Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20992
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Rodrigo Rocha-
dc.date.accessioned2025-04-10T16:23:36Z-
dc.date.available2025-04-10T16:23:36Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationLIMA, Rodrigo Rocha. A formação continuada de professores de Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos da 6ª CRE (SME/PCRJ): uma proposta a partir dos docentes. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Instituto de Educação, Departamento de Educação Física e Desportos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20992-
dc.description.abstractEsta investigação abordou o tema da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas inter-relações com o Direito à Educação no Brasil. A EJA como modalidade da Educação Básica e explicitada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) promulgada em 1996, destina um olhar atento aos sujeitos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. Destaca-se que estes sujeitos apresentam modos de vida marcados por processos de exclusão social. Por isso, os processos que envolvem a formação continuada de professores garantida pela LDB são compreendidos como um componente imprescindível para construção de uma intervenção docente que considere conhecimentos e culturas no ensino-aprendizagem. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa foi analisar os processos que envolvem a formação continuada de professores de Educação Física da EJA vinculados ao PEJA da 6ª CRE. O método empregado foi o qualitativo devido à natureza do que foi investigado: a formação continuada de professores e compreensão do universo escolar da EJA. Optou-se por realizar uma revisão integrativa sobre a EJA relacionando-a à Educação Física e à Formação Continuada, assim como pela técnica de entrevistas semiestruturadas para a obtenção dos dados pois, assim, os docentes participantes tiveram a oportunidade de expressar sua voz. Os resultados indicam que a produção acadêmica na temática EJA pode aumentar, relacionada à formação continuada e à Educação Física, que possuem um arcabouço muito maior de produções científicas. O formato do processo de formação continuada dos professores de Educação Física no PEJA da 6ª CRE deve sofrer mudanças que considerem as sugestões dos docentes participantes na investigação. Como recurso educacional foi elaborada uma proposta metodológica para a formação continuada, tomando por base os relatos e proposições dos professores entrevistados. Finalmente, há um apontamento de que a pesquisa possui limitações (2 professores, do total de 11, não foram entrevistados) e de que há a possibilidade de sua continuidade e ampliação num curso de doutorado, no intuito de expandir a pesquisa para toda a EJA Rio, abrangendo todas as CRE’s da Cidade do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.subjectContinuing Trainingpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores de Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos da 6ª CRE (SME/PCRJ): uma proposta a partir dos docentespt_BR
dc.title.alternativeThe continuing training of school Physical Education teachers in Youth and Adult Education at the 6th CRE (SME/PCRJ): a proposal from teachersen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis investigation addressed the topic of Youth and Adult Education (EJA) and its interrelations with the Right to Education in Brazil. EJA as a modality of Basic Education and explained in the Law of Guidelines and Bases (LDB) enacted in 1996, aims to pay close attention to subjects who did not have access to or continued studies in primary and secondary education at their appropriate age. It is noteworthy that these subjects present ways of life marked by processes of social exclusion. Therefore, the processes that involve the continued training of teachers guaranteed by the LDB are understood as an essential component for the construction of a teaching intervention that considers knowledge and cultures in teaching-learning. In this context, the objective of this research was to analyze the processes that involve the continued training of EJA Physical Education teachers linked to the PEJA of the 6th CRE. The method used was qualitative due to the nature of what was investigated: the continued training of teachers and understanding of the EJA school universe. It was decided to carry out an integrative review on EJA, relating it to Physical Education and Continuing Training, as well as using the semi-structured interview technique to obtain data, as, in this way, the participating teachers had the opportunity to express their voice. The results indicate that academic production on the EJA theme can increase, related to continuing education and Physical Education, which have a much larger framework of scientific productions. The format of the continuing training process for Physical Education teachers in PEJA of the 6th CRE must undergo changes that consider the suggestions of teachers participating in the investigation. As an educational resource, a methodological proposal for continuing education was developed, based on the reports and propositions of the interviewed teachers. Finally, there is a note that the research has limitations (2 teachers, out of a total of 11, were not interviewed) and that there is the possibility of continuing and expanding it into a doctoral course, with the aim of expanding the research to the entire EJA Rio, covering all CRE's in the City of Rio de Janeiro.en
dc.contributor.advisor1Ruffoni, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193088509334234pt_BR
dc.contributor.referee1Ruffoni, Ricardo-
dc.contributor.referee2Pires, Valéria Nascimento Lebeis-
dc.contributor.referee3Pereira, Ana Paula Cunha-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0228-0758pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6071718212759707pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Rodrigo Rocha Lima.Pdf1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.