Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20987
Tipo do documento: Tese
Title: Corpo e nudez: a memória e o esquecimento sobre Luz del Fuego (1948 - 2018)
Other Titles: Body and nudity: memory and forgetfulness about Luz del Fuego (1948 - 2018)
Authors: Barcelos, Gabriela Loureiro
Orientador(a): Oliveira, Maria da Glória de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Maria da Glória de
Segundo membro da banca: Wolff, Cristina Scheibe
Terceiro membro da banca: Soares, Ana Carolina Eiras Coelho
Quarto membro da banca: Karloni, karla Guilherme
Quinto membro da banca: Gonçalves, Margareth de Almeida
Keywords: Vedete;Gênero;Memória;Corpo;Nudez;Vedette;Gender;Memory;Body;Nudity
Área(s) do CNPq: História
História
Idioma: por
Issue Date: 8-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: BARCELOS, Gabriela Loureiro. Corpo e nudez: a memória e o esquecimento sobre Luz del Fuego (1948 - 2018). 2024. 177 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Este trabalho vislumbra traçar os caminhos da construção da memória e do esquecimento de Luz del Fuego, artista brasileira que se notabilizou como figura pública em suas atuações nos teatros de revista na década de 1950. Além da análise das disputas quanto à construção do imaginário e intencionalidades de resgate de sua figura em espaços virtuais e físicos, o discurso e os relatos de si da dançarina em suas obras literárias e em seu documentário também são objeto de investigação. Na análise das fontes A Verdade Nua e Trágico Blackout, nota-se que del Fuego compreendeu os usos da nudez para além do mero deleite do espectador, como ação política e potência de sua sexualidade. A hipótese da pesquisa é a de que Luz del Fuego elaborou sentidos para a sua nudez, fazendo dela uma experiência cotidiana, uma idealização de vivência, e não apenas um recurso artístico ou artifício de sedução. Por último, buscou-se elucidar algumas das significações dadas à nudez pública e como o resgate da memória de "corpo rebelde" possibilita a vinculação da artista às discussões e, até mesmo, à popularização de ideais feministas contemporâneos, a partir da leitura de algumas das "transgressões"possíveis ao corpo, espaço e tempo observados.
Abstract: This work aims to trace the paths of the construction of memory and oblivion of Luz del Fuego, a Brazilian artist who became known as a public figure through her performances in revue theaters during the 1950s. In addition to analyzing the disputes surrounding the construction of her image and the intentions behind the revival of her figure in both virtual and physical spaces, the dancer's discourse and self-narratives in her literary works and documentary are also objects of investigation. In the analysis of the sources A Verdade Nua and Trágico Blackout, it is evident that del Fuego understood the use of nudity beyond mere viewer pleasure, as a political action and expression of her sexuality. The research hypothesis is that Luz del Fuego gave meaning to her nudity, making it a daily experience, an idealization of life, and not just an artistic resource or seduction tool. Lastly, the study sought to elucidate some of the meanings attributed to public nudity and how the revival of the memory of a "rebel body" allows for the artist's association with discussions and even the popularization of contemporary feminist ideals, through the lens of certain "transgressions" regarding the body, space, and time that were observed.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20987
Appears in Collections:Doutorado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Gabriela Loureiro Barcelos.pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.