, 1988. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_05_p079-084_c.pdf> Acesso em: 25 abr. 2022. KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2a ed. São Paulo: Cortez. 2002. _____________. A coesão textual. 21a ed. São Paulo: Contexto. 2007. _____________. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2a ed. São Paulo: Contexto. 2017. _____________; ELIAS, Vania Maria. Ler e compreender. Os sentidos do texto. 17a ed. São Paulo: Contexto. 2021. _____________; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 3a ed. São Paulo: Contexto. 2006. KOMESU, Fabiana Cristina. Concepção(ões) de texto em contexto de EaD semipresencial. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo: UNESP, v.15 n.1, p. 305-333, 2013. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/76205/79947> Acesso em: 10 jan. 2023. LINS, Maria da Penha Pereira; MARLOW, Rosani Muniz. Os princípios da cooperação nos “bastidores” da política no jornalismo. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, CiFEFiL, v.19 n.1, p.429-443, 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xix_cnlf/cnlf/01/035.pdf> Acesso em: 18 fev. 2023. LUZ, Manuel Ramon Souza; Fracalanza, Paulo Sérgio. Darwinismo Universal e economia evolucionária: recurso ontológico ou mais uma analogia? Revista Ensaios FEE, Porto Alegre, v.32, n.1, p.31-50, jun. 2011. Disponível em: < file:///C:/Users/Leandro%20Falcon/Downloads/2205-14721-1-PB%20(1).pdf> MARCUSCHI, Luiz Antônio. Anáfora indireta: o barco textual e suas âncoras. Revista Letras, Curitiba: Editora da UFPR, n.56, p.217-258, 2001. 178 _____________. Compreensão textual como trabalho criativo. Prograd: Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v.11, p.89-103, 2011. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40358> _____________. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: _____________; XAVIER, Antônio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2010. _____________. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2014. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. Coleção Primeiros Passos. Editora brasiliense. São Paulo, 1988. MARX, Karl. O Capital. Livro 1. (2019) Disponível em: <https://doceru.com/doc/55n555> _____________; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5668739/mod_resource/content/1/MARX_ %20A%20Ideologia%20Alem%C3%A3.pdf> OLIVEIRA, T. A.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 8o ano. 5a ed. São Paulo: IBEP, 2018. _____________. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 9o ano. 5a ed. São Paulo: IBEP, 2018. RECUERO, Raquel da Cunha. Memes em weblogs: proposta de uma taxonomia. Revista FAMECOS, v.14 n.32, p.23-31, 2007. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3411/2 675> RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologia: provocações para a sala de aula. 1a ed. São Paulo: Parábola, 2021. ROCHA, Renata Amaral de Matos. Texto e textualidade. Anais do SIELP, Uberlândia: EDUFU, V.3 n.1, 2014. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp- content/uploads/2014/11/437.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023. ROJO, Roxane Helena; BARBOSA, Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1a ed. São Paulo: Parábola editorial, 2015. _____________; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola editorial, 2012. SANTOS, Hélio de Sant’ Anna dos. Eugenio Coseriu: uma mudança radical na perspectiva linguística. Linguagem em (Re)vista, Niterói, ano 09, n.17-18, 2014. 179 SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Cláudia Souza. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 7a ed. São Paulo: Cultrix. 1975. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. SOUZA, Márcio Vieira de; GIGLIO, Kamil. Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. [livro eletrônico]/organizado por Márcio Vieira de Souza e Kamil Giglio. São Paulo: Blucher, 2015. Disponível em: <http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/midias- digitais/completo.pdf> UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Eugenio Coseriu no quadro da linguística moderna. Confluência, Rio de Janeiro, n.55. p.41-53, 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023 - Leandro Falcon Lemos.pdf4.44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.