Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21071
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dc.contributor.authorCarmo, Christian Campos Travassos do-
dc.date.accessioned2025-04-11T17:35:10Z-
dc.date.available2025-04-11T17:35:10Z-
dc.date.issued2010-08-30-
dc.identifier.citationCARMO, Christian Campos Travassos do. Responsabilidade socioambiental das empresas no varejo e comércio justo: um estudo sobre o programa Caras do Brasil, do Grupo Pão de Açúcar. 2010. Dissertação (Mestrado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21071-
dc.description.abstractA necessidade de minorar problemas relacionados à exclusão social e à degradação ambiental, bem como de dar visibilidade às iniciativas empresariais nesse sentido, tem estimulado a oferta de produtos e serviços associados a processos mais inclusivos e menos predatórios. A bibliografia recente sobre o tema indica que esse processo ocorre também no caso do varejo brasileiro, em alguns casos sintonizado ao movimento do comércio justo (fair trade). Pela importância de se debater caminhos para a viabilidade e sustentabilidade de estratégias nesse sentido, este estudo visa identificar elementos que possam incentivar ou dificultar a implementação de estratégias de responsabilidade socioambiental das empresas articuladas ao comércio justo, com base em um estado das artes sobre o tema e em uma pesquisa exploratória com fornecedores do programa Caras do Brasil, pelo qual o Grupo Pão de Açúcar comercializa produtos apoiados em princípios sociais e ambientais. Analisamos em que medida uma iniciativa nessa linha pode contribuir para o acesso de produtores de setores populares da economia ao mainstream do mercado consumidor. Para tal, apoiamo-nos em referências que problematizam essas duas noções centrais – responsabilidade socioambiental das empresas e comércio justo -, aliadas à bibliografia recente sobre sustentabilidade, responsabilidade social empresarial, consumo consciente e economia solidária, complementadas por entrevistas, material publicitário, embalagens e reportagens. O cenário é marcado por oportunidades de negócio, mas também por dificuldades e tensões que costumam aflorar na dinâmica de incorporação de valores socioambientais à lógica empresarial, face ao desafio de desenvolver iniciativas de viés ecológico em mercados extremamente competitivos. Ainda assim, os resultados da pesquisa com os fornecedores do Caras do Brasil – 29 entrevistados em 2009 – indicaram saldo consideravelmente positivo a favor da iniciativa. A participação do programa no escoamento da produção dos fornecedores entrevistados revelou-se significativa: em média, quase 40% das vendas totais dos empreendimentos pesquisados têm como destino as gôndolas do programa, sendo que, para mais de um terço destes, a absorção é superior a 50%. Além disso, para mais de 85% dos entrevistados, integrar o Caras do Brasil rendeu maior visibilidade aos produtos comercializados e, para quase 80%, agregou-lhes credibilidade. Ainda que iniciativas nessa linha estejam sujeitas a dificuldades logísticas e preços relativamente mais altos, em função de sua localização e processo produtivo peculiares, e sejam alvo de críticas pela baixa participação nas vendas totais de grandes redes varejistas, a reprodução de experiências em curso e seu amadurecimento, somados ao surgimento de outras mais jovens, apontam para oportunidades latentes no mercado. Em geral, os fornecedores entrevistados apontaram para uma condição, em termos de volume de vendas, pessoal treinado e renda do empreendimento, entre outros indicadores, melhor com a parceria ativa com o Pão de Açúcar do que na hipótese de sua interrupção. A pesquisa apurou que, mesmo nos casos em que, com o programa, as condições do empreendimento não eram das melhores, pior seria prescindir dele.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectResponsabilidade socioambiental das empresaspt_BR
dc.subjectComércio justopt_BR
dc.subjectPrograma Caras do Brasil.pt_BR
dc.subjectGrupo Pão de Açúcarpt_BR
dc.subjectFornecedorespt_BR
dc.subjectCorporate social-environmental responsibilitypt_BR
dc.subjectFair tradept_BR
dc.subjectSupplierspt_BR
dc.subjectPão de Açúcar Grouppt_BR
dc.subjectCaras do Brasil programpt_BR
dc.titleResponsabilidade socioambiental das empresas no varejo e comércio justo: um estudo sobre o programa caras do Brasil, do grupo pão de açúcar.pt_BR
dc.title.alternativeCorporate social-environmental responsibility in retail and fair trade: a study about caras do Brasil program, developed by the pão de açúcar group.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe need to confront issues related to social exclusion and environmental degradation, and also to give visibility to corporate initiatives on this direction has stimulated the supply of goods and services associated with processes that are more socially inclusive and less predatory. The current literature on this subject indicates that this trend is also occurring on the Brazilian retail market, sometimes associated with the “fair trade” concept. Considering the importance of discussing alternatives to ensure the viability and sustainability of this trend, this study aims to identify aspects that can stimulate or hinder the implementation of social-environmental strategies by companies associated with fair trade, based on the state-of-the-art of the subject and on an exploratory research study with suppliers to the Caras do Brasil program, by which the Pão de Açúcar Group (supermarkets) commercializes goods committed to social and environmental principles. An analysis was made to evaluate to what extent an initiative such as Caras do Brasil can contribute to provide access to the mainstream consumer market for popular sectors of the economy. To this end, the study was based on references that question these two key concepts – corporate social-environmental responsibility and fair trade – together with the current literature on sustainability, corporate social responsibility, conscientious consumption and solidarity economics, as well as on interviews, promotional material, packaging and reports. The context presents opportunities but also difficulties and tensions that often emerge from the dynamics of incorporating social-environmental values into the business mindset, while facing the challenge of developing environmentally oriented initiatives in extremely competitive markets. Nonetheless, the results from the survey with Caras do Brasil‟s suppliers – 29 interviewed in 2009 – showed a considerable positive balance in favor of the initiative. The project‟s participation in product distribution was significant: on average, almost 40% of the total sales from the interviewed suppliers have the shelves of the project as their final destination, where for more than a third of these, the results go beyond 50%. Moreover, for more than 85% of the interviewed suppliers, being part of Caras do Brasil granted more visibility to their products and, for almost 80%, credibility was aggregated to their products. Although efforts in this direction are subject to logistical difficulties and relatively higher prices, as a result of location and peculiar productive processes, and are criticized due to their relatively small participation in the market share of large retail chains, the repetition of ongoing experiences and their maturation, together with the rise of new ones, point to latent market opportunities. In general, the suppliers interviewed pointed to a positive result in terms of sales volume, trained personnel and income of the enterprise, among other indicators, as resulting from the active partnership with Pão de Açúcar as opposed to its discontinuity. The research concluded that even in the cases in which, with the program, the conditions for the enterprise were not ideal, they would be worse off without it.en
dc.contributor.advisor1May, Peter Herman-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3535-8363pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7233450359051249pt_BR
dc.contributor.referee1May , Peter Herman-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3535-8363pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7233450359051249pt_BR
dc.contributor.referee2Portilho, Maria de Fátima Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4780-9547pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0274508709603902pt_BR
dc.contributor.referee3Vinha , Valéria Gonçalves da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280553357101647pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadept_BR
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dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
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