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dc.contributor.authorGrisa, Cátia-
dc.date.accessioned2025-04-11T16:41:37Z-
dc.date.available2025-04-11T16:41:37Z-
dc.date.issued2012-06-13-
dc.identifier.citationGrisa, Catia. Políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil: produção e institucionalização das idéias. 2012. 281 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21070-
dc.description.abstractA tese analisa o processo de construção de três políticas públicas: o Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (PAPP), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Criadas em períodos distintos e com instrumentos diferenciados, essas políticas compartilham o fato de visarem à agricultura familiar. Mas e quanto às “ideias” que as deram origem, são elas similares? De onde vieram as “ideias” de construir políticas com tais características? O que cada uma destas visava para a agricultura familiar? Ancorada na abordagem cognitiva de análise das políticas públicas, a tese analisa as ideias que deram origem a esses programas, os atores que as construíram, a negociação de ideias e interesses entre os atores e a institucionalização das ideias em políticas públicas. O objetivo consiste em compreender as diferentes interpretações sobre políticas públicas para a agricultura familiar, considerando que estas refletem as ideias de grupos de atores distintos e resultam de trocas políticas estabelecidas entre estes em momentos específicos do cenário político nacional. Alguns conceitos são basilares à realização da análise: fórum de produção de ideias, fórum de comunidades de política pública e referencial de política pública. Fóruns de produção de ideias são espaços mais ou menos institucionalizados e especializados, regidos por regras e dinâmicas específicas, nos quais grupos de atores debatem visões de mundo. São espaços onde as ideias são produzidas. Cada fórum é produtor de diferentes representações, ideias sobre as políticas, as quais variam segundo interesses, identidades, relações de poder e instituições. Neste trabalho cinco fóruns de produção de ideias foram destacados pela sua participação na construção ou reformulação das políticas estudadas: científico, da comunicação política, da agricultura familiar, da segurança alimentar e nutricional, e agroecológico. Fórum de comunidades de política pública é o espaço onde os porta-vozes dos fóruns de produção de ideias encontram-se para negociar e institucionalizar as ideias em políticas públicas. Referencial de política pública concerne aos instrumentos da política pública institucionalizados a partir das ideias discutidas e negociadas no fórum de comunidades de política pública. Resultante de pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas, a análise evidenciou que o PAPP, o PRONAF e o PAA apresentam referenciais de política pública diferenciados. Elaborado no início da redemocratização do país a partir de ideias e interesses dos porta-vozes dos fóruns da comunicação política e científico, o PAPP emergiu de uma tentativa “frustrada” de aplicar o referencial da modernização da agricultura aos pequenos agricultores. Ainda que estivessem previstas ações de política agrícola, o PAPP concentrou-se em ações comunitárias com ênfase na redução da pobreza rural. Dizia respeito a um referencial de política pública centrado em medidas de “alívio à pobreza”, não reconhecendo a importância econômica dos pequenos agricultores. Já nos anos 1990, com a abertura democrática, com mudanças paradigmáticas no fórum científico, com maior visibilidade e participação política do fórum da agricultura familiar, e a partir das ideias e interesses do fórum da comunicação política, o PRONAF foi criado reconhecendo a importância econômica e social da agricultura familiar. Resultado da negociação de ideias e de interesses e do ambiente institucional onde encontra-se inserido, o PRONAF apresenta um referencial de política pública produtivista. Por sua vez, o PAA foi construído em um contexto marcado pelos debates da fome e da segurança alimentar e nutricional. Uma mudança nos porta-vozes do fórum da comunicação política em 2002 trouxe novas ideias ao fórum de comunidades de política pública e, com elas, “novos” atores e ideias dos fóruns da segurança alimentar e nutricional, agroecológico e científico. No bojo do Projeto Fome Zero e da recriação do CONSEA, o PAA aliou elementos da política agrícola e da política de segurança alimentar, apresentando um referencial de política pública orientado pelo enfoque da segurança alimentar e nutricional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectagricultura familiarpt_BR
dc.subjectideiaspt_BR
dc.subjectreferencialpt_BR
dc.subjectpublic policiespt_BR
dc.subjectfamily farmingpt_BR
dc.subjectideaspt_BR
dc.subjectreferentialpt_BR
dc.subjectpolitique publiquept_BR
dc.subjectagriculture familialept_BR
dc.subjectidéespt_BR
dc.subjectréférentielpt_BR
dc.titlePolíticas públicas para a agricultura familiar no Brasil: produção e institucionalização das idéias.pt_BR
dc.title.alternativePublic policies for family farming in Brazil: production and institutionalization of ideasen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe thesis analyzes the construction of three public policies: the Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (PAPP), the Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) and the Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Created at diverse historical contexts and presenting different instruments, these public policies have a similar focus related to the family farming, but, about the "ideas" that led to these policies, are they similar? From which forums are these ideas built? What do these ideas stress in relation to the family farming? Supported by the cognitive approach to public policy analysis, the thesis discusses the ideas that gave rise to these programs, the actors who built them, the negotiation of ideas and interests between different actors, and the institutionalization process transforming these ideas into public policies. The objective is to understand the different interpretations of the public policies oriented to family farming, since these reflect the ideas of different groups and result from political exchanges established at specific historical situations of the Brazilian political scenario. Some concepts are essential to the analysis: forum for production of ideas, forum of communities of public policy and public policy referential. Forums for production of ideas are spaces more or less institutionalized and specialized, governed by specific rules and dynamics, in which groups of actors discuss world views. They are spaces where the ideas are produced. Every forum produces different representations, ideas on policies, which differ according to interests, identities, power and institutions. In this research, we identify five forums for production of ideas, which are delimited by their contribution in the construction of the policies: scientific, political communication, family farming, food and nutritional security, and agro-ecologic. The forum of communities of public policy is the space where the spokespersons coming from the forums for production of ideas are positioned to negotiate and institutionalize the ideas in public policies. The public policy referential is a set of institutionalized policy instruments resulting from the ideas discussed and negotiated in the forum of communities of public policy. Based on documentary research and semi-structured interviews, the analysis reveals that PAPP, PRONAF and PAA have different public policy referentials. The first (PAPP) was built from the ideas and interests of the spokespersons arising from the political communication and scientific forums in the beginning of the Brazilian re-democratization process and emerged from a “frustrated” effort to apply the referential of the modernization for small farmers. Although this program has planned agricultural policies instruments, the main implemented actions were community-based policies related to rural poverty reduction. So, it concerned a public policy referential centered on "poverty alleviation", not recognizing the economic importance of small farmers. In the 1990s, after the democratic opening, the paradigmatic shifts in the scientific forum, the greater visibility and political participation of the forum of family farming and the new interests growing in the forum of political communication, the PRONAF was created recognizing the economic and social importance of the family farming. Resulting from negotiation of ideas and interests and of the institutional environment, the PRONAF presents a productivist public policy referential. In turn, the PAA was built in a context characterized by the debate around the hunger and food security question. A significant change in the spokespersons of the forum of political communication, in 2002, brought new ideas to the forum of communities of public policy and, with them, "new" actors and ideas resulting from three mains forums: food and nutritional security, agroecology and scientific. At the core of the Fome Zero Program and inserted in the process of CONSEA re-organization, the PAA articulates elements of agricultural policy and of food security policy and presents a referencial directed to the food security.en
dc.description.abstractOtherLa thèse analyse la construction de trois politiques publiques: le Programme de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (PAPP), le Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) et le Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Construites à différents moments historiques et avec d’instruments variés, ces politiques visent l'agriculture familiale, mais, par rapport les « idées » qui ont donné lieu à ces politiques, sont-elles similaire? Dans quels forums ont-elles trouvé leur origine? Quels étaient leurs objectifs par rapport à l’agriculture familiale? A partir de l'analyse cognitive, la thèse examine les idées qui ont donné lieu à ces programmes, les acteurs qui les ont construits, la négociation des idées et des intérêts entre eux et l'institutionnalisation des idées en politiques publiques. L'objectif est de comprendre les différentes interprétations sur les politiques publiques, en considérant que celles-ci reflètent les idées de groupes d'acteurs distincts et qu’elles résultent d’échanges politiques établis à des moments précis de la politique nationale. Quelque concepts sont important: le forum de production d'idées, le forum de communautés de politique publique et le référentiel de politique publique. Les forums de production d'idées sont des espaces plus ou moins institutionnalisés et spécialisés, régis par des règles et des dynamiques spécifiques, dans lesquels les groupes d'acteurs débattent leur vision du monde. Ce sont des espaces où les idées sont produites. Chaque forum produit différentes représentations sur les politiques, qui varient en fonction des intérêts, des identités, des relations de pouvoir et des institutions. Dans ce travail, cinq forums de production des idées ont été mis en évidence en vertu de leur participation à la construction/reformulation des politiques analysées: forum scientifique, de la rhétorique politique, de l’agriculture familiale, agro-écologique et de la sécurité alimentaire et nutritionnelle. Le forum de communautés de politique publique est l'espace où les porteparole des forums de production des idées se rencontrent pour négocier et institutionnaliser les idées. Le référentiel concerne les instruments de la politique institutionnalisés à partir des idées négociées dans le forum de communautés de politique publique. Conduite a partir de recherches documentaires et d’entretiens semi-directifs, l'analyse a montré que le PAPP, le PRONAF et le PAA présentent des référentiels de politique publique différenciés. Construit au début de la redémocratisation du pays à partir des idées et des intérêts des porte-parole des forums de la rhétorique politique et scientifique, le PAPP a émergé suite à l'échec de l’application du cadre de modernisation de l'agriculture pour les petits agriculteurs. Bien que le programme ait prévu certaines actions de politique agricole, le PAPP s´est concentré sur des actions communautaires en mettant l'accent sur la réduction de la pauvreté rurale. Il s'agissait d'un cadre de politique publique centré sur les mesures de lutte contre la pauvreté, ne reconnaissant pas l'importance économique des petits producteurs. L'ouverture démocratique dans les années 1990, la visibilité et la participation du forum de l’agriculture familiale, les changements de paradigme dans le forum scientifique et les intérêt du forum de la rhétorique politique ont permis la création du PRONAF, lequel reconnait l'importance économique et sociale de l'agriculture familiale. Résultant de la négociation des idées et des intérêts et du environnement institutionnel, le PRONAF présente un référentiel productiviste pour l’agriculture familiale. Le PAA a été construit dans un contexte marqué par le débat sur la faim et la sécurité alimentaire et nutritionnelle. En 2002, un changement des porte-parole du forum de la rhétorique politique a apporté de nouvelles idées pour le forum de communautés de politique publique et, avec elles, de «nouveaux» acteurs et d’autres idées en provenance du forum de la sécurité alimentaire, agro-écologique et scientifique. Au coeur du projet Faim Zéro et du renouvellement du CONSEA, le PAA unifie des instruments de politique agricole et de sécurité alimentaire, en présentant un référentiel orienté vers la sécurité alimentaire et nutritionnelle.fr
dc.contributor.advisor1Delgado, Nelson Giordano-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0574-5194pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9701685268562207pt_BR
dc.contributor.referee1Delgado, Nelson Giordano-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0574-5194pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9701685268562207pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Ana Célia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7070-6047pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4821494129200374pt_BR
dc.contributor.referee3Schmitt, Claudia Job-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1248-2994pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3902719369521575pt_BR
dc.contributor.referee4Leite, Sérgio Pereira-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-2407-7574pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2051768895007839pt_BR
dc.contributor.referee5Schneider, Sergio-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-4353-6732pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9374550818298328pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234023827856266pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadept_BR
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dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
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