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Tipo do documento: Dissertação
Title: Tradição e reparação: disputa em torno do conceito de literatura e a ascensão de Carolina Maria de Jesus como escritora
Other Titles: Tradition and reparation: disagreement towards the concept of literature and the rise of Carolina Maria de Jesus as a writer
Authors: Barros, Denis Thiago Santos de
Orientador(a): Reinheimer, Patricia
Primeiro coorientador: Rinaldi, Alessandra de Andrade
Primeiro membro da banca: Rodrigues, André Luiz de Jesus
Segundo membro da banca: Pimentel, Ary
Terceiro membro da banca: Pereira, Luena Nascimento Nunes
Quarto membro da banca: Sant'Anna, Sabrina Marques Parracho
Keywords: Estética/Política;Jogo/Escrita;Literatura;Carolina Maria de Jesus;Aesthetics/Politics;Game/Criticism;Literature
Área(s) do CNPq: Sociologia
Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 12-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citation: BARROS, Denis Thiago Santos de. Tradição e reparação: disputa em torno do conceito de literatura e a ascensão de Carolina Maria de Jesus como escritora. 2024. 279 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.
Abstract: Este trabalho teve por objetivo compreender as disputas em torno do termo “literatura” desencadeadas na segunda metade do século XX e a relação disso com o reconhecimento de Carolina Maria de Jesus como escritora de literatura. Argumento que a partir dos anos 1980, gradativamente a vida e os escritos de Carolina são abordados, sobretudo em trabalhos acadêmicos, no sentido de defini-la como escritora de obras literárias. Esse processo tem a ver com os debates que atravessaram os meios literários em geral, nos quais críticas às noções de “cânone” e “tradição” na literatura tem tido um papel importante na afirmação de literaturas que não ocorrem a partir da noção de “arte pela arte” ou de “autonomia” do literário. Trabalhei com as ideias de “mundos da arte” (Becker, 2010), “campo artístico” (Bourdieu, 1996), “jogo” (Caillois, 1990) e “linhas” (Ingold, 2022) buscando entender o que significa literatura e cânone na prática de escritores, críticos e acadêmicos, e como a noção de literatura como texto autorreferente passou a ser confrontada por outra noção, que a define pelo enfrentamento de questões políticas concretas. Concluí que Carolina passou a ser lida como autora de literatura em trabalhos que adotam esta segunda noção, em detrimento da primeira, o que se expressa no volume cada vez maior de trabalhos acadêmicos sobre ela, principalmente a partir dos anos 1990, com notável força na década de 2010, e nas abordagens que esses trabalhos apresentam sobre Carolina e sua produção escrita. Esta pesquisa foi realizada a partir de extensa revisão bibliográfica, sobretudo de textos de periódicos, artigos científicos e teses de doutorado, mas também de algumas incursões etnográficas a eventos onde o trabalho de Carolina foi apresentado e/ou discutido. Na análise desse material, busquei construir um olhar etnográfico sobre uma área – a de Letras – que, se não é de todo estranha às Ciências Sociais, possui questões distintas, entre elas a definição do que é literatura.
Abstract: This thesis aims to understand the disputes over the term “literature” that arose in the second half of the 20th century and how this relates to the recognition of Carolina Maria de Jesus as a literature writer. I argue that from the 1980s onwards, Carolina's life and writings were gradually brought into light in order to define her as a writer of literary works, especially in academic milieu. This process relates to debates that have crossed literary circles in general, especially the criticisms in literature of the notions of “canon” and “tradition”. Those debates have played an important role in affirming literatures that do not follow the ideas of “art for art's sake” or the “autonomy” of the literary. I worked with notions such as “art worlds” (Becker, 2010), “artistic field” (Bourdieu, 1996), “game” (Caillois, 1990) and “lines” (Ingold, 2022). This was part of an attempt to understand what literature and the canon mean in the practice of writers, critics and academics, and how the notion of literature as a self-referential text has come to be confronted by another notion, which defines it by confronting concrete political issues. I concluded that Carolina has come to be read as an author of literature in works that adopt this second notion, to the detriment of the first. This is expressed in the increasing volume of academic works about her, especially since the 1990s, with notable strength in the 2010s, and in the approaches that these works present about Carolina and her work.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20806
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais

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