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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21113
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do campo em área de assentamento do MST |
Other Titles: | Teaching Mathematics in the Early Years of Elementary School in a Rural School in an MST Settlement Area |
Orientador(a): | Mattos, Sandra Maria Nascimento de |
Primeiro membro da banca: | Mattos, Sandra Maria Nascimento de |
Segundo membro da banca: | Lara, Isabel Cristina Machado de |
Terceiro membro da banca: | Freitas, Jorge Ricardo Carvalho de |
Keywords: | Anos iniciais;Educação do Campo;Ensino da Matemática;Plano de Estudo;Saber Matemático Cultural;Saber escolar |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 11-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | CARDOSO, Ivanete. O ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do campo em área de assentamento do MST. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024. |
Abstract: | A Matemática é vista por muitos estudantes como sendo uma disciplina difícil e abstrata, e sem muita aplicabilidade no seu dia a dia. Muitas vezes, o docente ministra suas aulas onde seus conteúdos estão focados apenas nas explicações e aulas expositivas, e assim, o aluno recebe os conteúdos de forma pronta e acabada pelo seu professor que, nem sempre estimula o raciocínio do mesmo. O objeto de estudo desta pesquisa está relacionado a busca de compreender a relação entre os conhecimentos matemáticos escolares e os conhecimentos utilizados no cotidiano dos educandos campesinos, valorizando o saber matemático cultural e aproximando-o do saber escolar. O estudo teve como objetivo principal analisar o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do campo em área de assentamento do MST, pertencente ao município de Ponto Belo/ES. A metodologia empregada nesta pesquisa é de natureza qualitativa, contendo características etnográficas e descritiva, sendo dividida em dois momentos que se referem: a pesquisa bibliográfica, realizada através de livros de autores renomados, leitura e análise de artigos científicos nacionais e internacionais, trabalhos de conclusão de curso por meio de consultas nas bases de dados eletrônicos, Biblioteca Virtual em Educação, incluindo revistas eletrônicas especializadas que discutem sobre a temática em pauta e a pesquisa de campo, utilizando os instrumentos como: roda de conversa, observação participante e análise documental, para dar continuidade a análise dos dados que serviram de base e foram obtidos pela escola campo. Os resultados atestaram que a abordagem interdisciplinar, especialmente com foco em matemática, é uma ferramenta poderosa para despertar a valorização do campo entre os aprendizes. Constatou-se que ao introduzir discussões que envolvam elementos da educação do campo, por meio dos temas geradores proporcionaram resultados satisfatórios. Ao empregar um método de estudo que integra a participação dos camponeses, ensino contextualizado e interdisciplinar, consegue-se combater injustiças, promover o empoderamento e o fortalecimento das identidades. Além disso, essa abordagem permite que as crianças façam escolhas conscientes sobre onde desejam viver, sentindo-se parte do processo e reconhecendo que o lugar onde habitam pode oferecer qualidade de vida e dignidade e assim, os estudantes passam a perceber que viver no campo pode ser não apenas viável, porém podendo ser economicamente vantajoso e socialmente gratificante. |
Abstract: | Many students see Mathematics as a difficult and abstract subject, with little applicability in their daily lives. Often, teachers teach classes where the content is focused only on explanations and expository classes, and thus, the student receives the content in a ready- made and finished form from their teacher, who does not always stimulate their reasoning. The object of study of this research is related to the search for understanding the relationship between school mathematical knowledge and the knowledge used in the daily lives of rural students, valuing cultural mathematical knowledge and bringing it closer to school knowledge. The main objective of this study was to analyze the teaching of mathematics in the early years of elementary school in a rural school in an area of MST settlement, in the municipality of Ponto Belo/ES. The methodology used in this research is qualitative in nature, with ethnographic and descriptive characteristics, and is divided into two stages: bibliographic research, carried out through books by renowned authors, reading and analysis of national and international scientific articles, course completion papers through consultations in electronic databases, Virtual Library in Education, including specialized electronic magazines that discuss the topic at hand and field research, using instruments such as: discussion circles, participant observation and document analysis, to continue the analysis of the data that served as a basis and were obtained by the rural school. The results attested that the interdisciplinary approach, especially with a focus on mathematics, is a powerful tool to awaken the appreciation of the countryside among learners. It was found that introducing discussions that involve elements of rural education, through the generating themes, provided satisfactory results. By employing a study method that integrates the participation of peasants, contextualized and interdisciplinary teaching, it is possible to combat injustices, promote empowerment and strengthen identities. In addition, this approach allows children to make conscious choices about where they want to live, feeling part of the process and recognizing that the place where they live can offer quality of life and dignity. Thus, students begin to realize that living in the countryside can be not only viable, but also economically advantageous and socially rewarding. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21113 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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