Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21063
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Avaliação na Educação Física escolar: possíveis caminhos para as aprendizagens infantis |
Other Titles: | Assessment in Physical Education at school: possible paths for children's learning |
Authors: | Miller, Leandro Renan da Silva |
Orientador(a): | Martins, Rodrigo Lema Del Rio |
Primeiro membro da banca: | Martins, Rodrigo Lema Del Rio |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Camila Borges |
Terceiro membro da banca: | Barcelos, Marciel |
Keywords: | Avaliação;Educação Física escolar;Danças;Assessment;School Physical Education;Dances |
Área(s) do CNPq: | Educação Física Educação Física |
Idioma: | por |
Issue Date: | 29-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Citation: | MILLER, Leandro Renan da Silva. Avaliação na Educação Física escolar: possíveis caminhos para as aprendizagens infantis. 2024. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo principal sistematizar, em forma de trilha de aprendizagem, uma proposta de sistematização da avaliação indiciária da/para aprendizagem que auxilie os professores de Educação Física na elaboração de estratégias avaliativas durante o processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico a ser utilizado buscou contribuições de estudiosos que debatem a avaliação da/para aprendizagem numa concepção formativa tanto na área da Educação quanto na área da Educação Física escolar por meio da teorização da avaliação indiciária. O trabalho de natureza qualitativa, conciliou a pesquisa bibliográfica, onde foi realizado uma análise das publicações em três veículos de comunicação científica: Repositório Unesp (2018-2020), Anais do Conbrace (2011-2021) e mecanismo de pesquisa virtual Google Scholar (2014-2022) sobre o debate acadêmico e científico no campo da avaliação, os resultados encontrados apontam que as produções em torno do tema avaliação tem avançado moderadamente na Educação Básica, entretanto quando se restringe apenas para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental a quantidade pesquisa é incipiente. O paradigma indiciário se constitui como uma potente proposta avaliativa, porém não foram achados trabalhos publicados no Proef e no Conbrace. Na pesquisa-ação existencial, foi promovido uma intervenção numa escola da rede pública de Piraí (Rio de Janeiro) com uma turma de quinto ano do ensino fundamental para a sistematização da unidade temática Danças experimentando estratégias avaliativas durante as aulas. O método utilizado para a coleta de dados ocorreu por meio do diário de campo, registro escrito, registro imagético e narrativas infantis. As estratégias avaliativas planejadas para os encontros formativos foram a memória de palavras, desenho, roda de conversa, produção textual, apresentação e entrevista. Desse modo, o portfólio foi eleito para inventariar as produções, assumindo o caráter formativo acompanhando o processo e somativo para a leitura de toda a trajetória, para fins reflexivo e investigativo. Como produto educacional desta pesquisa foi elaborado uma trilha de aprendizagem, que foi sistematizado contemplando a avaliação indiciária da/para aprendizagem, a partir da tematização das Danças numa turma de 5° ano do ensino fundamental, apresentando o conceito de avaliação indiciária e oferecendo propostas avaliativas que possam inspirar a prática pedagógica dos professores de Educação Física na escola. Esse estudo se limitou a realizar a pesquisa-ação com apenas uma turma do 5° ano do ensino fundamental tematizando a prática corporal de Danças, o que possibilita a realização de intervenções futuras com outros anos de escolarização da Educação Básica e as demais práticas corporais como Brincadeiras e Jogos, Esporte, Lutas, Ginástica e Práticas Corporais de Aventura. |
Abstract: | The main objective of this work is to systematize, in the form of a learning trail, a proposal for systematizing the indicative assessment of/for learning that helps Physical Education teachers in the development of assessment strategies during the teaching-learning process in the initial years of Elementary School. The theoretical framework to be used sought contributions from scholars who debate the assessment of/for learning in a formative conception both in the area of Education and in the area of school Physical Education through the theorization of indicative assessment. The work of a qualitative nature, combined bibliographical research, where an analysis of publications was carried out in three scientific communication vehicles: Unesp Repository (2018-2020), Anais do Conbrace (2011-2021) and the virtual search engine Google Scholar (2014-2022) on the academic and scientific debate in the field of evaluation, the results found indicate that productions around the topic of evaluation have advanced moderately in Basic Education, however, when restricted only to Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School the amount research is incipient. The evidentiary paradigm constitutes a powerful evaluative proposal, but no published works were found in Proef and Conbrace. In existential action research, an intervention was promoted in a public school in Piraí (Rio de Janeiro) with a fifth-year elementary school class to systematize the thematic unit Dances, experimenting with evaluation strategies during classes. The method used for data collection occurred through field diaries, written records, imagery records and children's narratives. The evaluation strategies planned for the training meetings were word memory, drawing, conversation circle, textual production, presentation and interview. In this way, the portfolio was chosen to inventory the productions, assuming a formative character, accompanying the process, and a summative character for reading the entire trajectory, for reflective and investigative purposes. As an educational product of this research, a learning trail was created, which was systematized considering the indicative assessment of/for learning, based on the theme of Dances in a 5th year elementary school class, presenting the concept of indicative assessment and offering evaluative proposals. that can inspire the pedagogical practice of Physical Education teachers at school. This study was limited to carrying out action research with just one class from the 5th year of elementary school focusing on the body practice of Dance, which makes it possible to carry out future interventions with other years of schooling in Basic Education and other body practices such as Games and Games, Sports, Fights, Gymnastics and Adventure Body Practices. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21063 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Denis Mendes Bastos.pdf | 5.31 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.