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Tipo do documento: Tese
Título: Das insurreições ao sepulcro dos mártires Macabeus: uma análise do processo identitário através dos discursos judaizantes nos documentos apócrifos de I Macabeus em 165 a.C., na Judeia
Otros títulos: From the insurrections to the sepulcher of the Maccabean martyrs: an analysis of the identity process through the Judaizing discourses in the apocryphal documents of I Maccabees in 165 BC, in Judea
Autor: Teixeira, Fabiano Alves
Orientador(a): Berriel, Marcelo Santiago
Primeiro membro da banca: Almeida, Fabio Py Murta de
Segundo membro da banca: Santos, Lyndon de Araújo
Terceiro membro da banca: Lima, Sérgio Prates
Quarto membro da banca: Amaral, Clinio de Oliveira
Quinto membro da banca: Lira, Ronald Apolinario de
Palabras clave: Cultura;identidade;discursos;Culture;identity;discourses
Área(s) do CNPq: História
História
Idioma: por
Fecha de publicación: 2-sep-2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citación: TEIXEIRA, Fabiano Alves. Das insurreições ao sepulcro dos mártires Macabeus: uma análise do processo identitário através dos discursos judaizantes nos documentos apócrifos de I Macabeus em 165 a.C., na Judeia. 2024. 230 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Resumen: O presente trabalho de pesquisa teve o objetivo de analisar o documento deuterocanônico de I Macabeus. Os chamados insurgentes Macabeus lograram êxito em batalha contra as forças do rei Antioco IV Epífanes que governou a Síria entre os anos de 164 a 165 a.C. No comando das insurgências, estava Judas Macabeu, que liderava um pequeno contingente de revoltosos em oposição ao exército grego. Essas falanges selêucidas, no limiar de suas bases, sofreu uma série de enfraquecimentos por conta da ausência de recursos que deveriam ser pagos ao exército contratado e pela pouquidade dos despojos de guerras prometidos. A atitude do exército selêucida foi suficiente para que a mensagem chegasse até Judas Macabeus e seus liderados. Com base nas informações sobre o enfraquecimento das legiões selêucidas, Judas Macabeu promove as revoltas dividindo o exército de Antioco em frações, atraindo-os e confundindo-os para dentro de suas vilas. Esse antagonismo acontece enquanto Judas convoca aqueles que, por força da religião e de seus costumes não aderiram a helenização na Judeia. Para esses, restava o deserto e a bacia do Mediterrâneo para sua subsistência. Não possuíam armas de guerra ou táticas de guerrilhas, muito pelo contrário, eram agricultores e pastores que quando convocados ficaram a disposição para um embate contra um exército em função dos símbolos que representava o judaísmo naquele período. Inspirado no caso acima, este trabalho pretende analisar os discursos produzidos nas insurreições macabeias e de seus elementos simbólicos. Esses sistemas surgiram da preocupação dos Macabeus nas insurreições e seus sucessores da crônica em constituir uma hereditariedade, da máxima do mito e de seus elementos constitutivos da memória para a composição da identidade macabeia. Por conseguinte, a questão mitológica e a edificação do heroísmo Macabeu assumem tonalidades de santidade em muitas comunidades cristãs mediterrâneas após os primeiros séculos da era cristã, onde são abordados como novos eixos para além da compreensão meramente militar dos confrontos, o sufrágio da hibridização cultural entre helenismo, judaísmo e suas representações. Religiosidade, cultura E espaço urbano foram elementos de apoio para a constituição da identidade judaica, consolidado por meio do pluralismo étnico no interior da sua própria construção simbólica, e que depois da imposição ao helenismo levaram os judeus às insurreições militares e aos conflitos religiosos na Judeia. Além da análise do livro de I Macabeus, os documentos de Daniel da bíblia hebraica e de Flávio Josefo serão analisados neste trabalho, pois corroboram com as narrativas das revoltas insurgentes do II século a.C. Certamente o livro de Daniel relata algumas das histórias mais controversas do mundo antigo, além das narrativas simbólicas e dos trechos mitológicos, os relatos da sucessão dos impérios sobrepujaram um papel importante no documento. Já Flávio Josefo discute elementos substanciais, mas sua importância cabe a uma narrativa que complementa as relações judaizantes no II século a.C ao narrar os movimentos insurgentes do chamado período do Macabeus.
Abstract: This research paper aimed to analyze the deuterocanonical document of I Maccabees. The so-called Maccabean insurgents were successful in battle against the forces of King Antiochus IV Epiphanes, who ruled Syria between 164 and 165 B.C. In command of the insurgency was Judas Maccabeus, who led a small contingent of rebels in opposition to the Greek army. These Seleucid phalanxes, on the threshold of their bases, suffered a series of weakenings due to the lack of resources that should have been paid to the hired army and the small amount of spoils of war promised. The attitude of the Seleucid army was enough for the message to reach Judas Maccabeus and his followers. Based on information about the weakening of the Seleucid legions, Judas Maccabeus promotes the revolts by dividing Antiochus' army into factions, attracting and confusing them into their villages. This antagonism occurs while Judas summons those who, due to their religion and customs, did not adhere to the Hellenization of Judea. For these, the desert and the Mediterranean basin were all that was lef for their subsistence. They did not have weapons of war or guerrilla tactics; quite the opposite, they were farmers and shepherds who, when summoned, were ready to fight an army based on the symbols that represented Judaism at that time. Inspired by the case above, this work aims to analyze the discourses produced in the Maccabean insurrections and their symbolic elements. These systems arose from the concern of the Maccabees in the insurrections and their successors in the chronicle in constituting a heredity, from the maxim of myth and its constitutive elements of memory for the composition of the Maccabean identity. Consequently, the mythological question and the construction of Maccabean heroism take on tones of sanctity in many Mediterranean Christian communities after the first centuries of the Christian era, where they are approached as new axes beyond the merely military understanding of the confrontations, the suffrage of the cultural hybridization between Hellenism, Judaism and their representations. Religiosity, culture and urban space were supporting elements for the constitution of Jewish identity, consolidated through ethnic pluralism within its own symbolic construction, and which after the imposition of Hellenism led the Jews to military insurrections and religious conflicts in Judea. In addition to the analysis of the book of 1 Maccabees, the documents of Daniel from the Hebrew Bible and Flavius Josephus will be analyzed in this work, as they corroborate the narratives of the insurgent revolts of the 2nd century B.C. The book of Daniel certainly tells some of the most controversial stories of the ancient world, and in addition to the symbolic narratives and mythological passages, the accounts of the succession of empires played an important role in the document. Flavius Josephus discusses substantial elements, but his importance lies in a narrative that complements the Judaizing relations in the 2nd century B.C. by narrating the insurgent movements of the so-called Maccabean period.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20824
Aparece en las colecciones:Doutorado em História

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