Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20803| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Um estudo focado nas construções de portfólios eletrônicos com alunos do ensino médio |
| Otros títulos: | A study focused on the construction of electronic portfolios with high school students |
| Autor: | Rodrigues, Celio Eduardo Nunes |
| Orientador(a): | Bairral, Marcelo Almeida |
| Primeiro membro da banca: | Bairral, Marcelo Almeida |
| Segundo membro da banca: | Campos, Gilda Helena Bernardino de |
| Terceiro membro da banca: | Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho |
| Palabras clave: | Tecnologias da Informação e Comunicação;Portfólio Eletrônico;Hipertexto;Autonomia;Ensino Médio;Information and Communication;Technologies;Virtual Portfolio;Hypertext;Autonomy;High School |
| Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
| Idioma: | por |
| Fecha de publicación: | 4-jun-2013 |
| Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citación: | RODRIGUES, Celio Eduardo Nunes. Um estudo focado nas construções de portfólios eletrônicos com alunos do ensino médio. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demanda Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do rio de Janeiro, Seropédica, 2013. |
| Resumen: | O principal objetivo desta pesquisa é identificar, a partir de criações de portfólios eletrônicos, elementos hipertextuais na aprendizagem de alunos do Ensino Médio. Buscamos trazer ao âmbito do aprendizado o conceito de autonomia. Trata-se de um estudo qualitativo que foi realizado em uma turma do próprio pesquisador. A coleta de dados foi feita mediante a observação sistemática dos portfólios e da opinião dos alunos sobre a intervenção. A análise esteve focada nesse processo criativo e autônomo, onde o estudante teve oportunidades de atualizar seu portfólio, inserindo imagens, textos, fotos, reflexões, dúvidas, músicas, etc. Os portfólios eletrônicos se mostraram uma ferramenta possível para trabalharmos com gêneros textuais, já que permitiram diversas utilizações hipertextuais, a alternância entre a linguagem informal e a formal bem como potencializou a criatividade. A pesquisa ressalta que ao observar esses elementos, tendo como foco as possíveis relações entre o hipertexto e a autonomia no processo de aprendizagem podemos evidenciar aspectos constituintes do aprendizado dos discentes analisados, tais como a importância do dialogismo no fazer pedagógico e na busca de caminhos diversos para a construção do conhecimento dos discentes. |
| Abstract: | The main goal of this research is to identify, based on the creation of electronic portfolios, which hypertextual element aspects influence the learning process of students in High School. We aimed to bring autonomy to the field of learning. It is an intervention research, made in a class where the researcher himself teaches. Data collection is made through systematic observation of the portfolios and a final evaluation. On this creative and autonomous process students could, while updating their portfolios, upload images, photos, reflexions, doubts, music and so on. We hope we can, while mixing such elements, make the learning constituents of the analysed students clear. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20803 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2013 - Celio_E_N_Rodrigues.pdf | 3.16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
