Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21088
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dc.contributor.authorSilva Segundo, Gemilson Soares da-
dc.date.accessioned2025-04-15T13:21:46Z-
dc.date.available2025-04-15T13:21:46Z-
dc.date.issued2014-02-04-
dc.identifier.citationSILVA SEGUNDO, Gemilson soares da. O caso do PAA em Montes Claros – MG: Análise do Programa de Aquisição de Alimentos sob a ótica das instituições proponentes. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21088-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como objetivo principal analisar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na tentativa de pensar o programa e sua estrutura partindo da ótica das organizações proponentes do programa, uma vez que essas organizações são responsáveis pela operacionalização de diversas fases do processo de execução do programa. O PAA foi instituído pela Lei Nº 10.696, de 02 de julho de 2003, juntamente com o Programa Bolsa Família, na tentativa governamental de estruturar políticas de combate à fome e à pobreza no país, estando articuladas às demais ações do Programa Fome Zero. Ao longo desses dez anos de implantação, o programa cresceu e as mudanças provocadas pela sua operacionalização atingem vários setores sociais. Procuramos então fazer uma análise do Programa de Aquisição de Alimentos partindo da perspectiva das organizações proponentes, verificando quais as principais mudanças institucionais provocadas pelo Programa, tanto na dinâmica das instituições, quanto nos espaços de representação política que elas atuam. Foram pesquisadas as três organizações de produtores que acessam o PAA na cidade de Montes Claros-MG no período de 2010 a 2012, sendo a Associação de Produtores de Hortigranjeiros da Região do Pentáurea (ASPROHPEN); a Associação Regional de Cooperação e Apoio à Agricultura Familiar (ARCA) e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão (CGS).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPrograma de Aquisição de Alimentos – PAApt_BR
dc.subjectOrganizações Proponentespt_BR
dc.subjectMudanças Institucionaispt_BR
dc.subjectMontes Claros-MGpt_BR
dc.subjectAcquisition Program - PAApt_BR
dc.subjectOrganizations Proposerspt_BR
dc.subjectInstitutional Changept_BR
dc.titleO caso do PAA em Montes Claros – MG: Análise do programa de aquisição de alimentos sob a ótica das instituições proponentespt_BR
dc.title.alternativeThe case of PAA in Montes Claros – MG: analysis of the food acquisition program from the perspective of the proposing institutionsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to analyze the Food Acquisition Program (PAA), trying to think of the program and its structure starting from the perspective of proponents of the program organizations, as these organizations are responsible for the operation of various stages of process of implementing the program. The PAA was established by Law No. 10,696, of July 2, 2003, along with the Bolsa Família Program, the government's attempt to structure policies to fight hunger and poverty in the country, being hinged to the other shares of the Zero Hunger Program. Over the ten years of implementation, the program has grown and the changes engendered by their operationalization reach various social sectors. We then try to make an analysis of the Food Acquisition Program from the perspective of the proponent organizations, checking which major institutional changes brought about by the program, both the dynamics of institutions, and in the spaces of political representation they act. Three producer organizations that access the PAA in Montes Claros-MG in the period 2010-2012, were surveyed, which are the Association of Producers of horticultural Pentáurea Region (ASPROHPEN); Regional Association for Cooperation and Support for Family Agriculture (ARCA) and the Cooperative Family and Agroextractive Grande Sertão Farmers (CGS).en
dc.contributor.advisor1Leite, Sergio Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2407-7574pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2051768895007839pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Sergio Pereira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2407-7574pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2051768895007839pt_BR
dc.contributor.referee2Romano, Jorge Osvaldo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3684-8658pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0810124158379029pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Rômulo Soares-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9226-2312pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8347426074504871pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9594095643257888pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadept_BR
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dc.subject.cnpqEngenharia Agrícolapt_BR
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