Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20809
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A influência das redes sociais no processo de formação dos/das jovens estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual do Noroeste do Espírito Santo |
Other Titles: | The influence of social networks on the training process of young students in the 1st year of high school at a State School in the Northwest of Espírito Santo |
Authors: | Alves, Euzilane Xavier |
Orientador(a): | Sanchez, Liliane Barreira |
Primeiro membro da banca: | Sanchez, Liliane Barreira |
Segundo membro da banca: | Silva, Simone Batista da |
Terceiro membro da banca: | Pinto, Flora Cortes Daemon de Souza |
Quarto membro da banca: | Santos, Alessandta dos |
Keywords: | Ensino-aprendizagem;Redes sociais virtuais;Tecnologia;Autonomia;Teaching-learning;Virtual social networks;Technology;Autonomy |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 18-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | ALVES, Euzilane Xavier. A influência das redes sociais no processo de formação dos/das jovens estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual do Noroeste do Espírito Santo, 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024. |
Abstract: | Atualmente, as redes sociais virtuais têm atraído cada vez mais usuários, se tornando uma das mais importantes ferramentas da Web, possibilitando a expressão individual por meio da criação de perfis públicos, como uma rede de contatos, que promove a interação das pessoas que compartilham e constroem conteúdos coletivamente. É indispensável compreender como a utilização dessas redes virtuais vem sendo realizada pelos discentes, uma vez que a influência delas na realidade educacional na era digital vem se tornando essencial para o ensino-aprendizado nas escolas e em outros espaços. Sendo assim, o principal objetivo deste estudo é investigar a influência das redes sociais no processo de formação dos jovens estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Noroeste do Estado do Espírito Santo, na cidade de Nova Venécia/ES. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativa/exploratória. Inicialmente, 25 alunos formaram o grupo de pesquisa, no qual foram abordadas perguntas estruturadas aplicadas por meio de WhatsApp. Em seguida, foi realizada a análise dos dados para que se pudesse chegar aos resultados. A pesquisa constatou que 97,7% dos pesquisados utilizam as redes sociais virtuais em casa e no trabalho, além de apontar que os envolvidos também acessam essas redes durante o período em que se encontram em sala de aula, com o uso direcionado ao entretenimento, contatos com amigos, aprendizagem e trabalho. Esses resultados indicam que as redes sociais estão cada vez mais presentes na vida dos alunos, sendo vistas como uma ferramenta digital de grande potencial para o processo de ensino-aprendizagem. Porém, para que isso venha a ocorrer de maneira eficaz, será necessário que os docentes e discentes desenvolvam competências no uso dessas tecnologias que proporcionem uma dinâmica de aprendizagem crítica, inovadora, criativa, desafiadora e constante, para que a tecnologia da informação seja utilizada a favor de uma formação para a autonomia. |
Abstract: | Nowadays, virtual social networks have been attracting more and more users, becoming one of the most important tools on the Web, enabling individual expression through the creation of public profiles, like a network of contacts, which promotes the interaction of people who share and create content collectively. It is essential to understand how these virtual networks have been used by students, since their influence on the educational reality in the digital age has become essential for teaching and learning in schools and other spaces. Therefore, the main objective of this study is to investigate the influence of social networks on the educational process of young students in the 1st year of high school at a state school in the northwest of the state of Espírito Santo, in the city of Nova Venécia/ES. The research methodology is qualitative/exploratory. Initially, 25 students formed the research group, in which structured questions were asked via WhatsApp. Then, the data was analyzed to reach the results. The survey found that 97.7% of respondents use virtual social networks at home and at work, and also indicated that those involved also access these networks during the time they are in the classroom, with their use directed towards entertainment, contact with friends, learning and work. These results indicate that social networks are increasingly present in students' lives, being seen as a digital tool with great potential for the teaching-learning process. However, for this to occur effectively, it will be necessary for teachers and students to develop skills in the use of these technologies that provide a critical, innovative, creative, challenging and constant learning dynamic, so that information technology is used in favor of training for autonomy. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20809 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Euzilane Xavier Alves.pdf | 5.49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.