Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Celio Eduardo Nunes-
dc.date.accessioned2025-04-04T17:44:18Z-
dc.date.available2025-04-04T17:44:18Z-
dc.date.issued2013-06-04-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Celio Eduardo Nunes. Um estudo focado nas construções de portfólios eletrônicos com alunos do ensino médio. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demanda Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do rio de Janeiro, Seropédica, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20803-
dc.description.abstractO principal objetivo desta pesquisa é identificar, a partir de criações de portfólios eletrônicos, elementos hipertextuais na aprendizagem de alunos do Ensino Médio. Buscamos trazer ao âmbito do aprendizado o conceito de autonomia. Trata-se de um estudo qualitativo que foi realizado em uma turma do próprio pesquisador. A coleta de dados foi feita mediante a observação sistemática dos portfólios e da opinião dos alunos sobre a intervenção. A análise esteve focada nesse processo criativo e autônomo, onde o estudante teve oportunidades de atualizar seu portfólio, inserindo imagens, textos, fotos, reflexões, dúvidas, músicas, etc. Os portfólios eletrônicos se mostraram uma ferramenta possível para trabalharmos com gêneros textuais, já que permitiram diversas utilizações hipertextuais, a alternância entre a linguagem informal e a formal bem como potencializou a criatividade. A pesquisa ressalta que ao observar esses elementos, tendo como foco as possíveis relações entre o hipertexto e a autonomia no processo de aprendizagem podemos evidenciar aspectos constituintes do aprendizado dos discentes analisados, tais como a importância do dialogismo no fazer pedagógico e na busca de caminhos diversos para a construção do conhecimento dos discentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectPortfólio Eletrônicopt_BR
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectInformation and Communicationpt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectVirtual Portfoliopt_BR
dc.subjectHypertextpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.titleUm estudo focado nas construções de portfólios eletrônicos com alunos do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA study focused on the construction of electronic portfolios with high school studentsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe main goal of this research is to identify, based on the creation of electronic portfolios, which hypertextual element aspects influence the learning process of students in High School. We aimed to bring autonomy to the field of learning. It is an intervention research, made in a class where the researcher himself teaches. Data collection is made through systematic observation of the portfolios and a final evaluation. On this creative and autonomous process students could, while updating their portfolios, upload images, photos, reflexions, doubts, music and so on. We hope we can, while mixing such elements, make the learning constituents of the analysed students clear.pt_BR
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435pt_BR
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Gilda Helena Bernardino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5257065023278066pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863596390001966pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5560481467374224pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, J. C. e BIASI-RODRIGUES, B. (orgs.). Interação na Internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. ARISTÓTELES. Arte poética. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em 08/03/2013. BAIRRAL, M. A (org.). Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ, 2007. _______________ (org.). Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação e Educação Matemática. Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ, 2009. _______________ (org.). Pesquisa, ensino e inovação com tecnologias em educação matemática: de calculadoras a ambientes virtuais. Seropédica, RJ: Ed. Da UFRRJ, 2012. BAIRRAL, A. M., e SANTOS, R. T. (2012). E-Portfolio improving learning in mathematics pre-service. Digital Education Review (21), 1-12. BARRETO, R. G. Discursos, tecnologias, educação. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009. BARRETO, R. B. R. Espaços e interfaces culturais para a implantação da educação online: um diálogo entre os impasses que emergem da introdução dos novos paradigmas no âmbito das Instituições de Ensino Superior. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. BONA, A. S. de e BASSO, M. V. de A. Portfólio de Matemática: uma evidência do processo de aprendizagem com apropriação tecnológica. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação / UFRGS. v. 8, n. 2, 2010. BRANDES, G. M. & BOSKIC, N. Eportfolios: From description to analysis. Canada: The University of British Columbia, 2008. 88 CEVASCO, M. E. A crítica cultural marxista. In Revista Karl Marx. Coleção: Guias de filosofia. São Paulo: Editora Escala, 2011. CHIACHIRI, M. A. de F. EAD: práticas discursivas e constituição da identidade virtual do aluno no webfólio. Dissertação de Mestrado. Franca, UNIFRAN – PPGL, 2008. Disponível em www.mestradoemlinguistica.unifran.br/site/dissertacoes/. Acesso em 29/04/2011. COSTA, R. C. da. O uso de e-portfólios na aprendizagem de alunos do Instituto Federal de Educação, ciências e tecnologia do Maranhão / campus codó. Dissertação de Mestrado. Seropédica, RJ: UFRRJ, 2009. COSTA, R. & MARINS, V. Aula 01 – Design Didático. Disponível em: http://www.lanteuff.org/moodle/course/view.php?id=265. Acesso em 13/06/2010. ___________________________. Aula 02 – Interfaces. Disponível em: http://www.lanteuff.org/moodle/course/view.php?id=265. Acesso em 20/06/2010. COUTINHO, C. P. e ALVES, M. Educação e Sociedade da Aprendizagem: um olhar sobre o potencial educativo da Internet. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, v. 3, n. 4, 206-225, 2010. Currículo mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/downloads/cm/cm_10_9_1S_0.pdf. Acesso em 26/01/2013 ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação – fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010. FERREIRA, A. B. de H. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 6.ed. Curitiba: Posigraf, 2004. FERREIRA, E. (D)enunciar a autonomia – contributos para a compreensão da génese e da construção da autonomia escolar. Portugal: Porto Editora, 2012. 89 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. _________. Pedagogia do oprimido. 50.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. FREITAS, M. T. de A. e COSTA, S. R. Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. GRAMSCI, A. Alguns pontos preliminares de referência. In: Cadernos do cárcere. Vol. 01, p. 93-114. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. KOSIK, K. Dialética da totalidade concreta. In: Dialética do concreto. p. 13-64. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência – o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. _______. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In DIONÍSIO, Â. P., MACHADO, A. R. e BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002; p. 19 a 36. MARCUSCHI, L. A. e XAVIER, A. C. (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 4ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. OLIVEIRA, J. M. A. O hipertexto como imaginação do currículo. Paper presented at the Anped27, Caxambu, 2004. http://www.anped.org.br/reunioes/27/inicio.htm 90 OLIVEIRA, J. M. A. Curriculos-hipertextos-pops. FE/UNICAMP. Unicamp. Campinas, 2006. Retrieved from http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000403318 PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. PIRES, Á. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências sociais. In A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. SANCHO, J, M.; HERNÁNDEZ, F. [et al.]. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. SANTAELLA, L. O que é semiótica. 25.ed. São Paulo: Brasiliense, 2007. ______________. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012. SANTOS, E. (2006). Portfólio e cartografia cognitiva: dispositivos e interfaces para a prática da avaliação formativa em educação online. In: SILVA, M. e SANTOS, E. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola. SANTOS, P. F. E. dos e MEDEIROS, C. S. de. O uso do celular em sala de aula. In Revista Pátio. n 56. Ano XIV. Porto Alegre: Artmed, nov. 2010 / jan. 2011. TEIXEIRA, R. Um estudo sobre a construção do conceito de polígonos por alunos do 6º ano. Dissertação de Mestrado. Seropédica, RJ: UFRRJ, 2011. TILL, J. H. W. (2003). Portfolio Pessoal: do impresso ao virtual. Disponível em: http://joytill.com.br/at_acad/artigo_HDB.pdf. Acesso em 15/09/2010. Warschauer, M. Technology and social inclusion: Rethinking the digital divide. Cambridge: MIT Press, 2005.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Celio_E_N_Rodrigues.pdf3.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.