Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20887Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Haddad, Emiliane Pinto Coelho | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-08T11:49:29Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-08T11:49:29Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
| dc.identifier.citation | HADDAD, Emiliane Pinto Coelho. Patrimônio científico e tecnológico na educação profissional: movimentos de identificação e preservação. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20887 | - |
| dc.description.abstract | A proposta deste trabalho tem por objetivo analisar iniciativas de identificação e preservação do Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia nas Escolas Técnicas (PCC&T), até então pouco investigadas. Essas unidades escolares constituem importantes espaços de guarda de objetos científicos e tecnológicos utilizados no ensino técnico e profissional, reservando acervos ainda inexplorados. Em virtude da existência de unidades escolares profissionalizantes centenárias incorporadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e somando-se a isso a aquisição de equipamentos para os laboratórios de aulas como: ferramentas, maquinários, utensílios, aparelhos, manuais e materiais didáticos, entre outros, depreende-se que o Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia (PCC&T) nestas instituições é gigantesco. Vale ressaltar que os avanços tecnológicos modificaram as formas de produção existentes, à medida que o mundo se transformou e modernizou. Tais mudanças impactaram diretamente na educação profissional e, consequentemente, nos materiais e equipamentos utilizados e produzidos no ensino técnico. Obsoletos, muitos destes objetos, foram sendo descartados ou retirados do ensino, ocasionando o descarte sem critérios. Neste sentido, o presente trabalho pretende contribuir para o debate acerca da preservação da memória do patrimônio científico e tecnológico, por sua vez, tão valioso para a nossa sociedade. O conjunto de unidades educacionais da Rede FAETEC congrega um valioso acervo escolar histórico específico da formação técnico-profissional do Estado do Rio de Janeiro. Portanto, precisa ser preservado pela relevância do testemunho das transformações científicas e tecnológicas ocorridas ao longo do tempo no mundo do trabalho e ensino técnico. Por fim, a presente temática versa sobre ressaltar a importância da preservação do Patrimônio da Ciência e Tecnologia na Educação Profissional como construção da cidadania e da identidade coletiva. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Patrimônio Científico e Tecnológico | pt_BR |
| dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| dc.subject | Centros de Memória | pt_BR |
| dc.subject | Scientific and Technological Heritage | pt_BR |
| dc.subject | Professional and Technological Education | pt_BR |
| dc.subject | Memory Centers | pt_BR |
| dc.title | Patrimônio científico e tecnológico na educação profissional: movimentos de identificação e preservação | pt_BR |
| dc.title.alternative | Scientific and technological heritage in professional education: identification and preservation movements | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The purpose of this work aims to analyze initiatives for identifying and preserving the Cultural Heritage of Science and Technology in Technical Schools (PCC&T), which have previously been little investigated. These school units constitute important storage spaces for scientific and technological objects used in technical and professional education, reserving collections that are still unexplored. Due to the existence of centuries-old vocational school units incorporated into the Technical School Support Foundation (FAETEC) and in addition to this the acquisition of equipment for classroom laboratories such as: tools, machinery, utensils, apparatus, manuals, teaching materials, among others, it appears that the Cultural Heritage of Science and Technology (PCC&T) in these institutions is gigantic. It is worth mentioning that technological advances have modified existing forms of production, as the world has transformed and modernized. Such changes directly impacted professional education and, consequently, the materials and equipment used and produced in technical education. Obsolete, many of these objects were being discarded or removed from teaching, leading to disposal without criteria. In this sense, this work aims to contribute to the debate about preserving the memory of scientific and technological heritage, which is so valuable to our society. The set of educational units of the FAETEC Network brings together a valuable historical school collection specific to technical-professional training in the State of Rio de Janeiro. Therefore, it needs to be preserved due to the relevance of witnessing the scientific and technological transformations that have occurred over time in the world of work and technical education. Finally, this theme is about highlighting the importance of preserving the Heritage of Science and Technology in Professional Education as a construction of citizenship and collective identity. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Pereira, Raquel Alvitos | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-1402-2588 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7366704633040953 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Martins, Monica de Souza Nunes | - |
| dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0003-0917-3437 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7436821208759848 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Martins, Monica de Souza Nunes | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-0917-3437 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7436821208759848 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pereira, Raquel Alvitos | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-1402-2588 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7366704633040953 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Corrêa, Maria Letícia | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-4448-7661 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5347460829345370 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Mello, Janaina Cardoso de | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-5060-0691 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4347504450030175 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Reis, Thiago de Souza dos | - |
| dc.contributor.referee5ID | https://orcid.org/0000-0002-2921-5617 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/7001492191626844 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6490680803327835 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade | pt_BR |
| dc.relation.references | BIBLIOTECA Nacional. Hemeroteca Digital Brasileira. Álbum de Exposição (RJ) - 1908. Edição 0001. Comemorativa do 1o Centenário da Abertura dos Portos do Brasil. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=000574&pagfis=1. Acesso em: 13 abr. 2022. BIBLIOTECA Nacional. A Exposição Universal de Londres de 1851 e o Palácio de Cristal. Fundação Biblioteca Nacional. 1 de maio de 2020. Disponível em: (3) A Exposição Universal de Londres de... - Fundação Biblioteca Nacional | Facebook. Acesso em: 03 ago. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 2. ed. 2012. Disponível em: index.php (mec.gov.br). Acesso em: 03 ago. 2022. BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, publicada no Diário Oficial de 25 de fevereiro de 1891. Disponível em: Constituicoes_Brasileiras_v2_1891.pdf (senado.leg.br). Acesso em: 03 ago. 2022. BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de julho de 1934. Disponível em: Constituição34 (planalto.gov.br). Acesso em: 03 ago. 2022. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Decreto no 4.780, de 02 de março de 1903. Approva o regulamento para a Escola Correccional Quinze de Novembro. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-4780-2-marco-1903-515922- publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 03 ago. 2022. BRASIL. Decreto no 7.566, de 23 de setembro de 1909. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909- 525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 15 abr. 2022. BRASIL. Decreto no 8.203, de 08 de setembro de 1910. Dá novo regulamento a Escola Premonitória Quinze de Novembro. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8203-8-setembro-1910- 516481-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 13 mar. 2022. BRASIL. Decreto no 16.272, de 20 de dezembro de 1923. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-16272-20-dezembro-1923- 517646-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 10 mar. 2022. BRASIL. Decreto no 5.241, de 27 de agosto de 1927. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-5241-22-agosto-1927- 563163-publicacaooriginal-87295-pl.html. Acesso em: 23 jul. 2022. BRASIL. Decreto-Lei no 25, de 30 de novembro de 1937. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0025.htm Acesso em: 20 out. 2021. 101 BRASIL. Decreto-Lei no 3.799, de 05 de novembro de 1941. Transforma o Instituto Sete de Setembro, em Serviço de Assistência a Menores e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-3799-5-novembro-1941- 413971-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 5 ago. 2022. BRASIL. Decreto-Lei no 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4073-30-janeiro-1942- 414503-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em : 6 mar. 2022. BRASIL. Decreto no 99.180, de 15 de março de 1990. Dispõe sobre a reorganização e o funcionamento dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios e dá outras providências. Disponível em: Base Legislação da Presidência da República - Decreto no 99.180 de 15 de março de 1990 (presidencia.gov.br). Acesso em: 5 ago. 2022. BRASIL. Lei no 4.513, de 1o de dezembro de 1964. Autoriza o Poder Executivo a criar a Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor, a ela incorporando o patrimônio e as atribuições do Serviço de Assistência a Menores, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4513-1-dezembro-1964-377645- publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 out. 2022. BRASIL. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2o graus, e dá outras providências. Disponível em: Temp132 (camara.leg.br). Acesso em: 22 out. 2022. BRASIL. Lei no 7.044, de 18 de Outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2o grau. Disponível em: Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br). Acesso em: 22 out. 2022. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no 9394, de 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 25 jul. 2002. BRASIL Lei no 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm. Acesso em: 20 out. 2022. BRASIL Lei no 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível em: Acesso em: 03 nov. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000- uncategorised/68731-historico-da-educacao-profissional-e-tecnologica-no-brasil. Acesso em: 05 jun. 2023. BRASIL. Portaria Interministerial MCT/MinC no 796, de 28 outubro de 2008. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-interministerial-796-2008_209620.html. Acesso em: 03 nov. 2021. 102 BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Uma Proposta de Política Nacional de Memória da Ciência e da Tecnologia: Relatório da Comissão Especial constituída pela Portaria 116/2003 do Presidente do CNPq, em 04 de julho de 2003. Disponível em: https://centrodememoria.cnpq.br/politicadememoria.pdf . Acesso em: 30 maio 2022. CABRAL, Renata Campello. A dimensão urbana do patrimônio na Carta de Atenas de 1931. As contribuições da delegação italiana. Arquitextos, São Paulo, n. 179, maio 2015. ARAÚJO, Bruno Melo de; RIBEIRO, Emanuela Sousa. (orgs.) Cadernos do Patrimônio Cultural de C&T: pesquisa, acervos e instituições. Recife: UFPE, 2015. CARTA de Atenas. De outubro de 1931. Escritório Internacional dos Museus Sociedade das Nações. Disponível em: Microsoft Word - CP2 - Carta de Atenas I 1931.doc (iphan.gov.br). Acesso em: 26 mar. 2022. CARTA de Atenas. De novembro de 1933. Assembleia do CIAM. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Atenas%201933.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022. CARTA de Burra. 1980. Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Burra%201980.pdf. Acesso em: 18 de março de 2022. CARTA do Rio de Janeiro sobre o patrimônio cultural da ciência e tecnologia. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.mast.br/images/pdf/Carta-do-Rio-de-Janeiro-sobre- Patrimnio-Cultural-da-Cincia-e-Tecnologia.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade/UNESP, 2001. CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. 5. ed. São Paulo: Liberdade/Unesp, 2006. CHOAY, Françoise. Alegoria do patrimônio. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2014. CONFERÊNCIA Geral da UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Convenção para a protecção do património mundial, cultural e natural. Paris de 17 de Outubro a 21 de Novembro de 1972. Disponível em: Convenção para a protecção do Património mundial, cultural e natural (unesco.org). Acesso em: 14 abr. 2022. CONSELHO Andino de Ministros de Relações Exteriores da Comunidade Andina. De 25 de maio de 1999. Cartagenas das Índias – Colômbia. Decisão 460. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Cartagenas%20de%20I%CC%81ndias% 20-%20Colombia%201999.pdf. Acesso em: 30 maio 2022. 103 CONVENÇÃO de Paris. Convenção relativa às medidas a serem adotadas para proibir e impedir a importação, exportação e transferência de propriedades ilícitas dos bens culturais. Paris, 12-14 de novembro de 1970. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp- content/uploads/2010/01/unesco_convencao.pdf. Acesso em: 13 abr. 2022. CUNHA, Luis Antonio. O Ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil Escravocrata. 2. ed. São Paulo: UNESP/Brasília, DF: FLASCO, 2005. CUNHA, Luiz Antonio. O Ensino de ofícios nos primórdios da Industrialização. São Paulo: Unesp, 2000. CURY, Marília Xavier. Exposição - Concepção, montagem e avaliação. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2008. DANTAS, Claudia C.; ROSSATO, Jupiracy A. R.; BARBOSA, Patrícia F. H. F. Complexo de Quintino e a atual Escola Técnica Estadual República – ETER: mais de cem anos de ensino. In: Centro de Memória da FAETEC – CEMEF (Org.). História e Memória da Educação Profissional no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ: Multifoco, 2017. p.17-33. DANTAS, Cláudia Correa. Memória e Patrimônio Histórico na Rede FAETEC. 7 de maio de 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/profile/100063887899481/search/?q=claudia%20dantas. Acesso em: 28 abr. 2022. ESTADO do Rio de Janeiro. Lei no 2.735, de 10 de junho de 1997. Disponível em: lei 2735.97 - Altera a Lei 1176.87.pdf (faetec.rj.gov.br). Acesso em: 13 fev. 2021. ESTADO do Rio de Janeiro. Lei no 3.808, 05 de abril de 2002a. Disponível em: LEI3808de2002.pdf (faetec.rj.gov.br). Acesso em: 20 out. 2021. Acesso em: 13 fev. 2021. ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. FAETEC. Portaria FAETEC/PR no 101, de 15 de maio de 2002b. Cria o Centro de Memória da FAETEC. Disponível em: Memória e Patrimônio Histórico na Rede Faetec | Facebook. Acesso em: 13 fev. 2021. ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. FAETEC. Portaria/PR FAETEC N° 375, de 26 de fevereiro de 2013. Aprova o Regimento Norteador das unidades escolares da educação básica/técnica da rede FAETEC. Disponível em: 8/3/2013 PI080313- 02___14 (faetec.rj.gov.br). Acesso em: 13 fev. 2021. ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. FAETEC. Portaria PR/FAETEC 552, de 22 de novembro de 2018. Disponível em: (31) CENTRO DE MEMÓRIA DA FAETEC - YouTube. Acesso em: 13 fev. 2021. ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. FAETEC. Regimento Norteador das Unidades Escolares da Educação Básica/Técnica da Rede FAETEC. 2020. Disponível em: http://etejk.com.br/wp-content/uploads/2015/09/regimento.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021. 104 ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. CEMEF. Memória e Patrimônio Histórico na Rede FAETEC. Exposição externa. Acervo do Centro de Memória da ETEVM. 24 de outubro de 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/cemef.faetec/photos/pb.100063887899481.- 2207520000/381225690344181/?type=3. Acesso em: 01 jul. 2023. ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. CEMEF. Museu Virtual. 2022. Disponível em: https://sites.google.com/educa.faetec.rj.gov.br/cemef/museu- virtual/exposi%C3%A7%C3%A3o-mem%C3%B3ria-e-trabalho/tour-virtual. Acesso em: 16 jul. 2023. ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. CEMEF. Museu Virtual. Exposição Memória e Trabalho: Olhares museológicos sobre a materialidade escolar. 16 a 22 de maio de 2022. Disponível em: https://sites.google.com/educa.faetec.rj.gov.br/cemef/museu- virtual/exposi%C3%A7%C3%A3o-mem%C3%B3ria-e-trabalho/tour-virtual. Acesso: 27 ago. 2022. ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. FAETEC. Unidades da FAETEC. 19 de Dezembro de 2022. Disponível em: http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/institucional/unidades-faetec. Acesso em: 14 jun. 2023. ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. FAETEC. Acervo fotográfico do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual República. 2023a. ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. FAETEC. Acervo fotográfico do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá. 2023b. ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. FAETEC. Centro de Memória da Escola Técnica Estadual República. 2023c. ESTADO do Rio de Janeiro. Secretaria de Ciência e Tecnologia. FAETEC. Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá. 2023d. FUNARI, Pedro P.; PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio histórico e cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. GAZE, Isabella Paula. Alunos, mestres e objetos: representações imagéticas da Reforma Fernando de Azevedo (1927-1930) na cultura material da Escola Profissional Visconde de Mauá. XXVII Simpósio Nacional de História – Conhecimento histórico e diálogo social. Natal – RN 22 a 26 de julho de 2013. Anais [...] 2013a. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371332037_ARQUIVO_artigoANPUHve rsaofinal.pdf. Acesso em: 24 abr. 2022. GAZE, Isabella Paula. Orlando Corrêa Lopes: a gestão de um anarquista na Escola Profissional Visconde de Mauá (1916-1927). 2013. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Unirio. Rio de Janeiro, 2013b. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B-sE2Ar37CoNeVRGTFc0WWRUNUk/edit?resourcekey=0- 3FRBGonQtXLfwUxtbD-6gQ. Acesso em: 24 abr. 2022. 105 GIL, Fernando Bragança. Museus de ciência e técnica. In: ROCHA-TRINDADE, M. B. (coord.). Iniciação à museologia. Lisboa: Universidade Aberta, 1993. GIONAVAZ, Marlise Maria. As exposições universais e seu impacto museológico: o caso do Exposição do Centenário Farroupilha, Brasil. Revista Vox Musei: arte e patrimônio, Lisboa, v. 1, n. 1, p. 318-329, jan./jun. 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/131974/000983265.pdf?sequence=1. Acesso em: 24 abr. 2022. GRANATO, Marcus Panorama Sobre o Patrimônio da Ciência e Tecnologia no Brasil: Objetos de C&T. In: GRANATO, M. Cultura Material e Patrimônio de C&T. Rio de Janeiro, 2009. p. 78-102 GRANATO, Marcus et al. Objetos de ensino e o patrimônio cultural de ciência et ale tecnologia no Brasil e em Portugal: contribuições sobre levantamentos e inventários como instrumentos de preservação em escolas de ensino médio. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, Nova Série, p. 1-41, 2018. ICOM. Conselho Internacional de Museus. Disponível em: https://www.icom.org.br/. Acesso em: 20 out. 2021. INSTITUTO Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH. Guia das APACs - Marechal Hermes. Ano II, no 17, 2016. Disponível em: Sem título-1 (rio.rj.gov.br). Acesso em: 4 de abril de 2022. INSTITUTO Brasileiro de Museus. Museus em Números. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011. v. 1. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp- content/uploads/2011/11/Museus_em_Numeros_Volume_1.pdf. Acesso em: 25 maio 2022. INSTITUTO Sete de Setembro. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-21518-13-junho-1932- 517487-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 06 maio 2019. JORNAL A Manhã. Rio de Janeiro, Ano II, no 444, 19 de janeiro de 1943. Disponível em: per116408_1943_00444.pdf (bn.br). Acesso em: 15 jul. 2023. JORNAL Correio da Manhã. Villa Proletária. Rio de Janeiro, Anno X, no 3.672, 29 de abril 1911, p.6. Disponível em: per089842_1911_03572.pdf (bn.br). Acesso em: 15 jul. 2023. JORNAL Correio da Manhã. Rio de Janeiro, Anno XVI, no 6.432, 04 de outubro de 1916. Disponível em: per089842_1916_06432.pdf (bn.br). Acesso em: 15 jul. 2023. JORNAL Correio da Manhã. Rio de Janeiro, Ano 1960, Edição 20622 (1), 18 de junho de 1960. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=089842_07&pesq=%22escola%20t% C3%A9cnica%20visconde%20de%20m%C3%A1ua%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=6344. Acesso em: 15 jul. 2023. JORNAL do Brasil. Rio de Janeiro. Ano 1998, Edição 00275 (1), p.18. Hemeroteca Digital Brasileira. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_11&pesq=%22CEI%20de% 106 20Quintino%22&pasta=ano%20199&hf=memoria.bn.br&pagfis=230383. Acesso em: 20 abr. 2021. JORNAL Extra Digital. Rio de Janeiro, 02 de junho de 2013. Disponível em: Acervo Digital | Jornal Extra (globo.com). Acesso em: 20 abr. 2021. JORNAL O Paiz. Rio de Janeiro. Ano 1910, Edição 09527 (2), p.5. Hemeroteca Digital Brasileira. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=178691_04&pesq=escola%20correci onal%20quinze%20de%20novembro&hf=memoria.bn.br&pagfis=4224. Acesso em: 14 jun. 2023. LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: UNICAMP, 2003. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: UNICAMP, 1990. Coleção Repertórios. MACEDO, Raimundo Albuquerque. Relembranças de Mauá - um Século de Tradição. Rio de Janeiro: Synergia, 2014. MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. MARTINS, Maria Helena Pires. Preservando o patrimônio e construindo a identidade. São Paulo: Moderna, 2001. MARTINS, Mônica S. N. Combater a ignorância é defender a liberdade: as relações entre a Associação Comercial do Rio de Janeiro e o Liceu de Artes e Ofício no Império. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 67, p. 265-281, jan/fev. 2018. MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996. MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; ZAIA, Iomar. Arquivos escolares e pesquisa histórica: novas fontes para o ensino técnico no Estado de São Paulo. In: NASCIMENTO, Adalson; CHAMON, Carla Simone (Org.). Arquivos e história do ensino técnico no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2013. p. 47-73. MUSEU Histórico Nacional. Livro de Ouro Commemorativo do Centenário da Independência do Brasil e da Exposição Internacional do Rio de Janeiro - 1822 a 1922-23. 1922. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=mhn&pagfis=26090. Acesso em: 15 fev. 2021. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v.10, dez., 1993. PESAVENTO, Sandra Jatahy. Exposições Universais: espetáculos da modernidade do século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997. 107 PLUM, Werner. Exposições no século XIX: espetáculos da transformação Sócio-Cultural. Bom: Friedrich-Ebert-Stiftung, 1979. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, v. 5, n. 10, p. 200-215, 1992. PORTELA, Paulo Henrique Gonçalves. Direito Internacional Público e Privado. 7. ed. Salvador: Jus PODIVM, 2015. RABELLO, Sonia. O Estado na preservação dos bens culturais: o tombamento Rio de Janeiro: IPHAN, 2009. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/SerRee_OTombamento_m.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021. RANGEL, Marcio Ferreira. Políticas Públicas e Museus no Brasil. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Cláudia Penha dos; LOUREIRO, Maria Lucia de Niemeyer Matheus. (org.). O caráter político dos museus. Rio de Janeiro : MAST, 2010. v. 12, cap. 7, p. 117-138. RECOMENDAÇÃO de Paris. De 19 de novembro de 1964. Disponível em: (Microsoft Word - CP2 - Recomenda\347\343o Paris 1964.doc) (iphan.gov.br). Acesso em: 13 fev. 2021. REVISTA Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 2, (nov. 2009). Brasília: MEC, SETEC, 2009. RIO de Janeiro. Decreto Municipal no 14.741, de 22 de abril de 1996. Disponível em: Dec 14741_1996 (rio.rj.gov.br). Acesso em: 13 fev. 2021. RIO de Janeiro. Decreto Municipal no 37.069, de 29 de abril de 2013. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/rj/r/rio-de-janeiro/decreto/2013/3706/37069/decreto-n-37069- 2013-cria-a-area-de-protecao-do-ambiente-cultural-do-bairro-marechal-hermes-estabelece- criterios-para-sua-protecao-e-determina-o-tombamento-definitivo-dos-bens-que-menciona. Acesso em: 13 fev. 2021. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. TEIXEIRA, Maria Cristina; BESSA Anderson Jorge Pereira. Museu Virtual da FAETEC. 2022. Disponível em: https://sites.google.com/educa.faetec.rj.gov.br/cemef/museu- virtual/exposi%C3%A7%C3%A3o-mem%C3%B3ria-e-trabalho/tour-virtual. Acesso em: 30 jun. 2022. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Monumento Nacional Ruínas São Jorge dos Erasmos – Base Avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão da USP (PRSEU-USP). Cartas e recomendações patrimoniais. 2018. Disponível em: http://www.engenho.prseu.usp.br/cartas-e- recomendacoes-patrimoniais/. Acesso em: 20 de outubro das 2021. VALENTE, Maria Esther Alvarez. Museus de ciências e tecnologia no Brasil: uma história da museologia entre as décadas de 1950-1970. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra - IG/UNICAMP, Campinas, 2008. 108 VALENTE, Maria Esther; HANDFAS, Ethel. O Patrimônio Cultural Científico e Tecnológico Brasileiro e a importância de políticas públicas para sua preservação. Revista Ciências Estratégicas, Universidade Pontifícia Bolivariana, Medellín, Colombia, v. 20, n. 28, p. 271- 284, Jul/Dez, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1513/151326917005.pdf. Acesso em: 02 maio 2022. FONTES PRIMÁRIAS FAETEC. Acervo de Fotografias. Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá. Rio de Janeiro, RJ. FAETEC. Inventário de Máquinas Antigas. Acervo digital do Centro de Memória Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá. Rio de Janeiro, RJ. FAETEC. Livro de matrícula de alunos. 1916-1917. Arquivo Permanente. Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá. Rio de Janeiro, RJ. FAETEC. Regimento Escolar Norteador das Unidades Escolares da Educação Básica e Técnica da Rede FAETEC. 2020. Rio de Janeiro-RJ. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Emiliane Pinto Coelho Haddad.pdf | 3.8 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
