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Tipo do documento: Dissertação
Title: Representações sociais sobre “ser negro” e “cultura negra”: uma proposta de intervenção para o Ensino Médio.
Other Titles: Social representations about “being black” and “black culture”: an intervention proposal for high school
Authors: Souza, Priscilla de Almeida Nogueira de
Orientador(a): Santos, José Henrique dos
Primeiro membro da banca: Santos, José Henrique dos
Segundo membro da banca: Naiff, Denis Giovani Monteiro
Terceiro membro da banca: Vianna, José Antonio
Quarto membro da banca: Santos, Felipe Lameu dos
Keywords: Representações Sociais;Cultura Afro-brasileira;Antirracismo;Social Representations;Afro-Brazilian Culture;Anti-racism
Área(s) do CNPq: Educação Física
Educação Física
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: SOUZA, Priscilla de Almeida Nogueira de Souza. Representações sociais sobre “ser negro” e “cultura negra”: uma proposta de intervenção para o Ensino Médio. 2024. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: É responsabilidade de cada educador socializar os conhecimentos historicamente produzidos, mas essa socialização não acontece de forma neutra ou sem intencionalidade. A partir de uma intencionalidade pedagógica o ensino é instituído pelo modelo de sociedade que cada educador(a) entende como ideal. Vivendo em uma sociedade de origem colonial e escravocrata, pessoas negras são oprimidas até hoje, enquanto pessoas brancas possuem privilégios que lhes garantem acesso aos direitos que deveriam ser de todos. A escola por muito tempo socializou os conhecimentos eurocêntricos em detrimento dos demais, contribuindo para o apagamento da história Africana e afro-brasileira. Diante disto, tornaram-se necessárias políticas de ações afirmativas e uma delas foi a Lei 10.639/03. Porém, mesmo após vinte anos, a valorização da Cultura Africana e Afro-brasileira ainda é uma realidade distante em muitas escolas. Os objetivos desta pesquisa foram compreender as representações sociais de alunos do Ensino Médio sobre o ser negro e sobre a cultura negra, assim como identificar possibilidades pedagógicas que valorizem a cultura negra, contribuindo para valores antirracistas no âmbito das aulas de Educação Física do Ensino Médio. Essa pesquisa se caracteriza como qualiquantitativa, de natureza descritiva e foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa, a coleta de dados foi realizada através de questionário com os termos indutores “Ser negro” e “Cultura negra” utilizando a técnica de associação livre de palavras. As palavras evocadas receberam um tratamento matemático descritivo com apoio do software Iramuteq. No mesmo questionário, os alunos hierarquizaram as palavras por ordem de importância e justificaram a escolha da palavra mais importante. Foi realizada a análise de dados das justificativas. Na segunda etapa foi realizada uma intervenção pedagógica no segundo bimestre de 2024, com o tema “danças urbanas”. Para avaliar os conhecimentos agregados pelos alunos a partir da intervenção didática, recorreu-se a técnica de grupo focal. O tratamento dos dados coletados no grupo focal foi realizado através da análise de conteúdo. Os resultados das representações sociais sobre “ser negro” apontaram que “racismo” e “preconceito” são os elementos mais representativos do possível núcleo central. A análise prototípica comparativa entre as representações dos alunos negros e dos alunos brancos apontou que os elementos centrais mais representativos são os mesmos para os dois grupos: “racismo” e “preconceito”. Como resultado das representações sociais sobre “cultura negra”, os elementos mais representativos são “dança”, “capoeira” e “trança”. Na análise prototípica comparativa resultantes das representações dos dois grupos (negros e brancos), observou-se que os elementos mais representativos para ambos os grupos foram a “dança” e “capoeira”. Como resultado do desenvolvimento da Unidade Didática (UD), observou-se que as estratégias, recursos e procedimentos utilizados foram adequados aos objetivos propostos. A partir do desenvolvimento da UD, os alunos entenderam que o racismo se manifestava em seus meios sociais, principalmente através de “brincadeiras” de mau gosto e nas desigualdades de oportunidades na área do trabalho. Os alunos demonstraram que ampliaram seu entendimento sobre o racismo, apresentaram novas perspectivas antirracistas e ampliaram seus conhecimentos sobre as contribuições negras na cultura e na sociedade de uma maneira geral.
Abstract: It’s the responsibility of each educator to socialize the historically produced knowledge. But this socialization does not happen neutrally or without intentionality. Based on pedagogical intentionality, teaching is instituted and influenced by the model of society that each educator understands as ideal. Living in a society of colonial and slave origin, black people are oppressed to this day while white people have privileges that guarantee them the access to rights that should belong to everyone. The school for a long time socialized Eurocentric knowledge to the detriment of others, contributing to the erasure of African and Afro-Brazilian history. In view of this, affirmative action policies became necessary and one of them was Law 10,639/03. However, even after twenty years, the appreciation of African and Afro-Brazilian Culture remains a distant reality in many schools. The objectives of this research were to understand the social representations of high school students about being black and black culture, as well as to identifying pedagogical possibilities that value black culture, contributing to anti-racist values in the context of high school Physical Education classes. This research is characterized as qualiquantitative, descriptive in nature and was carried out in two stages. Data from the first stage were collected through questionnair with the inducing terms “being black” and “black culture” using the technique of free words. The evoked words received a descriptive mathematical treatment with the support of the Iramuteq software. In the same questionnaire, students hierarchized the words in order of importance and justified thei choice of the most important word. Data analysis of the justifications was carried out. In the second stage, a pedagogical intervention was carried out in the second two months of 2024, with the theme “urban dances”. To validate the knowledge added by some from the didactic intervention, the focus group technique is used. The treatment of two collected data in the focus group was carried out through content analysis. The results of the social representations about “being black” indicated that “racism” and “prejudice” are the most representative elements of the possible central core.. The prototypical comparative analysis between the representations of black students and white students indicated that the most representative central elements are the same for both groups: “racism” and “prejudice”. As a result of social representations about “black culture”, the most representative elements are “dance”, “capoeira” and “braid”. In the comparative prototypical analysis resulting from the representations of two groups, it was observed that the most representative elements for both groups are “dança” and “capoeira”. As a result of the development of the Didactic Unit (UD), it was observed that the strategies, resources and procedures used were appropriate to the intended objectives. From the development of UD, it was observed that students understood that racism manifested itself in their social environments mainly through “jokes” in bad taste and inequalities of opportunities in the area of work. From the development of the Didactic Unit, the students demonstrated that they expanded their understanding of racism, presented new anti-racist perspectives and expanded their knowledge about black contributions to culture and society in general.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21065
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

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