Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20886
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorQuinta, Flávia Besse da-
dc.date.accessioned2025-04-07T22:47:31Z-
dc.date.available2025-04-07T22:47:31Z-
dc.date.issued2024-10-09-
dc.identifier.citationQUINTA, Flávia Besse. O problema da educação massificadora em Nietzsche. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20886-
dc.description.abstractEssa dissertação aborda a crítica de Nietzsche ao modelo de educação de massa de sua época, refletindo sobre o impacto deste sistema na formação do indivíduo. Destaca a necessidade de contextualizar suas teorias por meio de suas experiências pessoais e humanizadoras, permitindo uma interpretação mais profunda de sua filosofia. Segundo Nietzsche, a educação massificadora é moldada por fatores históricos e culturais, expressos pela linguagem e pelos conceitos, que muitas vezes limitam a compreensão humana e perpetuam visões estáticas do passado. Em oposição, ele propõe a Bildung que deve enfatizar a autossuperação e a evolução constante do indivíduo. Para Nietzsche, a educação não deve ter um objetivo fixo, mas um processo dinâmico e contínuo, guiado pela reavaliação dos valores e rompimento com pressões externas. Assim, sua proposta desafia a educação tradicional, privilegiando a autocriação do indivíduo, rumo à sua emancipação e singularidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.subjecteducação massificadorapt_BR
dc.subjectBildungpt_BR
dc.subjectmass educationpt_BR
dc.titleO problema da educação massificadora em Nietzschept_BR
dc.title.alternativeThe problem of mass education in Nietzscheen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation addresses Nietzsche's critique of the mass education model of his time, reflecting on the impact of this system on individual formation. It highlights the need to contextualize his theories through his personal and humanizing experiences, allowing for a deeper interpretation of his philosophy. According to Nietzsche, mass education is shaped by historical and cultural factors, expressed through language and concepts, which often limit human understanding and perpetuate static views of the past. In contrast, he proposes that Bildung should emphasize self-overcoming and the constant evolution of the individual. For Nietzsche, education should not have a fixed goal, but rather be a dynamic and continuous process, guided by the reevaluation of values and the breaking of external pressures. Thus, his proposal challenges traditional education, favoring the self-creation of the individual, moving toward their emancipation and uniqueness.en
dc.contributor.advisor1Carvalho, Danilo Bilate de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9531-5237pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3430633698914755pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Danilo Bilate de-
dc.contributor.referee2Costa, Affonso Henrique Vieira da-
dc.contributor.referee3Barros, Tiago Mota da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0308124225299427pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Flávia Besse da Quinta.pdf599.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.