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Tipo do documento: Dissertação
Título: O problema da educação massificadora em Nietzsche
Título(s) alternativo(s): The problem of mass education in Nietzsche
Autor(es): Quinta, Flávia Besse da
Orientador(a): Carvalho, Danilo Bilate de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Danilo Bilate de
Segundo membro da banca: Costa, Affonso Henrique Vieira da
Terceiro membro da banca: Barros, Tiago Mota da Silva
Palavras-chave: Nietzsche;educação massificadora;Bildung;mass education
Área(s) do CNPq: Filosofia
Filosofia
Idioma: por
Data do documento: 9-Out-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: QUINTA, Flávia Besse. O problema da educação massificadora em Nietzsche. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumo: Essa dissertação aborda a crítica de Nietzsche ao modelo de educação de massa de sua época, refletindo sobre o impacto deste sistema na formação do indivíduo. Destaca a necessidade de contextualizar suas teorias por meio de suas experiências pessoais e humanizadoras, permitindo uma interpretação mais profunda de sua filosofia. Segundo Nietzsche, a educação massificadora é moldada por fatores históricos e culturais, expressos pela linguagem e pelos conceitos, que muitas vezes limitam a compreensão humana e perpetuam visões estáticas do passado. Em oposição, ele propõe a Bildung que deve enfatizar a autossuperação e a evolução constante do indivíduo. Para Nietzsche, a educação não deve ter um objetivo fixo, mas um processo dinâmico e contínuo, guiado pela reavaliação dos valores e rompimento com pressões externas. Assim, sua proposta desafia a educação tradicional, privilegiando a autocriação do indivíduo, rumo à sua emancipação e singularidade.
Abstract: This dissertation addresses Nietzsche's critique of the mass education model of his time, reflecting on the impact of this system on individual formation. It highlights the need to contextualize his theories through his personal and humanizing experiences, allowing for a deeper interpretation of his philosophy. According to Nietzsche, mass education is shaped by historical and cultural factors, expressed through language and concepts, which often limit human understanding and perpetuate static views of the past. In contrast, he proposes that Bildung should emphasize self-overcoming and the constant evolution of the individual. For Nietzsche, education should not have a fixed goal, but rather be a dynamic and continuous process, guided by the reevaluation of values and the breaking of external pressures. Thus, his proposal challenges traditional education, favoring the self-creation of the individual, moving toward their emancipation and uniqueness.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20886
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

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