Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Jonimar Silva Nascimento dos-
dc.date.accessioned2025-04-10T18:16:11Z-
dc.date.available2025-04-10T18:16:11Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Jonimar Silva Nascimento dos Santos. A relação entre os saberes docentes e a seleção de conteúdos nas aulas: a dança na Educação Física. 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21062-
dc.description.abstractA dança é apontada na Base Nacional Comum Curricular como uma das Unidades Temáticas da Educação Física a serem vivenciadas no Ensino Fundamental. Entretanto, estudos revelam que esse é um conteúdo consideravelmente negligenciado na organização do planejamento pedagógico. A cultura do esporte e a relação de pouca afinidade dos docentes com a dança são indicadas entre os responsáveis nessa análise. Essas afirmações nos levam a refletir sobre o quanto os conteúdos abordados nas aulas de Educação Física estão atrelados às experiências sociocorporais dos professores e o quanto os saberes docentes influenciam na seleção dos conteúdos. O objetivo do trabalho é discutir sobre a prática docente e as possibilidades metodológicas da dança enquanto conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental. A estrutura do trabalho é dividida em três partes: uma revisão integrativa de literatura, que visa analisar a produção acadêmica voltada para a dança na Educação Física no Ensino Fundamental; Um estudo qualitativo descritivo com a utilização de um questionário organizado em quatro blocos de perguntas (1- Caracterização do sujeito; 2- Formação inicial/continuada; 3- Saberes sobre a dança; 4- Saberes docentes) aplicado para professores de Educação Física em exercício da docência no Ensino Fundamental das redes municipais do Rio de Janeiro/RJ e de Magé/RJ, considerando a relação com a dança e os saberes docentes; E por fim, a apresentação e análise de uma intervenção didático-pedagógica com a dança nas aulas, que, como método utiliza-se da pesquisa-ação e fundamenta-se nas Situações Didáticas descritas na abordagem da Educação Física Cultural. As intervenções foram realizadas com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal do Catumbi - Rio de Janeiro. Como considerações, a dissertação evidenciou a necessidade de ampliação do trabalho pedagógico com a dança nas aulas de Educação Física tendo em vista que muitos professores ainda não o fazem por relatarem falta de habilidade com a temática, mas apontou também, a partir da revisão integrativa de literatura, que as produções mais recentes, de certo modo, apresentam caminhos que podem ser considerados no trabalho com a dança, sobretudo no aspecto metodológico e na percepção dos elementos culturais e dos saberes docentes na construção desse processo. A pesquisa realizada com os professores mostra que a maior parte deles não trabalha a dança de maneira sistematizada, organizada em um planejamento pedagógico, mas a reconhece como conteúdo da Educação Física. Além disso, os professores afirmam que consultariam um material de apoio pedagógico relacionado ao ensino da dança na escola pública. Indica-se neste trabalho reflexões e caminhos que podem contribuir para que enxerguemos outros caminhos para o desenvolvimento do ensino da dança, levando em conta as dificuldades e potências presentes nas escolas públicas do contexto da pesquisa e, possivelmente, do Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.titleA relação entre os saberes docentes e a seleção de conteúdos nas aulas: a dança na Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between teaching knowledge and content selection in classes: dance in Physical Educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherDance is described in the National Common Curricular Base as one of the Thematic Units of Physical Education in Elementary School. However, studies reveal that this is a considerably neglected subject in pedagogical planning. The sports culture and the lack of affinity between teachers and dance are indicated as responsible for this analysis. These statements lead us to reflect on how much the content covered in Physical Education classes is linked to teachers' socio-corporeal experiences and how much teacher knowledge influences the selection of subjects. This research aimed to discuss teaching practice and the methodological possibilities of dance as a content of Physical Education in Elementary School. The structure of the work is divided into three parts: a integrative literature review, which aims to analyze academic production focused on dance in Physical Education in Elementary School; A descriptive qualitative study using a questionnaire organized into four blocks of questions (1- Characterization of the participants; 2- Initial/continued training; 3- Dance knowledge; 4- Teaching knowledge) applied to Physical Education teachers in Elementary Education in the municipal schools of Rio de Janeiro and Magé. The questionnaire considered the relationship between dance and teaching knowledge; Finally, the presentation and analysis of a didactic-pedagogical intervention with dance in classes, which, as a method, uses the Research-Action-Participant and was based on the Didactic Situations described in the Cultural Physical Education approach. The interventions were carried out with a 5th-year elementary school class, at the Catumbi Municipal School - Rio de Janeiro. As considerations, the dissertation highlighted the need to expand pedagogical work with dance in Physical Education classes, considering that many teachers still do not use dance in classes because they report a lack of ability with the subject. On the other hand, based on the integrative review of literature, most recent productions show ways that can be considered in working with dance, especially in the methodological aspect and in the perception of cultural elements and teaching knowledge in the construction of this process. The research carried out with teachers shows that most of them do not systematically work with dance, organized in a pedagogical plan, but recognize it as a content of Physical Education. Furthermore, teachers stated that they would consult pedagogical support material related to teaching dance in public schools. This work indicates reflections and paths that can help us see other paths for the development of dance teaching, considering the difficulties and strengths present in public schools in the research context and, possibly, in Brazil.en
dc.contributor.advisor1Pimenta, Ricardo de Almeida-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2432-1277pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0173785887061201pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Ricardo de Almeida-
dc.contributor.referee2Pires, Valéria Nascimento Lebeis-
dc.contributor.referee3Terra, Dinah Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6630855041662451pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Jonimar Silva Nascimento dos Santos.Pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.